Os capacitores são frequentemente mencionados em muitos guias de solução de problemas na Internet; no entanto, você ouvirá mais sobre eles quando se trata da placa-mãe. Mesmo vendo os capacitores referenciados um pouco, talvez não saibamos o que eles são nossos, nem o que fazem. Siga abaixo e mostraremos por que eles são tão importantes.
O que são capacitores?
Em termos leigos, um capacitor é um pequeno componente elétrico soldado à placa-mãe. Os capacitores executam algumas funções diferentes. Primeiro, um capacitor condiciona a tensão CC a outros componentes (por exemplo, placa de vídeo, disco rígido, placa de som etc.) como uma maneira de fornecer um fluxo constante de energia. Finalmente, um capacitor também pode reter ou armazenar uma carga elétrica a ser descarregada posteriormente, como no caso de um flash da câmera.
O que há por dentro?
O que você vê na placa-mãe é um recipiente de cerâmica e plástico. No interior, geralmente há duas ou um conjunto de duas placas condutoras com um fino isolador entre elas. E então, é claro, você tem isso embalado dentro do recipiente acima mencionado para proteção.
Quando um capacitor recebe uma corrente direta, uma carga positiva se acumula em uma extremidade das placas, enquanto uma carga negativa se acumula na outra placa. Essa carga positiva e negativa é armazenada no capacitor até ser descarregada.
Para que são usados?
Um capacitor é colocado em linha com o seu componente e absorve picos de energia, criando um fluxo constante constante da eletricidade ou tensão necessária para alimentar o seu componente. E, embora os capacitores possam suportar alguns picos de tensão, é sempre bom ter um no-break ou protetor contra surtos de tensão como primeira linha de defesa.
Existem, é claro, outros tipos de capacitores também. Usando o exemplo de uma câmera com flash, sua bateria típica não será capaz de produzir a quantidade total de elétrons necessária para criar o flash. É por isso que há um capacitor de flash embutido na câmera. Em termos tão simples quanto possível, é um capacitor eletrolítico que carrega da bateria, retendo essa carga e descarregando-a (quando tem carga suficiente) para criar a energia luminosa para o flash. E assim, um capacitor é capaz de reter uma carga até que seja descarregado posteriormente.
Eles podem ser reparados?
Os capacitores não podem ser reparados - eles precisam ser substituídos. Não há maneira de contornar isso. Tudo o que você precisa é a substituição (correta) do capacitor e as ferramentas para soldá-lo de volta na placa-mãe. No entanto, não é recomendável que você faça isso se não souber o que está fazendo ou nunca tiver usado as ferramentas para soldar um capacitor novamente. Em vez disso, a maioria das pessoas opta por enviar a placa-mãe para uma instalação de reparo ou simplesmente compra uma nova.
Em outras palavras, se você nunca fez isso antes, é aconselhável deixá-lo em paz. Você não quer correr o risco de se machucar e potencialmente danificar partes adicionais da placa-mãe.
Encerramento
E é assim que os capacitores funcionam! A princípio, eles podem parecer pequenos componentes impressionantes espalhados pela placa-mãe que não significam nada. No entanto, eles são parte integrante de como a placa-mãe e outros componentes recebem energia.