Você sabia que pode mudar o servidor DNS (Domain Name System) no seu iPhone ou iPad? Ao conectar-se ao seu Wi-Fi doméstico, seu ISP possui um servidor DNS padrão ao qual seu iPhone ou iPad se conecta, mas você também pode apontar seu iPhone ou iPad para um servidor DNS diferente. Na verdade, é muito fácil de fazer - tudo o que você precisa ter em mãos é o servidor DNS para o qual deseja apontar e a senha para acessar sua conexão Wi-Fi. No entanto, há algumas coisas que você deve saber antes.
O que é um sistema de nomes de domínio?
Em termos leigos, o DNS pega um URL de site que entendemos como, por exemplo, www.snapon.com, e o transforma em algo que um computador pode ler: um endereço IP. Em outras palavras, você pode estar conectado ao snapon.com e até ver o endereço da web no seu navegador, mas o servidor DNS pode ser apontado para outra coisa, o que significa que você não está realmente conectado ao site do Snap On.
O que é um servidor DNS então?
É bom imaginar o DNS como uma lista telefônica gigante. Quando você digita snapon.com na barra de endereço e pressiona enter, o computador entra em contato com o servidor DNS atual (a lista telefônica) em busca da localização do snapon.com (o endereço IP). Depois de recuperar esse endereço, ele se conectará ao snapon.com e exibirá snapon.com na sua barra de endereço.
Acredito que o About.com explica muito bem:
Aqui está o porquê de você querer mudar seu servidor DNS para outra coisa: a maioria dos servidores DNS de ISP (Internet Service Provider) não é muito rápida. Isso é particularmente visível em uma conexão mais lenta. Isso afeta muito a sua experiência de navegação, principalmente devido à frequência e rapidez com que as pesquisas de DNS são realizadas.
Agora, antes de começarmos a mudar o servidor DNS do iPhone ou iPad, você deve saber como o iOS lida com o jogo DNS.
Como o iOS lida com o DNS
Antes de tudo, o iOS só permite alterar o servidor DNS em uma rede Wi-Fi. Você não pode realmente alterar o servidor DNS enquanto estiver em uma conexão celular; é apenas com redes Wi-Fi . Em segundo lugar, as alterações são específicas da rede, o que significa que você precisará alterar para o servidor DNS desejado em cada nova conexão Wi-Fi à qual você se associa. A boa notícia é que o iOS é capaz de lembrar suas configurações personalizadas quando você se conecta a uma rede com a qual você já alterou as configurações de DNS.
Com tudo isso dito, veja como alterar as configurações de DNS no iPhone e no iPad:
Abra o aplicativo Configurações no seu iPhone. Em seguida, toque na opção Wi-Fi. Agora, com a rede à qual você está conectado, deve haver um botão "i" em sua seleção. Toque nele, role para baixo até a seção DNS e, em seguida, você poderá tocar nos números à direita para alterá-los.
Você pode inserir qualquer IP DNS que desejar, mas no meu caso, estou usando um IP público do Google: 8.8.8.8
A maneira como o iOS é configurado é realmente bem organizada, pois alterar as configurações de DNS no Android é muito mais difícil e geralmente exige que você "esqueça" a rede em que está e adicione um monte de informações adicionais. Depois de adicionar as informações de DNS desejadas, você pode voltar às opções de rede para salvar as alterações. No entanto, eles não terão efeito ainda.
O iOS tem as informações DNS padrão em cache, portanto, você pode precisar fazer uma redefinição definitiva para que as alterações sejam afetadas (mantenha pressionado o botão liga / desliga + o botão home até que o logotipo da Apple apareça).
Não sabe ao certo para qual servidor DNS apontar? Aqui estão algumas opções do Google e do OpenDNS:
Endereços DNS públicos do Google :
- 8.8.8.8
- 8.8.4.4
Endereços OpenDNS:
- 208.67.222.222
- 208.67.220.220
Encerramento
E isso encerra nosso guia sobre como alterar as configurações de DNS do seu iPhone ou iPad. Agora, sua experiência de navegação deve ser bastante aprimorada se antes era ruim.
Se você encontrou algum problema ou precisa de mais informações, deixe um comentário abaixo ou deixe-nos um feedback nos Fóruns da PCMech!