Se você possui o Windows 10, convém verificar se sua conexão de rede está definida como pública ou privada. Isso ocorre porque, dependendo da conexão, seu computador irá interagir de maneira diferente com outros dispositivos conectados.
Consulte também o nosso artigo Como configurar o WPA2 Enterprise na sua rede
Na primeira vez em que você se conectar a uma rede pública, o Assistente de Rede perguntará se você deseja descobrir outros dispositivos. Isso pode permitir o compartilhamento de arquivos e outras interações entre o dispositivo e outras pessoas conectadas à mesma rede.
Para impedir que outras pessoas obtenham acesso não autorizado aos seus dados privados, verifique o tipo de ambiente em que seu PC está configurado para se conectar antes de continuar navegando.
Tipos de redes
Links Rápidos
- Tipos de redes
- Mudando de uma rede pública para privada no Windows 10
- Identifique o perfil de rede
- Alterar a rede de público para privado
- Existem outras maneiras de mudar de público para privado?
- PowerShell
- Registro
- Uma palavra de alerta
Existem três tipos de redes às quais você pode se conectar - público, privado e domínio.
Uma rede pública é uma rede que é compartilhada livremente com o mundo. Aeroportos, shopping centers, instituições públicas, cafés e outros objetos grandes têm suas próprias redes Wi-Fi públicas. Essas conexões não possuem nenhum recurso de segurança para proteger seu dispositivo. Para compensar isso, o Windows bloqueará automaticamente todas as opções de compartilhamento de arquivos e rede. Se você quiser compartilhar arquivos com outro dispositivo, precisará permitir manualmente.
Uma rede privada geralmente é uma rede doméstica ou uma rede de pequeno escritório. Você também pode configurar uma rede privada entre você e outros usuários que achar confiáveis (por exemplo, seus colegas de quarto, colegas ou familiares). Seu dispositivo se conectará a um grupo doméstico e outros dispositivos da rede, como scanners, impressoras, etc.
Uma rede de domínio é aquela em que um dispositivo atua como administrador de uma rede inteira. Esse dispositivo administrador é um servidor. Todos os outros dispositivos podem se conectar a esse servidor e gerenciar os recursos nele contidos.
Mudando de uma rede pública para privada no Windows 10
Se você não tiver certeza sobre o status da sua rede e deseja alterá-lo para privado, siga estas etapas simples.
Identifique o perfil de rede
Para ver que tipo de rede está atualmente ativo no seu computador, você deverá acessar o Menu do Windows> Configurações> Rede e Internet.
Quando você abre a janela Rede e Internet, o menu Status deve abrir por padrão. Caso contrário, abra-o manualmente. É aqui que você verá se sua rede é privada ou pública.
Muitas redes públicas são protegidas por senha, mas ainda podem ser compartilhadas com dispositivos próximos. Se você deseja que sua rede faça parte de um grupo fechado como um pequeno escritório, seria melhor defini-la como privada.
Alterar a rede de público para privado
Para alterar a conexão de pública para privada ou vice-versa, olhe para a barra lateral à esquerda e encontre sua conexão. Geralmente é colocado abaixo do menu Status.
A etiqueta dependerá do tipo de conexão que você está usando. Por exemplo, se você estiver usando Wi-Fi, verá uma opção Wi-Fi. Se você estiver usando um cabo Ethernet, verá o menu Ethernet.
Às vezes você pode estar conectado a mais de uma rede. Nesses casos, você deve escolher qual deles deseja alterar. Depois de identificar sua conexão, clique nela. Ele abrirá as propriedades dessa rede.
Na janela Propriedades da rede, você verá a seção Perfil da rede com duas opções disponíveis. Aqui você pode alternar entre privado e público, dependendo de suas necessidades. Quando terminar, você pode fechar as configurações e voltar à janela anterior.
Lembre-se de que pode haver algumas variações, dependendo da versão do Windows 10 que você instalou.
Existem outras maneiras de mudar de público para privado?
Sim, existem outras maneiras de alterar seu tipo de rede. Esses dois métodos exigem que você seja mais conhecedor de tecnologia, pois adulterará o sistema, o que pode afetar a funcionalidade do seu dispositivo se você não souber o que está fazendo.
PowerShell
Você pode acessar o PowerShell como administrador pressionando as teclas Win e X ao mesmo tempo e clicando no Windows PowerShell (Admin). Uma janela de controle de conta de usuário pode aparecer onde você deve clicar em Sim e você verá a janela do PowerShell.
Aqui você digita estes comandos nesta ordem:
Get-NetConnectionProfile
Set-NetConnectionProfile -InterfaceIndex -NetworkCategory Private
Set-NetConnectionProfile -InterfaceIndex -NetworkCategory Private
Depois de digitar o primeiro comando, você verá o número do índice da rede exibido sob seu nome. Você acabou de reescrever esse número no segundo comando.
Registro
Você também pode tentar alterar o tipo de rede no registro. No entanto, não é recomendado se você não souber usá-lo corretamente.
Pressione Win e R para abrir o aplicativo 'Run' no Windows 10, digite regedit na caixa e pressione Enter. A janela do registro será aberta.
Procure a pasta armazenada em:
HKEY_LOCAL_MACHINE \ SOFTWARE \ Microsoft \ Windows NT \ CurrentVersion \ NetworkList \ Profiles
Expanda a pasta chave denominada Perfis e você verá subpastas com números e letras em seus nomes. Abra cada uma até encontrar a subchave Descrição no painel direito que corresponde ao nome da sua rede.
Depois de encontrá-lo, clique duas vezes na subchave Categoria na mesma pasta.
Se você alterar o número de 0 para 1, seu tipo de rede se tornará privado.
Se você alterar de 1 para 0, ele se tornará público novamente.
Uma palavra de alerta
Aí está! Essas são as formas usuais e um pouco menos usuais de alterar seu tipo de rede, dependendo do seu ambiente.
Lembre-se de ter cuidado com as redes públicas, pois outras pessoas podem se conectar a elas e obter acesso aos seus arquivos, dados pessoais e dispositivos conectados. Ao mesmo tempo, se você optar por definir sua rede como privada, deverá conceder acesso apenas às pessoas em que confia.