Anonim

Existem dois fatos que são praticamente indiscutíveis:

  1. A maioria de nós trabalha não apenas com mais arquivos, mas também com arquivos muito maiores do que há apenas alguns anos atrás.
  2. A maioria de nós tem um PC antigo, para o qual realmente não usamos.

Solução: Você pode usar esse PC antigo como armazenamento em rede. É fácil de fazer.

É chamado de armazenamento conectado à rede ou simplesmente NAS. Basicamente, significa um dispositivo de armazenamento conectado diretamente à sua rede, para que você possa armazenar arquivos de qualquer máquina na sua rede. Você pode comprar o NAS, se desejar. Vários fornecedores oferecem soluções de NAS, como Mirra, Netgear e outros. Você também pode comprar gabinetes de disco rígido que funcionam como dispositivos de rede. Mas você também pode usar qualquer PC de mesa antigo como seu próprio NAS doméstico.

Se você deseja usar um PC antigo como NAS, lembre-se de que ele não precisa ser muito poderoso. Ao agir simplesmente como um meio de armazenamento, o computador não precisa ter muita potência. Se ele pode executar o Windows XP ou uma distribuição básica do Linux, é poderoso o suficiente para atuar como NAS. Mesmo sistemas muito mais antigos baseados em Pentium 3 podem funcionar como NAS. Provavelmente, 256 MB de RAM também são suficientes para você. O que é mais importante do que qualquer outra coisa é o tamanho do disco rígido, pois isso determinará quanta capacidade esta máquina terá como um dispositivo de armazenamento em sua rede.

Vamos assumir o Windows XP aqui. Uma cópia completa do Windows XP é realmente um exagero para o NAS, no entanto, as pessoas estão muito familiarizadas com o Windows XP, o que traz comodidade ao processo. Você pode usar uma distribuição Linux ou um software ainda mais despojado para alimentar sua caixa NAS, mas precisa saber como usá-la. Portanto, para configurar um NAS baseado no Windows XP, faça o seguinte:

  1. Se você precisar atualizar o disco rígido para algo maior, faça isso agora. Com unidades tão baratas quanto hoje, obtenha o tamanho máximo possível. Instale o disco rígido como faria com qualquer outro disco rígido.
  2. Formate o disco rígido e reinstale o Windows XP. É melhor ter uma instalação limpa do Windows apenas para limpar qualquer lixo que possa estar lá antes.
  3. Hora de escolher e instalar um programa de backup. Existem toneladas deles por aí para escolher. Uma boa é o Cobian Backup. É gratuito e não usa nenhum formato proprietário, o que significa que você pode restaurar um arquivo simplesmente movendo-o de volta ao seu local original. Instale o Cobian no computador NAS desta forma, tudo está centralizado nessa máquina. Ele acessará os arquivos nas máquinas clientes pela rede.
  4. Verifique se o compartilhamento de arquivos está ativado na sua rede.
  5. Vá para cada pasta na qual você deseja fazer backup e ative o compartilhamento de arquivos nessa pasta. Eu recomendo que você faça isso pasta por pasta. Sim, você pode optar por tornar sua unidade inteira compartilhável no PC cliente, no entanto, isso potencialmente abre essa máquina para grandes problemas de segurança.
  6. Configure a tarefa de backup no Cobian. É muito fácil de fazer. Digite um nome para a tarefa, selecione os arquivos que você deseja fazer backup, o destino do backup, agende o backup para que seja executado em determinados horários, selecione se deseja criptografia ou compactação etc.
  7. Repita a etapa 6 para qualquer conjunto de arquivos ou pastas que você deseja fazer backup.

E quanto à redundância?

Existem algumas maneiras diferentes de criar redundância para seu backup.

  1. Use RAID. Isso aumentará seus requisitos de hardware, mas o uso do RAID espelhará automaticamente seus dados para um segundo disco rígido.
  2. Use Cobian para fazer backup do backup. Você pode configurar o Cobian para simplesmente executar outra tarefa de backup em si mesmo, fazendo backup dos seus arquivos de backup em um segundo disco rígido internamente na máquina NAS.
  3. Use FTP. O Cobian suporta transferências de FTP, para que você possa enviar seus backups por FTP para um servidor remoto. Você pode querer que o Cobian criptografe os arquivos enviados para um servidor FTP.

Mantenha a nuvem em mente também

Este artigo mostra uma maneira simples e prática de configurar o NAS na sua rede doméstica local. Mas lembre-se de que muitos estão recorrendo à Internet para cuidar de um backup automático e redundante de seus dados.

Serviços como Mozy, X Drive, IBackup e Carbonite, todos oferecem maneiras muito convenientes de cuidar do seu backup de dados. Uma vez configurados, esses serviços estão no piloto automático. E não é mais redundante que um serviço remoto. Está fora do local e um sistema completamente diferente.

Como: criar seu próprio armazenamento conectado à rede