Anonim

Consulte também o nosso artigo Como postar no Instagram a partir do seu PC

Toda vez que uma nova tecnologia é desenvolvida, um dos primeiros grupos de pessoas a adotá-la é o criminoso. Ladrões de banco usam carros de fuga, vigaristas usam telegramas falsos para estabelecer sua boa-fé e, provavelmente em algum lugar no fundo da antiguidade, algum comerciante inescrupuloso usou o desenvolvimento da linguagem escrita como uma maneira de falsificar suas contas e enganar seus clientes. A Internet e suas tecnologias de suporte não são imunes a esse fenômeno. À medida que mais e mais vidas passam online, graças a aplicativos e plataformas como Facebook e Instagram, o crime segue o mesmo caminho. Cada vez mais, os ladrões têm menos chances de abordá-lo em um beco escuro e gastam seu dinheiro, além de roubar sua identidade on-line ou comprometer suas informações pessoais para que possam usar seu crédito. As contas de mídia social tornaram-se o principal alvo de uma enorme variedade de criminosos online. Os hackers tentam roubar nossa identificação pessoal para que possam fingir ser nós e comprar coisas em nosso nome, enquanto os golpistas usam a engenharia social para nos enganar com dinheiro ou mercadorias.

Dezenas de milhões de pessoas já foram vítimas de crimes online. Os usuários tiveram suas informações roubadas de sites, incluindo sua identificação pessoal e suas informações de crédito. Sites tão variados como Google Plus, Facebook, Equifax e Yahoo foram vítimas de violações de dados que afetam milhões ou até bilhões de contas. O crime cibernético individual é ainda mais prevalente. Os totais oficiais colocam a perda anual de crimes cibernéticos em bilhões de dólares; Somente os pagamentos de ransomware são de um bilhão de dólares por ano.

Pode parecer que um site como o Instagram esteja relativamente seguro contra esses medos, já que é apenas um lugar para as pessoas postarem fotos, certo? Infelizmente, isso não é verdade. A invasão de sites de mídia social é uma das principais ações dos criminosos criminosos, porque as contas de mídia social (mesmo que não tenham nada que valha a pena roubar por si mesmas) são uma porta de entrada para toda a vida eletrônica de uma pessoa. Nossas informações são onipresentes on-line e o controle das mídias sociais de alguém coloca um crime um passo importante para ter o controle dos ativos de alguém. O Instagram tem sido o principal alvo de bandidos e ladrões; a empresa pertence ao Facebook e foi hackeada no passado, mais recentemente em 2017, quando até seis milhões de contas, incluindo a de Selena Gomez, a conta mais seguida na plataforma, foram comprometidas.

Com os usuários constantemente sendo direcionados por hackers, golpistas e outros usuários que desejam apenas tirar suas informações, é importante observar que é totalmente possível recuperar sua conta daqueles que querem causar danos a você. Mas como você pode saber se o seu Instagram foi invadido?, Mostrarei como fazer exatamente isso e também ensinarei algumas técnicas para aumentar seu nível de segurança online.

Assina que sua conta do Instagram foi comprometida

Links Rápidos

  • Assina que sua conta do Instagram foi comprometida
    • Atividade incomum
    • E-mail do Instagram
    • Ver atividade anterior da conta
    • Verifique seus logins
  • Protegendo sua conta do Instagram
  • Use uma senha segura
  • Ativar autenticação de dois fatores
  • Obter códigos de recuperação
  • Verifique aplicativos autorizados
  • Verifique sua segurança de email
  • Sair dos computadores compartilhados
  • Não seja vítima de phishing
  • Como recuperar uma conta hackeada do Instagram
    • Recuperação no ponto de mudança
    • Usando um código de segurança
    • Como denunciar uma conta invadida
    • verifique sua identidade

Alguns sites, como o Google, fornecem uma atualização sempre que alguém faz login na sua conta a partir de um novo dispositivo. Infelizmente, o Instagram não faz isso. Para perceber se você foi hackeado no Instagram, precisará prestar atenção pessoal a qualquer atividade em sua conta. Isso significa prestar atenção a postagens ímpares ou mensagens diretas enviadas da sua conta. Aqui estão alguns sinais simples que você pode procurar para ajudar a identificar o que está acontecendo com sua conta.

Atividade incomum

O sinal mais óbvio de que outra pessoa está usando sua conta do Instagram é se você vir uma atividade da conta que não é sua. Isso pode incluir envios que você não publicou, seguidores que você não reconhece ou não aprovou ou pessoas que você está seguindo e que não se lembra de ter seguido. Embora seja possível que você simplesmente tenha esquecido de fazer algo em sua conta do Instagram (principalmente se você tem uma conta ocupada e de grande volume), se você encontrar uma postagem que você sabe que não criou ou uma foto que você não criou você tem uma indicação definitiva de que alguém comprometeu sua conta.

E-mail do Instagram

Se alguém solicitar uma alteração em sua conta do Instagram, o site enviará um email para o endereço de registro para verificar a alteração. Se você vir um ou mais desses e-mails quando não tiver feito alterações em sua conta, sua conta foi invadida. Se você vir um email como esse, precisará mover-se rapidamente para proteger sua conta. Se o seu email também foi comprometido, o hacker também o verá, use-o para alterar seus detalhes e exclua-o para que você não o veja.

Se você vir um email do Instagram informando que uma alteração foi solicitada, tome medidas imediatamente. Não siga o link no email - faça login no Instagram separadamente e proteja sua conta alterando sua senha.

Ver atividade anterior da conta

Um recurso pouco conhecido do Instagram é que você pode revisar todas as suas atividades anteriores da conta. Nas configurações, selecione "Dados da conta". Isso exibirá uma tela cheia de informações opcionais que você pode ver. Sugiro examinar as alterações de senha e de privacidade como ponto de partida.

Verifique seus logins

Uma verificação simples a ser realizada é verificar seu histórico de login. A função de histórico de login no Instagram é muito básica - ela registra apenas a data e a hora de cada login, nada sobre o seu endereço IP ou outras informações de identificação. No entanto, se você sabe que não usou o Instagram em 1 de junho de 2019, e ainda existem seis logins para essa data - bem, agora você sabe que outra pessoa está acessando sua conta. O registro de login pode ser acessado através da página Atividade da conta descrita acima.

Protegendo sua conta do Instagram

Ao contrário do Snapchat, o Instagram permite vários logins de vários dispositivos ao mesmo tempo. Onde normalmente você seria desconectado se outra pessoa fizesse login, você não consegue isso no Instagram. Então você precisa depender de detectar atividades incomuns ou daquele email de alerta do Instagram. É importante garantir que você assuma a responsabilidade de proteger sua conta do Instagram, pois a empresa nem sempre pressiona você a tomar medidas proativas em seu próprio interesse.

Use uma senha segura

Se você suspeitar que alguém está usando sua conta do Instagram, altere a senha imediatamente. É uma etapa simples que leva menos de um minuto e impede que qualquer pessoa possa usar sua conta. Este também é um passo que você pode executar proativamente; quanto mais forte sua senha, mais difícil será invadir sua conta.

  1. Faça login no Instagram.
  2. Digite sua senha existente e altere-a para algo difícil.
  3. Salve e faça login usando sua nova senha.

Use uma senha única e difícil ou use um gerenciador de senhas para sugerir algo para você. Torne o mais difícil possível, mantendo-o memorável. Ou deixe o gerenciador de senhas fazer o trabalho. O que torna uma senha forte? Os especialistas em segurança dizem usar uma combinação de letras, números e caracteres especiais (como @, !, #, Etc.) e nunca usar a mesma senha em vários sites.

Ativar autenticação de dois fatores

Você deve usar a autenticação de dois fatores em todas as redes sociais e todas as contas online que a oferecerem. A autenticação de dois fatores ajuda a garantir que apenas você possa fazer login na sua conta, pois receberá um texto no seu smartphone com um código de confirmação para fazer o login. Isso não apenas protege sua conta, mas também garante que qualquer pessoa que tente acessar sua conta o avise automaticamente sobre as tentativas, pois você receberá um aviso no seu dispositivo inteligente. Veja como configurá-lo.

  1. Entre no Instagram e vá para o seu perfil.
  2. Selecione Privacidade e segurança.
  3. Selecione "Editar configuração de autenticação de dois fatores".
  4. Selecione para receber um código telefônico ou ativar a autenticação de aplicativos.

O 2FA (autenticação de dois fatores) agora está ativado e solicitará um código sempre que você fizer login.

Obter códigos de recuperação

Como parte da ativação da autorização de dois fatores, você pode obter um conjunto de códigos de recuperação do Instagram, que você pode usar para fazer login se perder o acesso ao telefone por algum motivo. Você pode redefinir os códigos a qualquer momento.

Verifique aplicativos autorizados

O Instagram permite que aplicativos de terceiros utilizem sua conta para oferecer recursos e benefícios. Se você adicionou um aplicativo recentemente e descobriu que sua conta havia sido comprometida, verifique quais aplicativos têm permissão para acessar sua conta.

  1. Faça login no Instagram e navegue até Aplicativos autorizados.
  2. Percorra a lista e desative os que você não reconhece ou não precisa mais.

Se alguém estiver usando sua conta do Instagram e você alterar sua senha e remover aplicativos não autorizados, eles deverão ser bloqueados. Se eles obtiverem acesso usando um aplicativo, não poderão mais ver o que você está fazendo ou fazer login na sua conta.

Verifique sua segurança de email

Muitas dessas dicas de segurança contam com uma conta de email que não foi comprometida. Sua conta de e-mail geralmente é a principal maneira de aplicativos como o Instagram se comunicarem com segurança. É crucial que sua conta de e-mail esteja sob seu controle, caso contrário, todo o trabalho que você faz para proteger suas outras contas será rapidamente desfeito pelo hacker ou pelo criminoso. Não compartilhe sua conta de email com ninguém, altere a senha periodicamente e nunca use a mesma senha para seu email e para outras contas importantes.

Sair dos computadores compartilhados

Essa parece incrivelmente óbvia, mas é incrível a frequência com que as pessoas fazem isso: você está usando o Instagram na biblioteca ou na lan house e é hora de partir, então você se levanta e se afasta … deixando o Instagram ou o Facebook (ou pior ainda, seu e-mail!) aberto a todos os interessados. Sempre que você usa o Instagram ou qualquer outro aplicativo protegido em um computador compartilhado, é extremamente importante fazer logoff desse computador antes de deixá-lo fisicamente.

Não seja vítima de phishing

O phishing é outra maneira pela qual os hackers podem acessar prontamente o seu sistema. Phishing é quando alguém envia um e-mail supostamente do Instagram informando que há um problema com sua conta e que você deve fazer login para corrigi-lo. O email inclui um link conveniente. Então você clica no link e leva a uma página que se parece com a do Instagram, e você obedientemente digita seu nome de usuário e senha. E agora o hacker tem essas duas coisas. NUNCA clique no link de login enviado a você por e-mail; acesse o site digitando o URL (e não o URL do email - aquele que você sabe ser bom) manualmente. O URL do Instagram é www.instagram.com.

Como recuperar uma conta hackeada do Instagram

Se sua conta foi invadida, o Instagram fornece um sistema viável para recuperar a conta e recuperar o controle. A primeira coisa que você precisa fazer, no entanto, é descobrir como o invasor tem controle sobre sua conta. Se eles apenas adivinharam sua senha muito simples, tudo o que você precisa fazer é redefini-la e alterá-la. No entanto, é possível que o hacker tenha acesso ao seu sistema por meio de um keylogger (uma ferramenta de hardware ou software que registra todas as teclas digitadas no seu computador e as envia a um hacker para análise; isso fornece ao hacker conhecimento completo de todas as suas senhas ) Se for esse o caso, será necessário recuperar a segurança do seu computador antes de recuperar a conta, caso contrário, você a devolverá novamente ao hacker.

Recuperação no ponto de mudança

Você pode ter pego o hack desde o início, recebendo uma notificação do Instagram de que sua conta foi alterada. Geralmente, esse é o primeiro passo de um hacker para capturar sua conta. Se você receber essa mensagem em tempo real e souber que não alterou sua senha, poderá clicar no link "reverter alteração" no email e desfazer a tentativa do hacker de redirecionar a correspondência de email da sua conta. Altere sua senha rapidamente após executar esta etapa.

Se o hacker já tiver alterado sua senha, você não poderá fazer login na sua conta e, nesse caso, precisará denunciar a conta no Instagram como roubada.

Usando um código de segurança

Discutimos acima, com um código de segurança disponível para recuperar o controle da sua conta em caso de tentativa de invasão. No entanto, se você ainda não possui códigos de segurança, ainda pode recuperá-los após uma tentativa de hacking, desde que ainda controle o endereço de email ou o número de telefone associado à sua conta.

Para solicitar um código de segurança, vá para a tela de login no seu dispositivo e toque ou clique em "Minhas informações de login não estão funcionando". Em seguida, escolha o endereço de e-mail ou o número de telefone associado à conta para a qual os códigos serão enviados. (Certifique-se de que você ainda tem controle e acesso à conta de e-mail e / ou número de telefone antes de solicitar esses códigos - caso contrário, você os está enviando para o hacker e fortalecendo a mão deles.) Toque ou clique em “Enviar Código de segurança ”e o Instagram enviará imediatamente um código de seis dígitos por e-mail ou texto para o seu telefone ou endereço de e-mail. Na tela de login, digite o código de segurança de 6 dígitos e toque ou clique em "Confirmar" e siga as instruções restantes.

Se não conseguir recuperar a conta usando um código de segurança, será necessário denunciá-la como roubada.

Como denunciar uma conta invadida

Se sua conta foi invadida e você não pode recuperar o controle usando os métodos automatizados, é necessário escalar a situação e denunciá-la a pessoas humanas reais no Instagram. Felizmente, isso não é árduo.

No Android, vá para a tela de login e toque em "Obter ajuda para fazer login". Digite seu nome de usuário, endereço de e-mail ou número de telefone e toque em “Avançar”. Toque em "Minhas informações de login não estão funcionando" e siga as instruções na tela. Novamente, verifique se o endereço de email que você está fornecendo é aquele ao qual você tem acesso e controle. Você receberá um e-mail do Instagram com as próximas etapas a serem seguidas.

No iPhone, as instruções são semelhantes, mas alguns dos links têm nomes diferentes. Na tela de login, toque em "Esqueceu a senha?", Toque em "Minhas informações de login não estão funcionando" e siga as instruções na tela. Forneça um endereço de email seguro que você sabe que não foi invadido. Mais uma vez, procure um e-mail do Instagram com mais instruções.

verifique sua identidade

O e-mail que você recebe do Instagram virá da Equipe de Segurança e solicitará que você verifique sua identificação. Eles solicitarão que você faça um ou ambos dos seguintes procedimentos:

  • Envie uma fotografia sua segurando um pedaço de papel no qual você escreveu o código de segurança que eles fornecem
  • O endereço de e-mail e / ou número de telefone que você usou originalmente para se inscrever no Instagram, juntamente com o tipo de dispositivo em que você se inscreveu

Depois que a equipe de segurança verificar sua identidade com essas verificações, elas enviarão instruções específicas para recuperar sua conta.

Você já foi invadido ou teve uma conta comprometida? Notou algo errado com sua conta do Instagram? Conte-nos sobre a sua experiência abaixo!

Temos muito mais informações sobre como tirar o máximo proveito da sua conta do Instagram.

Aqui está nosso tutorial sobre como repassar a história de outra pessoa no Instagram.

Podemos mostrar como capturar uma imagem do Instagram

Aqui está o nosso guia sobre como fazer perguntas em uma história do Instagram

Temos um passo a passo de como saber se alguém está perseguindo você no Instagram.

Podemos até mostrar como ocultar sua localização em suas postagens do Instagram.

Aqui está o nosso guia sobre como pausar uma história do Instagram.

Temos boas informações sobre como o Instagram escolhe a ordem das histórias.

Se você decidiu que o Instagram simplesmente não é adequado para você, não deixe de ver nossa matéria sobre como excluir sua conta do Instagram.

Querendo saber para onde foram os gostos? Aqui está o nosso explicador sobre o que aconteceu com os gostos no Instagram.

Deseja impressionar com o seu texto? Aqui está um guia para alterar a fonte da sua história do Instagram.

Como verificar se outra pessoa está usando sua conta do instagram