Anonim

Todas as versões do Windows contam com letras de unidade para distinguir os volumes de armazenamento físico e lógico separados em um PC. O Windows permite escolher uma letra de unidade disponível ao formatar um novo volume, mas, dependendo de como o seu PC foi configurado, muitos usuários podem nunca ter tido a oportunidade de selecionar suas próprias letras de unidade. O processo para alterar uma letra de unidade no Windows é relativamente simples, mas há algumas ressalvas importantes a serem consideradas ao fazer isso. Aqui está um breve tutorial sobre como alterar uma letra de unidade no Windows 8.1.


No nosso exemplo, inicializamos no Windows 8.1, mas queremos alterar a letra da unidade de um volume do Windows 10 da letra atual da unidade L para a nova letra W. Existem várias maneiras de alterar uma letra de unidade no Windows, mas a mais simples é o utilitário Gerenciamento de Disco. Para iniciar o Gerenciamento de disco, clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar na área de trabalho do Windows e selecione Gerenciamento de disco . Como alternativa, você pode procurar por "Gerenciamento de disco" na tela inicial, que aparecerá nos resultados como "Criar e formatar partições do disco rígido".


Na janela Gerenciamento de disco, localize e clique com o botão direito do mouse na unidade desejada. No nosso caso, selecionaremos a unidade Windows 10 (L :). No menu do botão direito, selecione Alterar letra e caminho da unidade .


A letra atual da sua unidade será exibida na nova janela. Selecione-o e clique em Alterar para exibir a janela de seleção Letra da unidade ou Caminho.


Clique no menu suspenso da letra da unidade para exibir uma lista de todas as letras de unidade disponíveis. Cada letra de unidade pode ser usada apenas uma vez; portanto, sua lista de letras disponíveis variará dependendo do número de volumes de armazenamento no seu PC e das letras de unidade atribuídas no momento. Para o nosso exemplo, selecionaremos a letra da unidade W , embora você possa escolher qualquer letra de unidade que desejar. Observe, no entanto, que recomendamos evitar as letras das unidades A e B, pois elas eram tradicionalmente usadas com unidades de disquete e podem causar problemas de compatibilidade com alguns softwares.


Com sua nova letra de unidade selecionada, clique em OK para salvar a alteração. O Windows avisa você sobre possíveis problemas de compatibilidade (explicados abaixo). Se você conhece esses problemas e deseja concluir a alteração, clique em Sim . Se você receber uma mensagem de erro, talvez seja porque os aplicativos abertos estão atualmente usando a unidade que você está tentando modificar. Feche todos os aplicativos ou serviços em execução que possam estar acessando a unidade e tente novamente.


A letra da unidade selecionada agora será atualizada. Você verá a nova letra de unidade no Gerenciamento de disco e no Gerenciador de arquivos. Observe que, dependendo das configurações de exibição do File Explorer, o local da unidade pode ter sido alterado com base em como a classificação da unidade está configurada.

Problemas potenciais ao alterar uma letra de unidade no Windows

Como mencionado acima, você deve ter cuidado ao alterar as letras das unidades no Windows. Muitos aplicativos, especialmente softwares herdados, contam com a letra da unidade de volume para funcionar corretamente e não podem se auto-reparar se a letra da unidade mudar. Por exemplo, se você tiver um aplicativo que espera que os arquivos de suporte estejam na unidade F: mas altere a letra da unidade para X :, o aplicativo não será executado corretamente porque não sabe procurar na unidade X: os arquivos precisa. Portanto, tente limitar as alterações na letra da unidade apenas aos volumes de armazenamento (como a unidade em que você armazena seus vídeos e músicas) e esteja preparado para apontar aplicativos como o iTunes e o Plex para os novos locais da unidade.
Por razões semelhantes às descritas acima, também é aconselhável que você não altere a letra da unidade em que o Windows está instalado, que quase sempre é a unidade C :. A maioria dos softwares do Windows espera encontrar o Windows na unidade C: e, embora você possa usar outra letra de unidade com alguns ajustes, você economizará muitas dores de cabeça se ficar com a unidade C :.

Como alterar uma letra de unidade no Windows 8