O Google Chrome e todos os outros navegadores têm um cache que armazena dados do site. Os dados são salvos para que as páginas do site possam ser carregadas mais rapidamente. No entanto, muitos dados em cache também podem ocupar um pouco de armazenamento em disco. Portanto, apagar o cache pode ser uma boa maneira de liberar espaço em disco. Além disso, um amplo acúmulo de dados de cache desatualizados também pode potencialmente diminuir a velocidade do navegador. É assim que você pode excluir o cache no Chrome.
Consulte também o nosso artigo Como espelhar seu iPhone usando o Chromecast
Primeiro, clique no botão Personalizar o Google Chrome no canto superior direito do navegador. Em seguida, clique em Configurações no menu. Clique em + Mostrar configurações avançadas na parte inferior da página Configurações e pressione o botão Limpar dados de navegação para abrir a janela mostrada abaixo.
Esta janela mostra um resumo dos dados do cache. Inclui histórico da página, cookies, imagens e arquivos em cache, dados de formulário de preenchimento automático e muito mais. Imagens e arquivos em cache ocupam mais espaço em disco, e isso totalizou 488 megabytes no meu cache. Assim, você pode economizar bastante espaço de armazenamento excluindo apenas as imagens e os arquivos em cache.
Agora limpe o cache selecionando algumas ou todas as caixas de seleção nessa janela. Clique no menu suspenso na parte superior para selecionar um período para o qual excluir os dados em cache. Pode ser a última semana, mês ou todo o cache.
Em seguida, clique no botão Limpar dados de navegação nessa janela. Isso limpará o cache conforme configurado pelas suas seleções de caixa de seleção. Observe que não há opção de desfazer que restaure os dados do cache.
É assim que você pode limpar o cache do Google Chrome. Outros navegadores, como Firefox e Opera, também têm opções semelhantes para apagar caches. Você também pode excluir os caches do navegador com o pacote de software CCleaner.