Anonim

O InDesign é um poderoso programa gráfico criado pela Adobe, desenvolvido para editoração tipográfica e editoração eletrônica. Você pode usá-lo para criar e editar revistas, folhetos, livros e publicações semelhantes. É compatível com os principais programas de edição de imagens da Adobe - Photoshop e Illustrator.

Entre muitas outras coisas, o InDesign também permite que seus usuários escolham entre os modos de mistura de cores para cada projeto. Aqui está uma breve visão geral dos modos de mistura de cores, como verificar se o seu projeto está em CMYK e como mudar para CMYK.

CMYK vs. RGB

CMYK e RGB são modos de mistura de cores. Eles são baseados em diferentes conjuntos de cores, mas são igualmente usados ​​em design gráfico. Em poucas palavras, o modo RGB é usado com mais frequência no trabalho digital, enquanto o modo CMYK é predominante no segmento de impressão. Aqui está uma ou duas palavras sobre cada modo de mistura de cores.

RGB

O modo de mistura de cores RGB é baseado em vermelho, verde e azul; portanto, é uma abreviação. Ele usa essas três cores para criar qualquer tom de qualquer cor que você precisar. Durante o processo, o dispositivo ou programa mistura essas cores com intensidade variável para criar outras cores. Esse processo também é chamado de mistura aditiva.

Cada cor começa como preto e, em seguida, são adicionadas as quantidades apropriadas das três cores principais. Eles estão empilhados um no outro. No entanto, se você adicionar quantidades iguais dos três, ficará branco.

Você deve optar pelo modo RGB se sua arte for feita para telas digitais, câmeras e TV. Use RGB nesses tipos de projetos: aplicativo e web design, anúncios e logotipos on-line, fotos de perfil, infográficos, vídeos criados para streaming on-line, fotos de sites e outros. JPEG, GIF, PNG e PSD são os tipos de arquivos mais comuns a serem usados ​​no modo RGB.

CMYK

CMYK é um acrônimo composto pelas primeiras letras das cores base que este modo usa. Significa ciano, magenta, amarelo e preto. Em vez da letra B, a letra K significa preto, provavelmente para evitar semelhança com RGB. De qualquer forma, o modo CMYK é predominante no mundo da impressão.

Todas as cores no sistema CMYK começam como branco comum. Uma máquina de impressão misturará quantidades apropriadas de tinta de cada uma das quatro cores mencionadas para obter a cor e a tonalidade certas. Quantidades iguais de ciano, magenta e amarelo resultarão em preto.

O CMYK deve ser a sua escolha se você estiver preparando material para impressão, porque é mais preciso quando se trata de recriar cores no ambiente físico. Opte pelo CMYK se estiver projetando cartões de visita, adesivos, cartazes, folhetos, embalagens de produtos, folhetos e outros materiais publicitários. Seus arquivos de design devem ser salvos nos formatos PDF, AI e EPS. Evite JPEG, PNG e GIF.

O seu InDesign é CMYK?

O InDesign suporta os dois modos de cores e depende do tipo de seus projetos, que modo o programa escolherá. Caso você tenha escolhido a categoria Web / Celular, seu arquivo estará no modo RGB. Por outro lado, se você selecionou a categoria Imprimir, seu arquivo estará no modo CMYK.

A maneira mais fácil de verificar o modo de cores do seu arquivo é observar as amostras de cores. Se você estiver no modo RGB, todas as cores serão medidas em RGB. Por outro lado, as cores no modo CMYK serão medidas em CMYK. O InDesign, por mais flexível que seja, permite que seus usuários pulem entre os modos a cada amostra. Tendo isso em mente, é melhor manter um modo durante todo o projeto.

Para verificar se o seu design está em CMYK ou RGB, consulte o painel Cor. Veja como fazê-lo:

  1. Supondo que o InDesign esteja ativo e que você tenha um projeto aberto, clique na guia Janela no menu Principal.
  2. Em seguida, selecione a opção Cor no menu suspenso.
  3. Selecione Cor novamente. Isso abrirá o painel Cor mencionado.

O painel mostrará porcentagens de cada cor. Se estiver no modo RGB, você verá as porcentagens de vermelho, verde e azul. Se estiver no modo CMYK, serão exibidas porcentagens de ciano, magenta, amarelo e preto.

Por que converter para CMYK?

Como mencionado anteriormente, o modo CMYK funciona melhor com cores físicas no ambiente de impressão. Portanto, se você recebeu um arquivo no modo RGB que precisa preparar para impressão, é melhor convertê-lo para CMYK. As cores serão mais precisas e a qualidade geral da impressão será melhor.

Da mesma forma, se o arquivo estiver em CMYK e for para uso on-line e digital, mude para RGB. O InDesign permite alterar os modos de mistura de cores rapidamente.

Converta seu InDesign para CMYK

Embora você possa alterar os modos de cores pelo InDesign, funciona melhor se você tiver um ou dois arquivos para converter. Se você estiver obtendo lotes de arquivos no modo de cor errado, é melhor fazer alterações nos programas em que foram criados (GIMP, Illustrator, Photoshop).

Veja como alterar o modo de cor do seu arquivo para CMYK no InDesign:

  1. Inicie o InDesign.
  2. Procure o arquivo que você deseja alterar e abra-o.
  3. Em seguida, clique na guia Arquivo no menu principal.
  4. Clique na opção Adobe PDF Presets. Está perto da parte inferior do menu suspenso.
  5. Clique na opção no menu lateral (segundo da parte inferior).

  6. Escolha onde deseja salvar seu arquivo.
  7. Quando a caixa de diálogo Adobe PDF aparecer, escolha a seção Saída no menu suspenso à esquerda.
  8. Clique no menu suspenso Destino e selecione uma das duas opções CMYK oferecidas. Como alternativa, se você estiver convertendo um arquivo para RGB, selecione uma das opções de RGB oferecidas.
  9. Clique no botão Salvar predefinição.

Cores certas para o trabalho

Mesmo fazendo o mesmo trabalho - misturando cores - os modos de cores RGB e CMYK são criados para ambientes diferentes. Enquanto o modo RGB é mais adequado para ambiente digital, o CMYK se destaca no ambiente de impressão.

Você já usou o InDesign antes? Você já teve que mudar os modos de cores? Se você tiver alguma outra maneira de verificar qual modo de cor está sendo usado, informe-nos na seção de comentários abaixo.

Como verificar se o indesign é cmyk