Anonim

O valor p é um dos conceitos mais importantes em estatística. Ao trabalhar em projetos de pesquisa, esses são os dados de saída com os quais os cientistas costumam confiar.

Consulte também o nosso artigo Como vincular dados a outra guia no Planilhas Google

Mas como você calcula realmente o valor p nas planilhas do Google?

Este artigo mostra tudo o que você precisa saber sobre o tópico. No final do artigo, você poderá calcular facilmente o valor p e verificar seus resultados.

Qual é o valor p ?

O valor p é usado para determinar se certas hipóteses estão corretas ou não. Basicamente, os cientistas escolherão um valor ou intervalo de valores que expressem o resultado esperado normal quando os dados não estiverem correlacionados. Após calcular o valor- p de seus conjuntos de dados, eles saberão o quão próximos estão desses resultados.

A constante que representa os resultados esperados é chamada de nível de significância. Embora você possa escolher esse número com base em pesquisas anteriores, ele geralmente é definido como 0, 05.

Se o valor de p calculado estiver muito abaixo do nível de significância, o resultado esperado não foi alcançado. Quanto menor o valor p , maior a probabilidade de seus dados expressarem algum tipo de correlação.

Como você calcula o valor p manualmente?

Estas são as etapas para calcular o valor p no papel:

  1. Determine os resultados esperados para sua experiência.
  2. Calcule e determine os resultados observados para sua experiência.
  3. Determinar o grau de liberdade - quanto desvio dos resultados respeitados conta como significativo?
  4. Compare os primeiros resultados esperados aos resultados do observador com um qui-quadrado.
  5. Escolha o nível de significância.
  6. Aproxime seu valor p usando a tabela de distribuição do qui-quadrado.
  7. Rejeite ou mantenha sua hipótese nula inicial.

Como você pode ver, há muito o que calcular e levar em consideração ao fazer isso com caneta e papel. Você precisaria verificar se seguiu as fórmulas corretas para todas as etapas, além de verificar se possui os valores corretos.

Para evitar o risco de resultar em resultados falsos devido a cálculos incorretos, é melhor usar ferramentas como o Planilhas Google. Como o valor p é tão significativo, os desenvolvedores incluíram uma função que o calculará diretamente. A seção a seguir mostra como fazer isso.

Cálculo do valor de p no Planilhas Google

A melhor maneira de explicar isso seria através de um exemplo que você pode seguir. Se você já possui uma tabela, basta aplicar o que aprendeu no tutorial a seguir.

Começaremos criando dois conjuntos de dados. Depois disso, compararemos os conjuntos de dados criados para verificar se há uma significância estatística entre eles.

Digamos que precisamos examinar dados para um personal trainer. O personal trainer nos forneceu os números de seus clientes em relação à progressão de flexões e flexões e os inserimos na planilha do Google.

A tabela é muito básica, mas servirá para os fins deste artigo.

Para comparar esses dois conjuntos diferentes de dados, precisamos usar a função T-TEST do Google Spreadsheet.

A sintaxe dessa função é semelhante a: TTEST (matriz1, matriz2, cauda, ​​tipo), mas você também pode usar a sintaxe T.TEST (matriz1, matriz2, cauda, ​​tipo) - ambas se referem à mesma função.

Matriz1 é o primeiro conjunto de dados. No nosso caso, essa seria a coluna pushups inteira (exceto o nome da coluna, é claro).

Matriz2 é o segundo conjunto de dados, que é tudo na coluna Pull-ups.

Caudas representam o número de caudas que são usadas para a distribuição. Você só tem duas opções aqui:

1 - distribuição unicaudal

2 - distribuição bicaudal

Tipo representa um valor inteiro que pode ser 1 (T-TEST emparelhado), 2 (Teste T de variância igual com duas amostras) ou 3 (Teste T de variância desigual de duas amostras).

Nomearemos uma coluna de nossa escolha TTEST e exibiremos os resultados dessa função na coluna ao lado.

Para usar esta função, basta clicar na coluna vazia onde deseja que os valores de p sejam exibidos e digite a fórmula que você precisa. Para o nosso exemplo, inseriremos a seguinte fórmula: = TTEST (A2: A7, B2: B7, 1, 3). Como você pode ver, A2: A7 significa o ponto inicial e final da nossa primeira coluna. Você pode simplesmente segurar o cursor na primeira posição (A2) e arrastá-lo para a parte inferior da coluna. O Google Spreadsheets atualizará automaticamente sua fórmula. Adicione uma vírgula à sua fórmula e faça o mesmo para a segunda coluna.

Em seguida, basta preencher as caudas e digitar argumentos (separados por vírgulas) e pressionar Enter.

Seu resultado deve aparecer na coluna em que você digitou a fórmula.

Mensagens de erro comuns

Se você cometeu um erro ao digitar sua fórmula TTEST, provavelmente viu uma destas mensagens de erro:

  1. # N / A - exibido se seus dois conjuntos de dados tiverem comprimentos diferentes.
  2. #NUM - exibido se o argumento de caudas inserido não for igual a 1 ou 2. Também pode ser exibido se o argumento de tipo não for igual a 1, 2 ou 3.
  3. #VALOR! - exibido se você tiver inserido valores não numéricos para caudas ou argumentos de tipo.

O cálculo de dados nunca foi tão fácil com as planilhas do Google

Felizmente, você adicionou outra função das planilhas do Google ao seu arsenal. Aprender sobre as possibilidades e os recursos desta ferramenta on-line o ajudará a analisar melhor os dados, mesmo que você não seja um estatístico.

Você tem um método alternativo usado para calcular o valor de p ? Sinta-se à vontade para nos contar tudo nos comentários abaixo.

Como calcular o valor p nas folhas do Google