Por padrão, todos os aplicativos - incluindo os tradicionais aplicativos Win32, e os que você pode obter na Loja - terminarão no disco rígido principal do seu PC. Geralmente é a unidade "C:". Alterar os locais desses aplicativos é fácil e pode ser muito útil em alguns casos.
O motivo mais comum para alterar a unidade de instalação padrão é que você está ficando sem espaço de armazenamento, o que é especialmente comum em laptops com unidades SSD. Aplicativos excepcionalmente exigentes são melhor instalados em unidades SSD, portanto, você pode definir a unidade mais rápida como padrão para aplicativos. Tudo isso é muito fácil de fazer no Windows 10.
Aplicativos da Windows Store
Os aplicativos da Windows Store são criados de maneira completamente diferente dos aplicativos Win32. Primeiro, a maneira como eles são instalados e baixados é mais parecido com o uso de uma loja de smartphones. A Microsoft propôs isso para enfatizar o design responsivo de seus tablets e telefones celulares. Seja uma decisão inteligente ou não, é discutível, mas garantir que todos os aplicativos da Windows Store estejam instalados em um só lugar pode ajudá-lo a fazer melhor uso do seu armazenamento.
Instalando em uma unidade separada
Se o Windows 10 facilitou uma coisa, está aprimorando seus novos recursos. Embora eles não quisessem mudar muito sobre o funcionamento dos programas e aplicativos tradicionais, os novos recursos que eles introduziram são muito mais fáceis de ajustar. Alterar o local de instalação padrão desses aplicativos é um excelente exemplo.
- Clique em Iniciar e digite "Configurações".
- Nos resultados da pesquisa, selecione as configurações
- No menu à esquerda, selecione Armazenamento .
- Agora, em Mais configurações de armazenamento, clique em Alterar onde o novo conteúdo é salvo .
- Selecione seu novo local padrão.
Todo aplicativo que você baixa da Windows Store agora é instalado automaticamente no seu novo local padrão. Lembre-se de que você também pode usar esse menu para alterar o local em que outros tipos de arquivos são salvos, como documentos, músicas, fotos e vídeos, filmes e programas de TV, etc.
Movendo para outra unidade
Mesmo que você tenha criado seu novo local de instalação padrão, os aplicativos do Windows que você instalou anteriormente ainda estarão localizados na sua unidade principal. Você não precisa desinstalá-los e instalá-los novamente para movê-los para outra unidade. Em vez disso, você pode mover os aplicativos um por um, deixando alguns na unidade principal, se desejar.
- Abrir configurações
- Encontre aplicativos e recursos .
- Na lista de aplicativos, selecione o que você deseja mover para um novo local.
- Clique no aplicativo e selecione Mover .
- Escolha a unidade para a qual você deseja que o aplicativo seja movido
Lembre-se de que a lista Aplicativos e recursos exibe os aplicativos Windows Store e Win32. Você só pode mover os aplicativos da Windows Store dessa maneira. Se você tentar mover um aplicativo Win32, o botão Mover será substituído por Modificar .
Win32 Apps
Os aplicativos mais tradicionais, familiares aos usuários de uma década do Windows, também podem ser instalados em uma unidade separada. De fato, quando o Windows executa um aplicativo Win32, solicita que você selecione a pasta de instalação.
Com os aplicativos da Windows Store, você só pode selecionar a unidade em que deseja instalar um aplicativo, enquanto o Assistente de Instalação do Win32 oferece a você para selecionar o local exato do arquivo. Isso significa que você pode criar uma nova pasta para o seu novo aplicativo e instalá-lo lá.
Mas, diferentemente dos aplicativos da Windows Store, os aplicativos Win32 não podem ser movidos para outra unidade. A única maneira de fazer isso é desinstalar e selecionar uma pasta de destino diferente ao reinstalar. Isso ocorre principalmente porque a maneira como esses aplicativos são instalados é completamente diferente.
Alterando o local padrão
Em vez de alterar a unidade e o local sempre que tentar instalar um aplicativo Win32, você pode alterar o local padrão. Embora isso permita que você selecione também a pasta de instalação padrão exata, diferente do caso dos aplicativos da Windows Store, esse processo é um pouco menos amigável. Aqui está o que você precisa fazer:
- Pressione Win + R para exibir o Run
- Abra o Regedit digitando a palavra no campo Abrir:
- Navegue para o seguinte na lista à esquerda: "HKEY_LOCAL_MACHINE \ SOFTWARE \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion"
- No painel direito, abra o valor ProgramFilesDir / ProgramFilesDir (x86), dependendo de o Windows ser de 32 ou 64 bits.
- Depois de clicar duas vezes, o valor abrirá uma caixa de edição.
- Em Dados do valor: digite seu novo local padrão desejado.
Você deve instalar seus aplicativos em uma unidade separada?
Como você deve saber, os usuários experientes do Windows tendem a recomendar que você adicione pelo menos uma unidade no seu PC. Isso é útil por dois motivos principais: mais possibilidades de armazenamento e backup. Ou seja, ao adicionar uma unidade, você aumenta automaticamente o espaço no seu PC e garante a existência de um disco rígido para fazer o backup.
Dito isto, lembre-se sempre de que a instalação de aplicativos em unidades diferentes adicionará apenas o número de pontos de falha no seu computador. Quanto mais variáveis diferentes houver em um PC, maiores serão as chances de uma complicação ou um erro. Sugere-se que você use uma de suas unidades para aplicativos (Windows Store e Win32) e a outra para armazenar itens como filmes, músicas, documentos, arquivos - essencialmente, use sua segunda unidade para tudo que não requer instalação .
Gerenciando seu armazenamento
É muito importante que você aprenda a gerenciar seu armazenamento adequadamente, especialmente se você não tiver muito para fazer. Faça um plano antes de decidir onde deseja que seus aplicativos sejam instalados e saiba onde está tudo, caso você precise começar a usar armazenamento externo.
Você prefere usar os aplicativos da Windows Store ou do Win32? Como você gerencia seu armazenamento? Você usa um disco rígido externo para backup? Deixe-nos saber nos comentários.