Anonim

Quando se trata de navegadores da Web, nem sempre as coisas eram tão boas para o sistema operacional de desktop da Apple. Mas desde o lançamento do Mac OS X Panther em outubro de 2003, a Apple incluiu o Safari como o navegador da Web padrão para o Mac. Desde então, a Apple desenvolveu o Safari em um navegador poderoso e capaz que funciona bem com outros produtos da empresa. Mas existem muitos outros navegadores Mac no mercado, como Google Chrome, Firefox e Opera.
Os usuários podem baixar e executar qualquer um desses navegadores juntamente com o Safari, mas, sem a ação do usuário, o Safari permanecerá o navegador padrão no sistema operacional, o que significa que todas as ações externas que requerem um navegador da Web (por exemplo, clicar em um URL em um navegador) e-mail, abrir um atalho de local da Web na área de trabalho ou abrir um fluxo de mídia on-line enviado via iMessage) iniciará o Safari em vez do navegador de sua preferência. Felizmente, você pode corrigir esse problema definindo um navegador que não seja o Safari como padrão para sua conta de usuário. Veja como fazê-lo.

Alterar o navegador da web padrão no macOS

Para alterar o navegador da Web padrão do Mac, primeiro faça login na sua conta de usuário e inicie as Preferências do Sistema . Quando a janela Preferências do Sistema aparecer, clique em Geral .

No painel de preferências Gerais, você verá uma opção chamada Navegador padrão . Por padrão, isso será definido como Safari. Clique no menu suspenso para ver uma lista dos navegadores instalados.

Se você tiver várias versões de um navegador instaladas, elas serão listadas individualmente, seguidas pelo número da versão. Observe também que os aplicativos que podem abrir recursos da Web, como media players ou aplicativos de virtualização, também serão exibidos. No entanto, tenha cuidado com eles, pois eles geralmente têm limitações que os tornam inadequados para o navegador padrão do usuário típico do Mac.

Basta clicar no navegador de sua escolha para torná-lo a seleção padrão. A alteração será feita assim que você selecionar um navegador da lista; não é necessário sair ou reiniciar para salvar a alteração.
Para testar seu novo navegador da Web padrão, feche as Preferências do Sistema e abra um recurso da Web, como um URL, em um local que não seja do navegador. Por exemplo, você pode clicar em um link que alguém lhe enviou no Mail ou simplesmente digitar um URL, como www.tekrevue.com, em um novo documento TextEdit em rich text. Quando você clica no URL, o macOS deve iniciar seu novo navegador da Web padrão em vez do Safari.
Fazer essa alteração não remove o Safari, é claro. O navegador da Apple permanecerá disponível para iniciar e usar manualmente quando necessário. Se você quiser reverter seu navegador padrão de volta ao Safari ou mudar para outro navegador de terceiros no futuro, basta retornar para Preferências do Sistema> Geral e fazer a alteração apropriada no menu suspenso.

Como alterar o navegador da web padrão no seu mac