Anonim

Mais e mais mudanças no algoritmo de busca do Google parecem continuar aparecendo. Ao longo dos anos, a localização geográfica dos usuários se tornou mais um ponto focal.

Por exemplo, se você mora em Nova York e procura restaurantes ou bares online, os resultados serão exibidos com base na sua proximidade com esses locais. Você não receberá resultados do Kansas ou do Canadá. No entanto, esse recurso nem sempre funciona em seu proveito.

O problema com a geolocalização

Por um lado, a preferência do Google por resultados baseados em localização obriga a adicionar mais palavras-chave a uma consulta para encontrar o que você está procurando.

Isso também é problemático para certas empresas que têm um público-alvo amplo. Quando a localização geográfica é adicionada ao algoritmo, os usuários podem não encontrar uma determinada loja de roupas porque estão fora do estado. Hoje em dia, com muitas lojas aceitando pedidos on-line, esse é um sério incômodo.

Mas a boa notícia é que você pode induzir o Google a usar um local geográfico diferente para os resultados da pesquisa. Existem duas maneiras de conseguir isso. Você pode usar um serviço VPN ou alterar sua localização manualmente no Google Chrome.

Você sabia: você pode alterar sua localização a qualquer momento :

Nossa VPN recomendada é ExpressVPN. A ExpressVPN é líder de mercado em serviços de VPN para consumidores. Seu serviço premiado e premium é usado por pessoas em mais de 180 países em todo o mundo todos os dias.
Ganhe 3 meses grátis com assinaturas anuais!

VPNs

Um provedor de rede virtual privada ou um serviço VPN mascara sua verdadeira localização para oferecer quase anonimato total ao navegar on-line. Também permite que você ignore as restrições geográficas em determinados sites de países como a China.

Como é que isso funciona? Ao usar uma VPN, todos os servidores com os quais você interage o veem com um endereço IP diferente daquele emitido pelo seu ISP. Digamos que você deseja obter resultados de notícias da Austrália e mora na Flórida. Você também deseja acessar sites específicos restritos a visitantes estrangeiros.

Todas as VPNs vêm com uma lista de servidores de diferentes países. Isso permite que você assuma um IP emitido na Austrália e, portanto, ignora quaisquer restrições online. Essa é a melhor maneira de fazer isso? Não exatamente.

O uso de uma VPN geralmente reduz a velocidade da sua internet. Isso significa que mesmo as consultas do Google podem demorar mais para exibir resultados. Por esse motivo, é melhor alterar sua localização geográfica diretamente no navegador para obter resultados de pesquisa mais precisos.

No entanto, lembre-se de que alterar a localização geográfica no seu navegador não permitirá que você ignore as restrições como uma VPN faria. Por exemplo, um usuário do Chrome da Europa que muda sua localização para Nova York ainda não poderá acessar o Netflix.

Configurações do Chrome

Alterar sua localização geográfica no Chrome não é tão difícil quanto você imagina. Tudo começa com a abertura das Ferramentas do desenvolvedor do Chrome. Você pode fazer isso de três maneiras. O primeiro método é clicar com o botão direito do mouse em um resultado exibido e selecionar a opção Inspecionar elemento.

Você também pode acessar o DevTools usando o menu no canto superior direito do navegador. Selecione a opção Ferramentas e clique em Ferramentas do desenvolvedor. Isso também abre a guia DevTools para você trabalhar. Se você tiver atalhos e combinações de teclas ativados, também poderá pressionar Ctrl + Shift + I em qualquer página.

Depois de ver a interface do DevTools, você verá algumas guias na parte superior. Selecione a guia Sensores para fazer alterações no local. Observe que essa opção nem sempre pode estar ativada. Caso a guia Sensores não apareça na lista, clique em Configurações, selecione Mais ferramentas e clique em Sensores para habilitá-lo.

Nessa interface, você notará um campo chamado Geolocalização. Use o menu suspenso para selecionar a configuração Personalizada. Isso permitirá que você defina as coordenadas que desejar. Obviamente, o uso do Google Maps tornará as coisas muito mais fáceis, pois você poderá encontrar rapidamente as coordenadas de qualquer lugar do mundo em que deseja pesquisar.

Depois de baixar as coordenadas, marque a opção "Emular coordenadas de localização geográfica" para que o algoritmo de pesquisa leve suas preferências em consideração. Atualize a página de resultados da pesquisa, role para baixo até a parte inferior e clique no botão Atualizar local.

Para testar se funciona, você pode verificar os resultados do preenchimento automático que são exibidos com base em suas palavras-chave ou frases.

Pensamento final

Claro que o processo pode ser muito mais simplificado com uma única opção verificável e uma lista de locais no menu de preferências do Chrome. No entanto, o Google não parece ver isso como uma questão importante. Afinal, eles fizeram grandes progressos para tornar as localizações geográficas uma parte importante do algoritmo do mecanismo de pesquisa.

Embora isso não seja tão eficiente quanto o uso de uma VPN, o método Chrome funciona na maior parte do tempo e poupa o trabalho de pagar por um serviço de VPN que não limite muito a velocidade da Internet.

Como alterar sua localização no google chrome no seu pc