Anonim

Como o Windows 7 com Vista, o Windows 10 foi um esforço em nome da Microsoft para melhorar os erros e críticas que acompanham o Windows 8, com pequenas atualizações semestrais e patches de segurança obrigatórios para manter os computadores seguros durante o uso diário. Não é exagero dizer que o Windows 10 é o melhor sistema operacional que a Microsoft já lançou, mas isso não significa que não há espaço para melhorias. Como qualquer outro sistema operacional, o Windows 10 tem seu quinhão de problemas e reclamações, e alguns usuários antigos do Windows podem se ofender com certas alterações feitas ao enviar as atualizações mais recentes.

Um dos recursos renovados no Windows 10 é a visualização "Acesso rápido" no Gerenciador de arquivos. O Acesso Rápido substituiu a exibição "Favoritos" do Windows 8.1 e visa mesclar os locais favoritos definidos pelo usuário - desktop, downloads e documentos - por uma lista gerada automaticamente de arquivos e pastas acessados ​​com mais frequência e mais recentemente.

Alguns usuários podem achar que o Acesso Rápido no Windows 10 é útil, pois tem o potencial de manter as informações mais importantes de um usuário facilmente acessíveis em um único local, mas aqueles que preferem gerenciar manualmente seus dados provavelmente acharão o Acesso Rápido mais irritante do que útil . Embora o Acesso Rápido não possa ser desativado completamente no Windows 10, ele pode ser domado até o ponto em que opera de maneira semelhante aos Favoritos do Explorador de Arquivos do Windows 8.1. Veja como limpar e restringir o Acesso Rápido no Windows 10. As configurações de Acesso Rápido do Windows 10 são encontradas na interface Opções de Pastas do File Explorer Para chegar lá, abra uma janela do Explorador de Arquivos e navegue até a guia Exibir na parte superior. Uma vez na guia Exibir, localize e clique no botão Opções, que por padrão está localizado no lado direito da barra de ferramentas do Explorador de Arquivos. Isso iniciará a janela Opções de Pasta.

Na janela Opções de pasta, verifique se você está na guia Geral e localize a seção "Privacidade" na parte inferior da janela. Essas opções controlam como o Acesso Rápido preenche e exibe seus dados.

Se o Acesso Rápido bagunçou sua interface com arquivos e pastas que você acha que não são relevantes ou úteis, a primeira etapa que você deseja executar é limpar tudo do Acesso Rápido e basicamente começar de novo. Você pode fazer isso clicando no botão Limpar e verá instantaneamente todos os seus dados desaparecendo da interface de Acesso rápido no Gerenciador de arquivos.

Se você preferir ser mais cirúrgico na sua maneira de domesticar o Acesso Rápido, sempre poderá remover manualmente qualquer arquivo ou pasta clicando com o botão direito do mouse e selecionando Remover do Acesso Rápido .

Se o Acesso Rápido tiver a liberdade de fixar um arquivo ou uma pasta para você e você desejar removê-lo, o processo será semelhante, exceto que desta vez você clicará com o botão direito do mouse no item e selecionará Soltar do Acesso Rápido .

Essas etapas ajudarão você a limpar os arquivos e pastas que o Acesso Rápido reuniu até agora, mas se você parar agora, o Acesso Rápido simplesmente começará a coletar dados acessados ​​recentemente e com frequência novamente. Para interromper esse processo e impedir que o Acesso Rápido se preencha automaticamente com seus dados, você também precisará desmarcar uma ou as duas caixas de seleção na seção Privacidade das Opções de Pasta do Explorador de Arquivos.

As duas opções - Mostrar arquivos usados ​​recentemente no Acesso Rápido e Mostrar pastas usadas com freqüência no Acesso Rápido - se comportam como seus nomes indicam e impedirão o Acesso Rápido de preencher ainda mais sua interface com novos arquivos ou pastas a partir de agora. Se você deseja limitar completamente o Acesso rápido, marque as duas caixas. Se, no entanto, você gosta da ideia de que o Windows rastreie automaticamente as pastas mais usadas, mas não os arquivos recentes - ou vice-versa -, marque apenas uma das caixas, conforme apropriado.

Indo além, você pode evitar o Acesso Rápido completamente, alterando a exibição padrão ao abrir uma nova janela do Explorador de Arquivos. Discutimos essa dica no passado, mas, brevemente, altere simplesmente a opção “Open File Explorer to:” na parte superior da janela Opções de pasta de Acesso rápido a este PC . Depois de fazer sua escolha sobre como o Acesso Rápido opera, clique em Aplicar e, em seguida, em OK para salvar suas alterações e fechar a janela.
Só porque você domesticou o Acesso Rápido no Windows 10 não significa que é completamente inútil. Você ainda pode fixar manualmente os locais das suas pastas favoritas na barra lateral Acesso Rápido para facilitar o acesso.

Para fazer isso, basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer arquivo ou pasta no File Explorer e selecionar Fixar no acesso rápido . A pasta será imediatamente adicionada à seção Acesso Rápido da barra lateral do Explorador de Arquivos, onde você pode organizá-la entre os outros locais de Acesso Rápido fixados manualmente, arrastando e soltando-os na ordem desejada.

Uma observação final: para quem é novo no Windows, é importante ressaltar que a manipulação de arquivos e pastas no Acesso Rápido não altera ou altera os arquivos ou pastas originais de forma alguma. O Acesso Rápido (junto com Favoritos e Bibliotecas nas versões anteriores do Windows) atua apenas como um ponteiro para os arquivos originais no seu PC, e a remoção de um arquivo ou pasta do Acesso Rápido não remove ou exclui o original.

Como limpar e domar o acesso rápido no Windows 10