Anonim

'Acho que alguém leu meus e-mails e usou minha conta do Gmail. Como descubro e o que posso fazer? Esta foi a pergunta que me foi feita no outro dia e não pela primeira vez. Usar o maior nome possível para serviços da web é ótimo, mas faz de você um alvo. Este tutorial mostrará como verificar se outra pessoa está usando sua conta do Gmail e o que fazer se sua conta estiver comprometida.

Consulte também o nosso artigo Como salvar suas mensagens do Gmail como PDFs

O Gmail está em todo lugar. Não conheço ninguém que não tenha uma conta do Gmail, por email ou pelo Google Docs, Google Drive ou qualquer outra coisa. Ter um login único para todos esses aplicativos é muito conveniente, mas também fornece um único ponto de falha. Se alguém puder fazer login no seu Gmail, poderá fazer login em tudo.

Vamos descobrir como ver se outra pessoa está usando sua conta do Gmail.

Alguém está usando sua conta do Gmail?

Muitas vezes, há sinais de que sua conta do Gmail foi invadida. E-mails enviados que você não enviou, reclamações de contatos que você enviou spam ou malware, e-mails de organizações que você nunca ouviu falar em confirmar a criação de uma conta ou algo completamente diferente.

Embora indicativos de alguma coisa acontecendo, eles estão longe de serem definidos. Felizmente, o Google está muito à nossa frente e forneceu uma ferramenta para verificar a atividade da sua conta.

  1. Abra o Gmail e faça login.
  2. Role até a parte inferior da página da Caixa de entrada e encontre o link Detalhes no canto inferior direito.
  3. Selecione isso para ver Eventos recentes de segurança.

Em Eventos de segurança recentes, você verá todos os seus logins. A página mostrará qual navegador foi usado, o endereço IP e a data e hora. Verifique isso para verificar se há algo suspeito. Tanto quanto sei, esses dados são coletados e armazenados pelo Google em todos os logins, portanto, não podem ser falsificados.

Você também pode verificar a página Segurança do Google, vá para Seus dispositivos e ver o que fez login e onde.

Se você não vir o link Detalhes na parte inferior da sua caixa de entrada do Gmail, use este link. Alguns usuários do Gmail parecem não ter o link Detalhes, enquanto outros.

O que fazer se seu Gmail foi invadido

Se você encontrar algo obviamente errado na verificação de segurança e alguém estiver usando sua conta do Gmail, será necessário agir rapidamente. Quanto mais você esperar, mais spam ou malware eles poderão enviar e mais fotos ou arquivos poderão ser baixados do seu Google Drive.

Existem algumas coisas simples que você pode fazer para bloquear sua conta do Gmail.

Alterar sua senha do Gmail

O primeiro passo é obviamente alterar sua senha de login no Gmail. Isso impedirá que hackers consigam fazer login novamente na sua conta do Gmail para continuar o trabalho nefasto.

  1. Faça login na página de segurança do Google aqui.
  2. Selecione Fazer login no Google e selecione Senha.
  3. Digite sua senha atual.
  4. Selecione para alterar essa senha e digite uma nova.
  5. Confirme a alteração.

Se o hacker já alterou sua senha e você não pode fazer login, tente recuperar sua conta do Gmail nesta página.

Ativar autenticação de dois fatores

Depois de controlar sua conta do Gmail mais uma vez, é hora de aumentar a segurança e impedir que isso aconteça novamente. O Gmail, como muitos serviços em nuvem, oferece autenticação de dois fatores (2FA), o que pode melhorar seriamente sua segurança. Requer que você digite uma senha e receba um email ou código SMS para verificar. O e-mail é enviado para um endereço diferente ou você pode usar seu telefone.

  1. Faça login na página de segurança do Google aqui.
  2. Selecione Fazer login no Google e selecione Verificação em duas etapas.
  3. Selecione Introdução e siga o assistente.

Você tem a opção de selecionar um SMS ou chamada, usar uma chave de segurança de hardware ou simplesmente inserir seu número de telefone. Eu sugeriria a opção SMS. Você nunca fica sem o seu telefone e isso significa que você pode fazer login no Gmail de qualquer lugar, a qualquer momento, desde que o telefone esteja com você.

Execute uma verificação completa de antivírus e malware dos seus dispositivos

Se alguém obtiver acesso à sua conta do Gmail, você não saberá necessariamente como eles fizeram isso. Eles poderiam ter usado força bruta no servidor do Gmail ou invadido seu dispositivo. É muito arriscado não verificar; em seguida, você deve executar uma verificação antivírus completa de todos os seus dispositivos.

Em seguida, execute uma verificação de malware para ter certeza. A maioria dos antivírus não é tão completa em malwares quanto o Malwarebytes; portanto, execute o antivírus existente e execute uma verificação do Malwarebytes.

Deixar todo mundo saber

Agora que você recuperou o controle e protegeu ainda mais sua conta do Gmail, agora seria um bom momento para que todos saibam que seu email foi invadido. Diga a eles que eles podem ignorar e excluir com segurança qualquer email de aparência suspeita enviado da sua conta e que está tudo bem agora.

É assim que se verifica se outra pessoa está usando sua conta do Gmail e o que fazer se ela estiver sendo usada. A autenticação de dois fatores deve percorrer um longo caminho para impedir que isso aconteça novamente, para que você possa descansar facilmente. Espero que ajude!

Como verificar se outra pessoa está usando sua conta do Gmail