Anonim

Se você usa o Spotify regularmente, provavelmente já reparou que seu disco rígido está sendo preenchido, mesmo que você não tenha baixado nada de novo. Isso ocorre porque o Spotify armazena em cache os arquivos no seu computador para permitir que o aplicativo seja executado mais rapidamente. Embora isso seja muito conveniente, pode se tornar um problema se você estiver com pouco espaço em disco.

Consulte também o nosso artigo Como vincular o Spotify ao Amazon Echo

, você aprenderá mais sobre a memória cache, descobrirá como o Spotify a usa para melhorar seu serviço e descobrirá dicas para limpar o cache do Spotify no seu computador ou telefone.

O que é memória cache?

Links Rápidos

  • O que é memória cache?
  • Como o Spotify usa a memória do seu dispositivo?
  • Limpando o cache do Spotify
    • Limpar o Spotify Cache no Mac
    • Limpar o Spotify Cache no Windows
    • Limpar o Spotify Cache no iPhone
    • Limpar o Spotify Cache no Android
  • Libere mais espaço no seu dispositivo

Na computação, a memória cache representa a parte do espaço total de armazenamento usado pelo software (ou mesmo hardware) para armazenar determinados dados, a fim de acelerar o processo de extração de dados. Em outras palavras, a memória cache permite que o software recupere as informações solicitadas mais rapidamente, simplesmente armazenando e "lembrando" os dados enquanto você estiver usando o software.

Embora a memória cache ajude o software a funcionar de maneira mais suave, ela pode desacelerar significativamente seu computador, tablet ou dispositivo móvel depois de um tempo. Como você pode imaginar, ocorrem problemas quando a memória cache não é limpa.

Como o Spotify é um dos serviços de música digital mais populares da atualidade, seus usuários devem saber como limpar seu cache. Caso contrário, ele pode "comer" o armazenamento de seus dispositivos, deixando-os com espaço insuficiente para instalar um novo software.

Como o Spotify usa a memória do seu dispositivo?

O Spotify usa a memória disponível por dois motivos. O primeiro motivo é armazenar músicas temporárias, ou trechos de músicas para streaming, também conhecido como cache.

O segundo motivo é armazenar as músicas baixadas, caso você use o Spotify Premium e deseje ter sua biblioteca disponível para transmissão offline.

Obviamente, estamos interessados ​​no primeiro motivo, então vamos explicar um pouco mais.

Sempre que você transmitir uma música do Spotify, o software armazenará a faixa em algum lugar na memória do seu dispositivo. Ao fazer isso, o Spotify poderá reproduzir a mesma música diretamente da memória cache, em vez de conectá-la e transmiti-la a partir do servidor.

Isso significa que quanto mais você usa o Spotify, menos memória o seu dispositivo terá. É por isso que é necessário limpar a memória cache do seu dispositivo de vez em quando.

A seção a seguir mostra como.

Limpando o cache do Spotify

Como o Spotify está disponível para quase todos os sistemas operacionais, as etapas para limpar o cache do Spotify dependem do sistema operacional em que o dispositivo está sendo executado.

Limpar o Spotify Cache no Mac

Se o seu dispositivo estiver executando o MacOS, você precisará executar as seguintes etapas para excluir o cache do Spotify:

  1. Vá para Usuários e selecione seu nome de usuário.
  2. Selecione a pasta Biblioteca.
  3. Procure a pasta Cache e abra-a.
  4. Procure por "com.spotify.client".

  5. Exclua a pasta localizada dentro de “com.spotify.client”.

Caso você também deseje limpar o cache de arquivos offline, siga estas etapas:

  1. Vá para a biblioteca.
  2. Selecione Suporte a aplicativos.
  3. Clique no Spotify.
  4. Exclua o arquivo "watch-sources.bnk".

Limpar o Spotify Cache no Windows

Os usuários do Windows podem obter o Spotify no site oficial do streamer ou na loja do Windows. O processo de exclusão do cache dependerá de onde você baixou sua versão do Spotify.

Se você baixou o Spotify do site oficial, faça o seguinte:

  1. Vá para o seu disco local (geralmente rotulado como C).
  2. Selecione Usuários.
  3. Selecione sua pasta de nome de usuário.
  4. Clique em AppData e escolha Local.

  5. Na pasta Local, clique em Spotify.
  6. Exclua a pasta de armazenamento.

Se você adquiriu o aplicativo na loja do Windows, veja o que fazer:

  1. Digite "appdata" na barra de pesquisa do seu computador.
  2. Selecione AppData nos resultados.
  3. Clique em Pacotes.
  4. Selecione SpotifyAB.SpotifyMusic_zpdnekdrzrea0.
  5. Abra o LocalCache e entre na pasta Spotify.
  6. Dados abertos.
  7. Exclua todos os arquivos e pastas encontrados na pasta Dados.

Limpar o Spotify Cache no iPhone

Para limpar o cache do Spotify do seu iPhone, você precisará reinstalar o aplicativo Spotify, pois ainda não existem soluções oficiais.

Simplesmente exclua seu aplicativo Spotify e faça o download novamente. Depois de concluir a instalação, ele produzirá menos caches de aplicativos.

Limpar o Spotify Cache no Android

Se você é um usuário do Android, faça o seguinte para limpar o cache do aplicativo Spotify:

  1. Toque em Sua biblioteca (localizada no menu na parte inferior da tela).
  2. Toque em Configurações.
  3. Selecione outro.
  4. Toque em Excluir cache e dados salvos.
  5. Finalize o processo clicando em OK.

Libere mais espaço no seu dispositivo

Independentemente do dispositivo que você estiver usando, garantir que sempre haja espaço de armazenamento suficiente é crucial se você deseja que o dispositivo funcione corretamente.

Como todos os softwares que você executa no seu dispositivo, o Spotify conta com a memória para oferecer um serviço ideal sem ocupar muito da sua largura de banda. Esteja você procurando liberar espaço de armazenamento ou excluir músicas que você baixou para ouvir offline, você pode fazer isso limpando o cache do Spotify.

Como limpar o cache do spotify