Nos últimos anos, os principais telefones ficaram muito bons. Telefones Android de última geração, como Google Pixel 3, HTC U11 e Moto Z2 Force, ofereceram aos usuários experiências rápidas, ótimas câmeras, telas com densidade de pixels e até recursos avançados como impermeabilização e muito mais. Infelizmente, com esses telefones premium, os preços são altos. Nem todo mundo quer - ou precisa - gastar mais de US $ 700 em um dispositivo como o Galaxy S9 ou LG V30, ou mesmo US $ 500 em um ótimo telefone Android de gama média, como o OnePlus 6T ou o Pixel 3A XL. Esses são ótimos telefones, sem dúvida, mas para muitos consumidores, eles são muito caros para o que você deseja ou precisa em um telefone. Não há motivo para pagar a mais por design, telas de alta resolução ou processadores de última geração, se tudo o que você procura é um telefone para passar o dia com uma bateria cheia, ler e-mails e ler notícias, texto e local algumas ligações e tire algumas fotos.
O Samsung Galaxy J7 é um desses telefones, se você tem o modelo mais antigo ou a versão mais recente de 2018. Com um processador rápido, uma tela AMOLED nítida, perfeita para assistir filmes ou ler em qualquer lugar, e a duração da bateria é fácil de ver por que o Galaxy J7 é um dispositivo econômico tão popular entre nossos leitores. Infelizmente, todos os smartphones desenvolvem problemas com horas extras, e isso inclui seu novo Galaxy J7. Na maioria das vezes, o problema não está no telefone, mas em alguns softwares. Pode ser o sistema operacional do telefone ou, mais comumente, um problema com os aplicativos que foram instalados no seu dispositivo. Uma maneira simples e eficaz de lidar com conflitos de software como esse é redefinir o cache do telefone. Vamos dar uma olhada no que é cache e como limpá-lo.
O que é cache?
O cache é um tipo de memória no telefone em que o sistema operacional e os aplicativos armazenam as informações que eles usam para realizar seus trabalhos. O Samsung Galaxy J7 possui dois tipos diferentes de cache. O primeiro é o cache do aplicativo e o outro é o cache do sistema. Todos os aplicativos do Galaxy J7 têm seu próprio cache. Esse cache permite que os dados temporários sejam armazenados para uma melhor ajuda ao alternar entre aplicativos. O cache do sistema no Galaxy J7 faz a mesma coisa, mas para o software Android, em vez de cada aplicativo individual. Quando há problemas com os aplicativos travando ou congelando, geralmente são causados por informações conflitantes nos arquivos de cache e, portanto, limpá-los pode dar um novo começo e fazer com que tudo funcione novamente.
Limpando o cache do aplicativo
Para problemas que estão apenas acontecendo em um aplicativo específico, é melhor primeiro tentar limpar o cache do aplicativo. Você pode limpar o cache do aplicativo seguindo estas instruções:
- Ligue o seu Samsung Galaxy J7
- Vá para a tela inicial e selecione o ícone do aplicativo.
- Em seguida, selecione o ícone de configurações.
- Procure o Application Manager.
- Exiba todas as guias passando para a direita ou esquerda.
- Selecione o aplicativo que você deseja excluir o cache.
- Forçar a parada do aplicativo.
- Agora limpe o cache.
- Selecione Limpar na opção Cache
- Selecione OK no menu de opções.
- Reinicie seu telefone.
Se você deseja limpar o cache do aplicativo para todos os aplicativos:
- Configurações> Armazenamento
- Selecione Dados em cache para limpar todos os caches de aplicativos simultaneamente.
- Reinicie seu telefone.
Não selecione Limpar dados, a menos que queira perder todas as informações que o aplicativo armazena, como seu nome de usuário, senhas, progresso do jogo, preferências, configurações e qualquer outra coisa dessa natureza.
O que fazer ao limpar o cache do aplicativo não ajuda
Se você limpou o cache dos aplicativos individuais, mas ainda está tendo problemas com o Galaxy J7, a próxima etapa é desinstalar o aplicativo problemático e reiniciar o dispositivo. Se a reinicialização do dispositivo não ajudar, é recomendável executar uma limpeza do cache do sistema, também conhecida como limpar a partição de cache no Galaxy J7.
Limpar sua partição de cache
Em suma, este é um procedimento bastante técnico. Se você nunca limpou a partição de cache do seu telefone, continue com cuidado e siga este guia atentamente. Limpar a partição de cache do seu J7 não limpará nenhum dado ou aplicativo do usuário do seu dispositivo. Em vez disso, sua partição de cache mantém todos os dados temporários salvos pelos aplicativos e software do telefone, permitindo que o telefone carregue os dados do aplicativo mais rapidamente. Infelizmente, essas informações às vezes podem levar a problemas ou problemas no seu telefone, se algo der errado com seu cache. A limpeza da partição de cache deve corrigir pequenos problemas com a usabilidade ou a conexão do seu dispositivo.
Comece desligando completamente o telefone. Quando o dispositivo estiver desligado, pressione e mantenha pressionada a tecla Início, a tecla Liga / Desliga e a tecla Aumentar volume. Quando as palavras "Inicialização de recuperação" aparecerem na parte superior da tela, você poderá soltar esses botões. Uma tela azul indicando “Instalando a atualização do sistema” por até trinta segundos; a tela alertará você que a atualização do sistema falhou. Isso é normal, então não se estresse. Deixe o telefone descansar por mais alguns segundos e o visor mudará para um fundo preto com texto amarelo, azul e branco. Na parte superior da tela, as palavras "Recuperação do Android" serão exibidas; você inicializou com sucesso no modo de recuperação no Android. Usando as teclas de volume para mover o seletor para cima e para baixo, mova para baixo até “Limpar partição de cache” no menu.
Na imagem acima (exibida em um Galaxy S7), está abaixo da linha azul destacada - não selecione essa opção a menos que queira limpar todo o telefone. Depois de destacar “Limpar partição de cache”, pressione a tecla Liga / Desliga para selecionar a opção e use as teclas Volume para destacar “Sim” e a tecla Liga / Desliga novamente para confirmar. Seu telefone começará a limpar a partição de cache, o que levará alguns instantes. Segure firme enquanto o processo continua. Quando terminar, selecione “Reiniciar o dispositivo agora” se ainda não estiver selecionado e pressione a tecla Liga / Desliga para confirmar. Depois que o telefone reiniciar, verifique seu dispositivo para ver se você restabeleceu uma conexão com sua rede móvel. Caso contrário, é hora de seguir para o passo final mais drástico.
FÁBRICA REINICIE SEU TELEFONE
Como na maioria dos problemas, a etapa final para consertar o dispositivo geralmente envolve uma redefinição completa dos dados de fábrica do telefone. Embora este não seja um processo divertido, é também um método comum para corrigir problemas baseados em software com o Galaxy J7.
Antes de redefinir completamente o dispositivo, no entanto, convém fazer backup do telefone na nuvem, usando um serviço de backup de sua escolha. Algumas recomendações: o Samsung Cloud e o Google Drive funcionam melhor com o seu dispositivo, mas se você estiver interessado em usar algo como o Verizon Cloud, isso também funcionará. Você também pode usar aplicativos como Backup e restauração de SMS e Google Fotos para fazer backup de suas mensagens SMS, registro de chamadas e fotos na nuvem. Você também pode transferir arquivos ou informações importantes para um cartão SD instalado no seu dispositivo; redefinições de fábrica não limpe seus cartões SD, a menos que você verifique uma configuração específica.
Depois de fazer o backup dos arquivos, abra o menu de configurações e selecione "Backup e redefinição", encontrado na categoria "Pessoal" no menu de configurações padrão e em "Gerenciamento geral" no layout simplificado. Dessa vez, selecione a terceira opção de redefinição, “Redefinição de fábrica”. Isso abrirá um menu que mostra todas as contas em que você entrou no telefone, juntamente com um aviso de que tudo no seu dispositivo será apagado. Como mencionado acima, seu cartão SD não será redefinido, a menos que você escolha a opção "Formatar cartão SD" na parte inferior do menu; se você deseja fazer isso é com você, mas não é necessário para esse processo. Antes de selecionar “Redefinir telefone” na parte inferior deste menu, verifique se o telefone está conectado ou totalmente carregado. Uma redefinição de fábrica pode usar uma grande quantidade de energia e pode levar mais de meia hora, para que você não queira que o telefone morra durante o processo.
Depois de confirmar que o dispositivo está sendo carregado ou carregado, selecione "Redefinir telefone" na parte inferior do seu scree e digite seu PIN ou senha para verificação de segurança. Depois disso, seu telefone começará a redefinir. Deixe o dispositivo descansar e concluir o processo; não mexa com o seu J7 durante esse período. Quando a redefinição estiver concluída - o que, novamente, pode demorar trinta minutos ou mais -, você será inicializado na tela de configuração do Android. Se a redefinição de fábrica tiver restaurado uma conexão entre o telefone e a operadora, você verá uma conexão de dados na barra de status na parte superior do visor.
***
Os smartphones são ótimas ferramentas no dia a dia, mas quando começam a funcionar, pode ser bastante frustrante. Desde a limpeza do cache do aplicativo para ajudar a corrigir um aplicativo com mau comportamento, a limpeza de todo o cache do telefone, até uma redefinição total de fábrica, existem várias maneiras de corrigir o dispositivo. Para obter mais conselhos técnicos, mantenha-o bloqueado no TechJunkie.com!