Antes, ter uma rede para administrar era um trabalho para especialistas em grandes empresas. Então, a rede tornou-se cada vez mais popular e até as pequenas empresas tinham sua própria rede, geralmente uma com fio usando o cabo Ethernet CAT5.
Consulte também o nosso artigo Qual é o melhor serviço de VPN?
Hoje em dia, as redes sem fio (WiFi) tornaram-se tão baratas e fáceis de configurar que a maioria das pequenas empresas e muitas residências possui uma configuração de rede local (LAN) usando WiFi.
Algumas pessoas têm uma rede WiFi sem fio ou serviço de Internet DSL, enquanto outras executam o WiFi usando o smartphone como ponto de acesso.
Independentemente de como ele esteja conectado à Internet, muitas pessoas têm redes WiFi agora, mas a maioria de nós não foi treinada em segurança de rede. Isso significa que sua rede WiFi pode estar vulnerável a hackers mal-intencionados ou àqueles que simplesmente desejam usar seu acesso à Internet de banda larga gratuitamente.
O acesso à Internet é relativamente barato, mas algumas pessoas apenas o desejam de graça, enquanto outras têm propósitos mais nefastos em mente.
Existem alguns sinais de aviso que podem indicar que alguém está tirando vantagem da sua rede sem a sua permissão. Um sinal comum é que sua rede WiFi parece estar mais lenta que o normal.
Toda conexão com a Internet ocupa uma largura de banda e, se alguém estiver baixando torrents ou jogando jogos online na sua rede sem a sua permissão, seu tráfego diminuirá um pouco.
Outro sinal revelador é o recebimento de uma carta de violação de direitos autorais do seu provedor dizendo que você foi pego baixando material protegido por direitos autorais quando sabe que não fez nada disso. Qualquer um desses pode ser um sinal de que sua rede sem fio foi comprometida.
Saber quem está usando seu WiFi e quando é crucial para manter sua rede segura. Este tutorial mostrará como você pode verificar se alguém está usando seu Wi-Fi, como iniciá-lo e como impedi-lo e qualquer outra pessoa de acessar seu Wi-Fi novamente.
Verifique quem está usando sua rede WiFi
Existem várias maneiras de detectar se alguém está ou não usando sua rede sem fio. Uma maneira de baixa tecnologia é desligar todos os seus computadores, smartphones e tablets para que nenhum dos seus dispositivos esteja ligado. Em seguida, verifique as luzes de atividade no roteador sem fio (geralmente chamado de modem sem fio, se você estiver conectado à Internet por cabo ou DSL de banda larga). Se ainda houver atividade regular no roteador, mesmo que nenhum dos usuários autorizados esteja ligado, isso é sinal de que alguém está usando o seu WiFi sem a sua permissão.
O próximo passo é usar um navegador da Web para fazer login na página de acesso do roteador sem fio. Quase todos os roteadores domésticos têm uma página de acesso on-line que você pode acessar de qualquer computador vinculado ao roteador. O URL para digitar na janela do navegador varia de roteador para roteador, mas é quase sempre um endereço IP.
Você pode encontrar a URL exata, verificando a documentação do roteador, procurando no próprio roteador para ver se o endereço está impresso na etiqueta ou usando os endereços padrão: um grande número de roteadores usa http://192.168.0.1 ou http : //192.168.1.1.
Se você usa o Xfinity (Comcast) para acessar a Internet, o URL padrão para acessar o seu roteador / modem pode ser http://10.0.0.1/.
Você pode simplesmente digitar o número (por exemplo, “192.168.0.1”) na barra de endereços do seu navegador e pressionar Enter, levando você à interface administrativa do seu roteador. Você pode encontrar informações sobre roteadores Netgear aqui, roteadores Belkin aqui e informações sobre roteadores Asus aqui.
Você precisará saber a senha de administrador para o seu roteador efetuar o login. Você deveria ter registrado essa senha quando configurou o roteador, ou deveria ter sido definida pelo técnico de instalação para você se alguém mais fizesse sua configuração de rede .
O nome de usuário padrão mais comum é admin
e a senha padrão mais comum também é admin
. Outras senhas padrão muito comuns são '1234' e apenas a palavra 'senha'.
Se você usa um roteador / modem fornecido com o serviço Comcast / Xfinity e não alterou a senha do original, o nome de usuário padrão pode ser admin
e a senha padrão pode ser apenas uma password.
Depois de fazer o logon, você pode procurar na lista de administração do seu roteador a lista de dispositivos conectados. Em um roteador Netgear, isso geralmente é listado em Manutenção-> Dispositivos conectados. Em um roteador Linksys, ele é listado em Mapa de Rede.
Outros roteadores terão sua própria estrutura organizacional para essas informações, mas todo roteador deve fornecê-las. Uma vez na lista, você pode identificar todos os dispositivos listados por seu endereço MAC.
Aqui está um artigo do TechJunkie que oferece uma explicação rápida sobre o que são os endereços MAC. Por enquanto, tudo o que você precisa saber é que cada dispositivo tem seu próprio número exclusivo usado para identificá-lo na Rede de Área Local, que é a sua rede Wi-Fi nesse caso.
Você pode encontrar o endereço MAC de todos os seus computadores, compará-los com a lista e verificar se há algum dispositivo na lista que você não reconheça como pertencente a um usuário de rede autorizado.
Se você tiver problemas para identificar todos os dispositivos listados, desligue-os ou atualize o mapa. É um processo de eliminação. Não se esqueça de incluir TVs inteligentes e outros dispositivos conectados que você possa ter, como players Roku ou Amazon Echos.
Se toda essa bagunça nas páginas de gerenciamento de endereços e roteadores MAC estiver um pouco fora da sua zona de conforto técnico, não se preocupe. Existem algumas excelentes ferramentas de terceiros que farão o trabalho por você ou pelo menos ajudarão.
Verificador de roteador F-Secure
Uma dessas ferramentas é o F-Secure Router Checker.
Basta navegar até o site, selecionar o botão azul “Check Your Router” e deixar o site fazer seu trabalho. Ele avaliará quaisquer vulnerabilidades no seu roteador e alertará você sobre elas.
O Inspetor WiFi
Outra rota é fazer o download do WiFi Inspector, um aplicativo do Google Play que verifica sua rede Wi-Fi e informa quais dispositivos estão sendo usados. É uma boa maneira de identificar dispositivos acessando sua rede.
Proteja sua rede Wi-Fi contra intrusos
E se você identificar alguém usando sua rede Wi-Fi sem a sua permissão? É hora de removê-los e impedir que isso aconteça novamente.
Eu uso um roteador inteligente Linksys, então minhas instruções descrevem isso. Seu roteador pode diferir um pouco e usar terminologia diferente. Basta adaptar as seguintes instruções ao seu modelo específico.
- Entre no seu roteador e acesse a interface de administração.
- Selecione a parte Sem fio da interface ou localize a rede Convidado.
- Desligue a rede Convidado, a menos que você a utilize especificamente.
- Desligue a conexão sem fio. Em um roteador Linksys, isso é uma alternância. Isso fará com que todos saiam do seu WiFi.
- Selecione WPA2 como o modo de segurança sem fio, se ainda não estiver selecionado.
- Altere a senha de acesso sem fio e salve as alterações.
- Ative o wireless novamente.
- Altere a senha em todos os dispositivos que se conectam ao WiFi.
A desativação da conexão sem fio iniciará todos os usuários naquele momento. Portanto, convém alertar os usuários autorizados para evitar interrupções. Uma vez desativado, certifique-se de usar o WPA2, pois atualmente é a criptografia mais segura existente.
Se o seu roteador não suporta WPA2, você deve atualizar - já existe há algum tempo e é o padrão de fato para a segurança sem fio. Para saber mais sobre como escolher o roteador certo, consulte este artigo da TechJunkie sobre como comprar o roteador certo para suas necessidades.
Altere a senha para algo tão difícil quanto possível e ainda consiga se lembrar dela. Misture maiúsculas e minúsculas, letras e números. Se o seu roteador permitir, use um ou dois caracteres especiais para uma boa medida.
Etapas extras que você pode executar incluem desativar a configuração protegida por WiFi e atualizar o firmware do roteador. Deve haver uma configuração na parte sem fio do seu roteador que desative o WPS. Essa é uma vulnerabilidade conhecida em propriedades compartilhadas, dormitórios ou outros lugares onde você não controla quem entra e sai. Desative-o para impedir que as pessoas possam se autenticar na sua rede se elas tiverem acesso físico ao hardware do roteador.
A atualização do firmware do roteador permite que seu roteador se beneficie de quaisquer patches ou correções de segurança. A recente vulnerabilidade do KRACK é um exemplo disso. Ele encontrou uma fraqueza no WPA2 que foi rapidamente corrigida. Somente uma atualização de firmware do roteador pode protegê-lo totalmente; portanto, permita atualizações automáticas no roteador, se possível; caso contrário, verifique regularmente se há atualizações.
Esses são os princípios básicos de como verificar se alguém está usando seu WiFi e como impedi-lo de fazê-lo novamente. Você conhece outras maneiras de atingir esse objetivo? Em caso afirmativo, compartilhe-os conosco nos comentários abaixo!