As unidades de estado sólido (SSD), encontradas principalmente em computadores Mac, não possuem partes móveis, portanto, as taxas de RPM não estão associadas a elas. No entanto, os discos rígidos padrão têm um disco giratório dentro deles, o que significa que o RPM desempenha um papel vital em sua função.
Consulte também o nosso artigo Como comparar a velocidade do seu disco rígido ou SSD
As rotações por minuto, ou RPM, medem quantas vezes o disco gira em um minuto. Isso significa que quanto maior a taxa de RPM, mais rápido o disco rígido.
Entre outros recursos, você deve verificar o RPM do seu disco rígido para saber do que ele é capaz. Ao conhecer esses números, você poderá determinar se o seu disco rígido está funcionando corretamente ou não.
Como o RPM é importante ao comprar um computador novo ou ao inspecionar o atual, você deve saber onde procurar esse número. Este artigo irá ajudá-lo com isso.
Verificando o RPM do seu disco rígido
Procure o rótulo
A melhor maneira de verificar as taxas de RPM do seu disco rígido é dar uma olhada na etiqueta. Isso significa que você terá que tirar alguns parafusos e abrir o computador.
Alguns fabricantes tornaram essa etiqueta muito fácil de encontrar, evitando que os usuários tenham que se esforçar para desaparafusar o disco rígido para lê-lo. Por exemplo, a maioria dos computadores de mesa da Dell foi criada com isso em mente; portanto, se você possui um, não deve ter problemas para encontrar e ler este rótulo.
Use o Gerenciador de dispositivos
O segundo método para descobrir quais são as taxas de RPM do seu disco rígido é ainda mais fácil do que o primeiro. Basta perguntar àquele que conhece todas as respostas - Google.
No entanto, você precisará ajudar o Google nessa pesquisa digitando o modelo do seu disco rígido. Para encontrar o número do modelo, abra o menu Iniciar no seu computador Windows, clique com o botão direito do mouse em Computador e selecione Propriedades. Depois disso, selecione Gerenciador de dispositivos.
Você pode abrir o Gerenciador de dispositivos diretamente no painel de controle.
Quando estiver no Gerenciador de dispositivos, expanda a seção "Unidades de disco". O número do modelo do seu disco rígido agora deve ser exibido.
Caso o número não esteja visível, clique com o botão direito do mouse na unidade e escolha Propriedades. Em seguida, selecione a guia Detalhes e procure por IDs de hardware no menu suspenso. Depois de encontrar a opção Ids de hardware, selecione-a e o número do modelo do seu disco rígido será exibido.
Agora que você sabe o número do modelo, digite-o na barra de pesquisa do Google e pressione Enter. Dessa forma, você poderá descobrir quais são as especificações completas do seu disco rígido, incluindo as taxas de RPM.
Use MSINFO32
O MSINFO32 é uma ferramenta de informações do sistema no Windows que pode acelerar o processo de localização do número do modelo do seu disco rígido.
Basta clicar em Iniciar e digite "msinfo32" na barra de pesquisa. Depois de pressionar Enter, a janela Informações do sistema será aberta.
Clique em Componentes para expandir a lista, selecione Armazenamento e clique em Discos no menu Armazenamento expandido.
Você verá as especificações do seu disco rígido, entre elas o número do modelo. Copie o número e cole-o na barra de pesquisa do Google, assim como no método anterior.
Use software adicional
Se você não conseguiu encontrar o número RPM do seu disco rígido usando alguns dos métodos anteriores, tente fazer o download de utilitários de terceiros.
Este software não apenas fornecerá as taxas de RPM, mas também todas as outras especificações. Com este software instalado, você pode encontrar as seguintes informações:
- Taxas RPM
- Tipo de firmware
- Tipo de interface
- Número de série
- Tamanho da memória cache
- Tamanho do buffer
- Contagem de energia
- Horas de ligação
- Estado de saúde
- Temperatura
O que há de bom nesse software é que ele é totalmente gratuito. Basta baixar o CrystalDiskInfo visitando o site oficial e clicando em Download. Depois que o arquivo for baixado no seu computador, abra-o e instale-o. O resto é muito simples, pois todas as informações necessárias serão exibidas quando você executar o software. Existem outras alternativas que você pode tentar, como o HWiNFO. Este software fornece informações detalhadas sobre o hardware, monitoramento do sistema em tempo real e relatórios abrangentes. Além disso, é muito fácil baixar, instalar e usar.
Em que RPM seu disco rígido é executado?
Agora que você conhece todos os métodos para encontrar as taxas de RPM do seu disco rígido, tudo o que resta é escolher o mais fácil para você.
Além de ajudar a corrigir alguns problemas de desempenho, descobrir o RPM também pode ser útil na compra de um novo computador. Se você deseja comprar um PC para jogos forte, procure taxas de RPM que variam de 10 mil a 15 mil.
Em que RPM seu disco rígido roda e você está satisfeito com o desempenho? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo.