Se você veio aqui procurando "Compre o Threadripper cuz 1337", ficará decepcionado, com suas escolhas. Realmente não funciona assim.
Pense nos processadores como carros. Você provavelmente não compraria um caminhão grande e pensaria que é o melhor carro para corridas de arrancada, mesmo que ele tenha um motor enorme com cargas de potência. Claro, não será tão terrível quanto um junker de 140 cavalos de potência, mas não foi para isso que foi construído.
O mesmo vale para CPUs. Uma CPU de servidor tem muita energia, mas provavelmente não será tão boa quanto uma CPU quad-core relativamente barata para jogos. Eles foram projetados para coisas muito diferentes.
Este guia está aqui para ajudá-lo a descobrir o que você precisa do seu sistema e quais CPUs são melhores para essa situação.
Intel vs. AMD?
Links Rápidos
- Intel vs. AMD?
- Vs. com rosca única. Multi-Threaded
- E quanto a velocidades de clock, cache, etc.?
- Overclock
- Virtualização
- Passagem da GPU
- Memória ECC
- A ferramenta certa para o trabalho
- Jogos
- CAD / 3D / renderização
- Computadores de escritório
- Servidores
- Criptografia
- Pensamentos finais e o futuro
Durante anos, parecia que o debate sobre a compra de um processador se resumia a Intel vs. AMD. Até certo ponto, ainda existe, mas agora, é mais sobre escolher o certo também para o trabalho. Intel e AMD têm pontos fortes e fracos em suas diferentes linhas de CPUs. A escolha que você escolher dependerá muito do que você precisa para o processador.
Por exemplo, digamos que você precise de um computador realmente de baixo custo para tarefas básicas, mas ainda deseje uma saída gráfica decente. Existem dois fatores que apontam imediatamente para a linha de processadores APU da AMD. Eles são realmente baratos e vêm com uma GPU integrada muito melhor do que qualquer outra coisa no mercado.
No entanto, existem algumas verdades quase universais sobre essas empresas. A Intel tende a ter melhor desempenho de thread único em quase todos os casos. A Intel também possui um suporte mais amplo de fornecedores.
A AMD, por outro lado, tem um valor imbatível pelo preço, e elas tendem a se destacar em tarefas pesadamente multithread.
Vs. com rosca única. Multi-Threaded
AMD Threadripper
Portanto, a Intel tende a se destacar em cargas de trabalho de thread único, mas a AMD é melhor em multithread, mas o que exatamente isso significa? Realmente não é tão simples quanto você imagina.
Um único programa ou carga de trabalho encadeada pode ser executado apenas em um fluxo, executando em ordem. Uma carga de trabalho multiencadeada pode ser dividida para que várias partes dela possam ser executadas ao mesmo tempo.
Agora, você pode executar uma carga de trabalho multithread em uma CPU de núcleo único, mas não verá realmente nenhum benefício com o encadeamento. No entanto, se você executar uma carga de trabalho multithread em uma CPU com vários núcleos, ela acelerará drasticamente. O mesmo vale para a execução de vários programas em uma CPU com vários núcleos.
Então, mais núcleos são sempre melhores? Infelizmente, na verdade não. De um modo geral, você deve escolher entre núcleos mais fracos e menos poderosos. As CPUs Intel tendem a ter menos núcleos mais poderosos. A AMD geralmente tem muito mais núcleos que não são tão fortes.
Hyperthreading refere-se a um núcleo de CPU que pode se comportar como dois núcleos. Portanto, uma CPU quad-core com hyperthreading atua como uma CPU de 8 núcleos. A Intel se refere ao hyperthreading separadamente, enquanto a AMD o incluiu na contagem geral de núcleos. Para todos os fins práticos, você não notará diferença.
Na verdade, existem apenas duas instâncias em que você escolheria o desempenho de thread único em vez de multithread. O jogo é provavelmente o mais proeminente. Os jogos usam muito pouco o multiencadeamento, portanto, ter maiores recursos de encadeamento único tende a beneficiar mais os jogos.
A outra instância em que o desempenho de thread único é preferido são as máquinas de menor potência, com poucos núcleos. Obviamente, se o seu computador tiver apenas dois núcleos, você deseja aproveitar ao máximo. Você deve ter em mente que essas instâncias estão começando a desaparecer e, em breve, até máquinas de gama baixa terão pelo menos quatro núcleos.
E quanto a velocidades de clock, cache, etc.?
A velocidade do relógio depende inteiramente da maneira como o silício real da CPU é organizado e projetado. Isso geralmente é chamado de arquitetura da CPU.
Um excelente exemplo da história recente é o Bulldozer e Piledriver CPUS da AMD. Eles eram mais conhecidos popularmente como a série FX. Essas CPUs podiam atingir velocidades de clock de até 5 GHz, mas eram conhecidas por apresentar um desempenho grosseiro de seus equivalentes Intel em velocidades de clock muito mais baixas. Os chips da Intel tinham uma arquitetura muito melhor, então tiveram um desempenho melhor, independentemente da velocidade do relógio. Não coloque muito estoque em velocidade de clock, a menos que esteja comparando duas CPUs na mesma linha de produtos.
O cache é um pouco diferente. Cache é memória intermediária para a CPU usar enquanto processa informações. É ainda mais volátil e muito mais rápido que a RAM, porque é usado por períodos ainda mais curtos. O cache provavelmente não fará uma enorme diferença no desempenho da CPU, a menos que você esteja movendo uma tonelada de dados por uma CPU com muitos núcleos.
Se a sua CPU para jogos quad core não tem muito cache, isso não é grande coisa. Se a sua estação de trabalho de renderização estiver ausente no departamento de cache, você não se divertirá.
Quase todas as outras estatísticas que você verá em uma CPU são fortemente influenciadas pela arquitetura da CPU. A única maneira de abordá-lo de forma educada é pesquisar primeiro a arquitetura da CPU. Então, se parecer o ajuste certo, comece a procurar o modelo de CPU certo para você.
Overclock
Muitos construtores de PCs gostam de ajustar o novo PC após construí-lo. Isso faz parte da diversão. Overclocking desempenha um grande papel lá. Uma CPU com overclock permite aumentar as velocidades de clock desse processador muito além do especificado pelo fabricante.
Se você busca extrema estabilidade, o overclock não será adequado para você. Não, as CPUs com overclock não são inerentemente instáveis ou propensas a falhas, mas você e você são responsáveis por como esse processador funciona. Deseja ser responsável por isso em um servidor de missão crítica? Provavelmente não. As CPUs do servidor geralmente não fazem overclock, então não se preocupe.
Se você é um jogador ou mesmo um profissional que se sente à vontade para ajustar a sua máquina, o overclock pode ser um grande benefício. Com um resfriamento adequado, muitas CPUs modernas podem atingir velocidades de clock quase 1 GHz mais altas do que as originalmente definidas. Essa é uma enorme diferença pelo mesmo preço.
Overclock pode ser perigoso. Você precisa manter as tensões da CPU e da placa-mãe abaixo ou perto das especificações do fabricante. O calor é a desgraça da eletrônica, e o overclock pode gerar muito disso. Se você planeja fazer um overclock no seu processador, verifique se possui uma solução de refrigeração substancial para suportá-lo.
Atualmente, as CPUs da Intel que possuem um número de modelo terminado em “k” ou “x” são as que têm overclock. Toda a linha Ryzen da AMD pode ser feita com overclock.
Virtualização
A virtualização não é realmente comum para a maioria dos usuários de desktop. É muito popular no mercado de servidores, e muitos usuários de estações de trabalho também confiam nele. A virtualização é uma tecnologia que permite que um computador execute vários computadores virtuais dentro de si. Portanto, em vez de apenas instalar o sistema operacional de base, o sistema operacional seria o "host" e executaria um software chamado "hipervisor". Esse hipervisor ofereceria suporte a mais outros sistemas operacionais "convidados" que são executados independente. É uma simplificação exagerada, é claro, e se você não tem idéia do porquê alguém precisaria, provavelmente não.
Se você estiver construindo um servidor, precisará de virtualização. Quase todo o hardware do servidor executa máquinas virtuais. Eles permitem que os serviços sejam separados e / ou distribuídos para eficiência e facilidade de gerenciamento.
Muitos usuários de estações de trabalho também gostam de máquinas virtuais. Veja os desenvolvedores, por exemplo. Eles geralmente precisam testar seu código em vários sistemas operacionais e versões de sistemas operacionais. Seria terrível precisar desse número de computadores, mas a virtualização permite que eles tenham o número necessário em todas as estações de trabalho regulares.
Para CPUs Intel, a virtualização é ativada através do VT-x. Os processadores AMD usam AMD-V. A maioria, se não todas as CPUs modernas, suportam pelo menos essa forma básica de virtualização. Se você precisar de um recurso, verifique antes de comprar.
Passagem da GPU
Em casos mais avançados, você precisa de acesso direto aos seus dispositivos de hardware a partir de máquinas virtuais. Por exemplo, os servidores de computação em nuvem precisariam que suas máquinas virtuais pudessem acessar uma bateria de GPUs para obter desempenho computacional. Isso seria verdade para estações de trabalho de desenvolvedor em que o software que está sendo testado requer aceleração de GPU. Se você é um usuário do Linux e um jogador, conhece a passagem da GPU para jogar jogos do Windows em uma máquina virtual.
De qualquer forma, a passagem do dispositivo geralmente é suportada apenas em hardware de ponta. Nos processadores Intel, a tecnologia de virtualização é VT-d. Com a AMD, é o AMD-Vi. As CPUs de jogos da Intel, que terminam em "k", geralmente não suportam esse recurso. A maioria das CPUs AMD faz.
Memória ECC
ECC significa código de correção de erros. É um código especial incorporado na RAM para impedir a rara corrupção de dados aleatórios. Embora realmente não seja tão comum, isso pode acontecer e ocorre em cargas de trabalho de maior volume.
Servidores e estações de trabalho se beneficiam mais dos recursos do ECC. Os servidores estão funcionando 24/7/365. Eles nunca param e não podem se dar ao luxo de fazê-lo. A corrupção de dados pode causar falhas no serviço para milhares de pessoas, ou pior, dados perdidos ou incorretos. Se isso acontecesse no seu banco, você não seria feliz. A memória ECC ajuda a impedir que esse problema aconteça.
As estações de trabalho que processam grandes quantidades de dados também podem se beneficiar do ECC. Tarefas como renderizar modelos e animações em 3D podem levar dezenas de horas por vez, mesmo em hardware de última geração. Você não gostaria de chegar ao final desse processo apenas para descobrir que a renderização foi corrompida em algum lugar ao longo do caminho e é necessário iniciar novamente.
Devido à natureza especializada da memória ECC, a maioria das CPUs não a suporta. Se você precisa de ECC e deseja a Intel, precisará permanecer na família Xeon. A AMD tem um histórico de suporte ao ECC, mesmo em produtos para desktop. Isso continua com Ryzen. O suporte ao Ryzen ECC é baseado na placa-mãe; portanto, selecione uma placa que suporte ECC, e a Ryzen também.
A ferramenta certa para o trabalho
Intel i7 7700k
Você precisa basear sua escolha na CPU na tarefa que mais a utilizará. Escolha a CPU que mais se destaca nessa tarefa. Se você deseja fazer várias coisas com o seu computador, escolha a coisa mais importante ou procure uma CPU que esteja em algum ponto intermediário entre o que você precisa.
Jogos
Jogos não são bem multiencadeados. De fato, a maioria dos jogos só pode usar até quatro núcleos de CPU. Por esse motivo, os jogos se beneficiam mais com núcleos individuais mais poderosos. Isso geralmente significa CPUs da Intel.
Algo interessante está acontecendo no mundo dos jogos. Os jogos nem usam CPUs quad core ao máximo. Alguns fabricantes de PCs estão vendo intencionalmente o quão baixo eles podem ir na seleção de uma CPU. Existem máquinas de jogos econômicas por aí com CPUs Intel Pentium e placas gráficas de ponta, porque os jogos dependem muito mais da GPU do que do processador.
Há algo mais a ser levado em consideração em um PC para jogos, streaming. Você planeja transmitir seus jogos enquanto joga? Se o fizer, ou planeja executar outros programas enquanto estiver jogando, considere uma CPU com mais núcleos de qualquer maneira. Os núcleos extras não melhoram o desempenho do seu jogo, mas ajudam a executar mais programas, como software de streaming, enquanto você joga.
Recomendações
Intervalo médio
Intel i5 7600k
Ou
AMD Ryzen 1600
High End
Intel i7 7700k
Ou
AMD Ryzen R7 1700
CAD / 3D / renderização
O trabalho em 3D é incrivelmente multiencadeado e depende muito de GPUs para ajudar na renderização de tarefas. Você precisa de uma CPU com núcleos e suporte de RAM suficientes, além de mais uma GPU poderosa.
Por causa da necessidade de cargas de núcleos de CPU e dos altos requisitos de RAM, realmente não é possível usar uma CPU de desktop padrão para trabalhos 3D, exceto as CPUs AMD Ryzen R7, e elas seriam a opção de orçamento.
Recomendação
Orçamento / Intervalo Médio
AMD Ryzen R7 1700x
High End
AMD Threadripper 1950X
… Desculpe Intel, você realmente perdeu aqui.
Computadores de escritório
Primeiro, será extremamente raro que um escritório construa PCs personalizados, mas, caso o façam, um equilíbrio entre preço e desempenho provavelmente será o melhor. A maioria dos funcionários de escritório não precisa de muita carga computacional, mas se beneficiariam de recursos moderados de multitarefa. CPUs de núcleo quádruplo seriam realmente ideais nessa situação.
Recomendação
Orçamento / Intervalo Médio
… Não há necessidade de máquinas de ponta aqui.
Servidores
Os chips de servidor são outra área em que vários núcleos são essenciais. Ao contrário do trabalho 3D e do CAD, a velocidade dos núcleos individuais geralmente é menos importante. As tarefas individuais do servidor geralmente são leves (a menos que você esteja falando de big data ou computação em nuvem), mas às vezes há milhares dessas tarefas menores chegando ao mesmo tempo. As CPUs de servidor precisam do maior número possível de núcleos / threads, com suporte quase infinito à RAM.
Essa é a generalidade do uso do servidor. Se você estiver configurando um servidor de arquivos simples, poderá usar um Raspberry Pi, e provavelmente seria bom.
Para um servidor de empresa de pequeno porte ou até mesmo uma instalação doméstica mais sofisticada, os processadores Xeon da série E3 da Intel ou mesmo o Ryzen da AMD rodam com memória ECC seria ótimo.
Implantações maiores ficam muito mais complexas e não há como dizer com certeza o que você precisa em uma breve visão geral como esta. Este é o território em que as configurações de várias CPUs com mais de US $ 1000 são lançadas como nada. As CPUs Epyc da AMD e os processadores Xeon E5 e E7 da Intel são os melhores para essas situações.
Criptografia
O cracking de criptografia e a mineração de criptomoeda são tratados nas GPUs muito mais do que nas CPUs. Esse tipo de tarefa está tão distante da liga de CPUs, que geralmente não vale a pena tentar. Consiga pelo menos uma boa GPU e ficará muito mais feliz.
Com isso dito, se você quiser usar sua CPU para tarefas menores relacionadas à criptografia, o multi-core e o multi-thread são o caminho a percorrer. Considere a linha Ryzen R7. Eles serão o melhor retorno para seus investimentos agora.
Pensamentos finais e o futuro
Ninguém sabe o que o futuro reserva. Antes do lançamento da Ryzen no início deste ano, a AMD não era nem uma concorrente no mercado de CPUs. Agora, eles dominaram este artigo, como se estivessem dominando a opinião popular em muitas comunidades.
Você sempre precisa ler resenhas e referências e sempre considerar o motivo pelo qual usará o computador. Provavelmente, é uma aposta segura que o mercado de CPU verá uma contagem crescente de núcleos nos próximos anos com velocidades de clock ainda mais rápidas e maior eficiência de energia.
A única maneira real de "proteger o futuro" do seu computador é comprar peças de exagero. Tente comprar a melhor peça dentro do seu segmento de mercado específico e não economize em outros componentes. Essa é a melhor maneira de garantir que seu computador permaneça funcional e agradável pelo menos nos próximos anos.