RAM é a memória dentro do seu computador, tablet ou smartphone. É um dos componentes cruciais de qualquer dispositivo de computação. Problemas com a memória de um computador podem se manifestar em praticamente qualquer parte da máquina; problemas de memória podem causar falhas, erros, falha no programa e vários outros sintomas. Parte da solução de problemas do computador está descartando problemas de memória. No Windows 10, existe uma poderosa ferramenta interna que permite diagnosticar qualquer problema de memória. Essa ferramenta é chamada de diagnóstico de memória do Windows. Vou mostrar como usar o WMD para verificar se sua RAM está funcionando corretamente. (Você também pode ler nosso artigo sobre solução de problemas de falha de memória.)
Consulte também o nosso artigo O que a RAM faz e quanto você precisa?
O que é RAM e o que faz?
RAM é a abreviação de Memória de acesso aleatório. A RAM é volátil, o que significa que, quando a energia é desligada, tudo o que está armazenado na RAM desaparece. RAM é extremamente rápida; um pedaço típico de RAM DDR4 usado em um PC moderno pode executar cerca de 2.400.000.000 transferências por segundo, movendo 64 bits de memória em cada transferência. RAM é o armazenamento de velocidade mais alta que seu computador usa. Em comparação, uma unidade de estado sólido (uma unidade de disco rígido que usa uma forma muito menos volátil de memória chamada memória flash) é uma ou duas ordens de magnitude mais lenta, enquanto as unidades de disco rígido convencionais (que armazenam dados em um disco físico e são relativamente permanente) são outras duas ordens de magnitude mais lentas. Falando de um modo geral, a RAM do seu computador é entre 1000 e 10.000 vezes mais rápida na movimentação de dados do que no disco rígido.
Então, por que tudo não é feito apenas de RAM? Duas razões: custo e persistência. Como observado, a RAM é volátil. Quando a energia acaba, os dados retidos na RAM também desaparecem. As unidades flash são relativamente permanentes, mas uma unidade de estado sólido flash (SSD) deixada desligada por alguns anos começará a perder dados. Os discos rígidos, por outro lado, manterão seus dados por anos e anos, basicamente até a mídia física falhar, mesmo que nunca sejam ligados. A outra razão é, obviamente, o custo; A RAM é significativamente mais cara que a memória flash, que por sua vez é mais cara que o espaço no disco rígido. Por esse motivo, discos rígidos e SSDs são usados para armazenamento de longo prazo, enquanto a RAM muito mais rápida é usada como memória de trabalho do computador quando ele está processando coisas ativamente. (Deseja mais informações sobre SSDs? Confira nosso tutorial sobre os vários tipos de memória flash. Também temos um tutorial geral sobre os diferentes tipos de memória do computador.)
Como isso se reúne na operação real?
Digamos que você queira verificar seu email no seu computador com Windows 10. Então você clica duas vezes no ícone do seu programa cliente de email e ele é carregado. O que está acontecendo quando você faz isso? Bem, o programa cliente foi armazenado no seu disco rígido ou no seu SSD. Um clique duplo indica ao Windows para copiar o programa na sua RAM e começar a executá-lo. Ao executar na RAM, o programa opera centenas ou milhares de vezes mais rápido do que faria se estivesse executando no local de armazenamento. Quando você clica no botão "verificar e-mail" no seu cliente, o e-mail recebido primeiro vai para a RAM e, em seguida, é gravado no disco rígido ou no SSD para que ele ainda esteja lá na próxima vez em que você olhar para ele.
Usar uma memória como essa acelera o tempo de resposta do seu computador e permite copiar, colar, editar e fazer o que for necessário em um programa rapidamente. Quaisquer alterações permanentes salvas serão gravadas no disco.
O que pode dar errado com a RAM?
A RAM pode ter vários problemas diferentes e nem sempre são fáceis de diagnosticar. Uma corrente elétrica perdida pode causar um curto-circuito que danifica um chip de RAM; isso é algo que normalmente acontece quando o chip de RAM está fora de uma máquina e é a principal razão pela qual a RAM deve ser armazenada e movida em sacos à prova de estática. Um erro mais comum em uma máquina que funciona é que a RAM depende de uma coordenação muito próxima dos tempos. Se um chip é classificado para executar em 2400 MHz enquanto outro é classificado para 2666 MHz e o computador tenta executá-los em 2666 MHz, o chip mais lento gera erros porque não consegue acompanhar o ritmo. Esses problemas podem ser diagnosticados com o software, no entanto. (Leia este tutorial para obter mais informações sobre o diagnóstico de problemas de memória do computador.)
Como ver se sua RAM está funcionando corretamente
Se você usa o Windows, pode usar a ferramenta Windows Memory Diagnostic. Ele está embutido no Windows e faz um trabalho confiável de testar sua memória e avaliar se está com defeito ou não.
Para abrir a ferramenta de diagnóstico de memória do Windows:
- Digite 'Windows Memory Diagnostic' na caixa Pesquisa do Windows.
- Selecione Windows Memory Diagnostic quando aparecer no pop-up.
- Selecione para reiniciar imediatamente para executar o teste ou para a próxima vez que você inicializar o computador.
Quando você reinicia o computador, ele começa com uma tela azul como na imagem principal. O teste de memória padrão padrão deve ser bom para a maioria dos usos. Apenas deixe o teste prosseguir até terminar. Pode demorar um pouco, dependendo da velocidade do seu computador e da quantidade de RAM que você possui. Você pode pressionar F1 e selecionar Teste estendido para fazer um teste mais abrangente, mas faça-o antes de dormir ou trabalhar e deixe em execução enquanto leva um tempo!
Depois de concluída, a ferramenta Diagnóstico de Memória do Windows mostrará os resultados do teste. Se ele detectou algum erro, ele escreverá um Evento do Windows para ele, para que você possa visualizar os resultados quando quiser. (Procure nos logs do Windows em Sistema; o relatório terá um ID de evento 1101 ou 1102 para facilitar a localização. Você também pode procurar por 'MemoryDiagnostics', se preferir.)
Se você tiver sorte, verá 'O diagnóstico de memória do Windows testou a memória do computador e não detectou erros'. Isso significa que ele acha que sua RAM está funcionando bem. Caso contrário, a ferramenta informará quais erros foram encontrados e em que cartão de memória. Você deve então remover o stick em questão e substituí-lo por um novo e executar novamente o teste.
Existem outras ferramentas de teste disponíveis para problemas de memória. Uma excelente ferramenta é chamada MemTest86. Este é um programa freeware que você precisará salvar em uma unidade USB e inicializar a partir. É um dos testadores de memória mais completos do mercado e eu o usei extensivamente. Se houver algo errado com a sua RAM, esta ferramenta encontrará.
Temos outros tutoriais sobre diagnóstico e solução de problemas no Windows 10. Confira nosso tutorial sobre proteção contra malware no Windows 10.
Você tem sugestões ou dicas para testar a memória no Windows 10? Compartilhe suas idéias conosco na seção de comentários abaixo!