A gama R7 são as CPUs topo de gama da Ryzen. A diferença entre as três principais fichas é a velocidade do relógio padrão. Todos os três chips possuem 8 núcleos físicos e 16 threads. Estes são chips multitarefa bestiais.
As estações de trabalho são a aplicação mais óbvia para as CPUs R7. Profissionais que precisam de um monte de threads para compilar software, renderizar vídeo ou executar aplicativos 3D complexos terão o maior benefício dos chips R7. Os benchmarks mostraram que eles são comparáveis às ofertas de ponta da Intel, que custam mais do que o dobro do que o silício da AMD irá atrasar.
Jogadores de ponta e streamers também terão enormes benefícios com o Ryzen topo de linha. A maioria dos jogos utiliza apenas 4 threads em um processador. Se você apenas joga, ter um chip quad core não é um problema muito grande. Fazer qualquer outra coisa afetará o desempenho do seu jogo nessas circunstâncias.
Portanto, se você multitarefa enquanto joga, especialmente se você transmitir seus jogos, ter núcleos extras fará uma enorme diferença. Os streamers também verão o benefício desses tópicos extras ao editar seus vídeos.
R5 1600 e 1600x
A maioria dos jogadores se sai muito bem com os processadores Ryzen da série 1600. Como os R7s, a diferença entre esses dois é a velocidade do relógio. Estranhamente, o 1600x também não vem com um ventilador, enquanto o 1600 vem. Há algo em que pensar também. As CPUs da série R5 1600 possuem 6 núcleos físicos com 12 threads. Isso ainda é uma tonelada de poder multitarefa.
O 1600x, na verdade, atinge as mesmas velocidades de clock que o 1800x, mas com menos núcleos. Para os jogadores, esta é uma oportunidade interessante. As CPUs da série 1600 podem obter desempenho de jogo semelhante, se não o mesmo, que seus equivalentes mais avançados pela metade do preço.
Como a maioria dos jogadores não precisa de 16 threads, os 1600 chips alcançam um equilíbrio perfeito que ainda fornece uma boa quantidade de energia multithreading.
R5 1400 e 1500x
Os chips de extremidade inferior são mais adaptados para uso geral . Isso não significa que eles não sejam extremamente capazes. Eles simplesmente não são tão bons quanto seus parentes mais sofisticados para aplicativos como jogos.
Os 1400 e 1500x são chips de quatro núcleos com 8 threads. A diferença entre os dois mais uma vez diminui a velocidade do relógio, com o 1500x chegando a 3, 7 GHz no turbo.
Se você estiver procurando por uma máquina de jogos de baixo orçamento ou um computador de mesa comum que execute rapidamente vários aplicativos com rapidez, o 1400 ou 1500x será uma ótima opção.
Overclocking é um grande negócio
Há outra consideração importante ao comprar uma CPU Ryzen. Você está disposto a fazer overclock? Com a Ryzen em particular, você pode economizar muito dinheiro.
Lembra como as CPUs em cada conjunto eram diferenciadas apenas pela velocidade do relógio? Através do overclock, essa diferença pode ser completamente eliminada.
Por exemplo, o R7 1800x faz overclock para cerca de 4GHz. Geralmente não pode ir muito mais alto. O R7 1700x e o R7 1700 também fazem overclock para cerca de 4GHz. O 1700 pode chegar apenas a 3, 8 GHz ou 3, 9 GHz, mas ainda está muito próximo.
O que torna isso ainda mais louco é que esses overclocks podem ser alcançados com o cooler de estoque. Você nem precisa comprar mais nada.
Você pode realmente fazer exatamente a mesma coisa com o 1600 e o 1600x. Não há praticamente nenhuma diferença entre eles com um overclock decente.
Todas as CPUs Ryzen são com overclock, e geralmente é muito fácil fazer overclock. Mesmo que você não tenha feito o overclock antes, pode valer a pena considerar fazer overclock para economizar um bom pedaço de dinheiro.
Placas-mãe Ryzen
Existem três chipsets disponíveis para a Ryzen. Um chipset determina os recursos da placa-mãe, por isso é uma coisa importante a considerar. Ter um chipset ruim pode limitar severamente o seu processador.
Os três chipsets Ryzen são X370, B350 e A320. Os dois primeiros são ótimos. Dados os custos, não há absolutamente nenhuma razão para comprar uma placa A320.
Também é importante observar que as placas-mãe Ryzen usam o soquete AM4. Eles não são compatíveis com placas AMD mais antigas. A partir de agora, todas as placas AM4 de soquete são compatíveis.
X370
As placas X370 são as placas com mais recursos disponíveis para a plataforma. Eles usam o maior número possível de recursos e capacidades da CPU. As placas X370 permitem overclock e várias GPUs por meio do Crossfire ou SLI.
Geralmente, os fabricantes de placas-mãe utilizam essas placas com mais portas USB e SATA, melhores placas de som e vários slots M.2. Eles também tendem a ter melhores recursos de overclock.
No entanto, se você não precisar de muitos extras, o X370 pode ser um exagero.
B350
B350 é uma boa placa de linha de base. Possui todos os recursos que a maioria das pessoas precisa, sem muitos extras. O B350 permite overclock, mas não suporta várias placas gráficas.
Ele vem com portas suficientes para a maioria das compilações médias. Geralmente, essas placas possuem um M.2. O B350 oferece qualidade sólida sem muitos babados.
RAM rápida
Ryzen usa RAM DDR4. Não é compatível com os padrões mais antigos. DDR4 é o padrão atual e agora é a forma mais comum de RAM a ser encontrada.
O DDR4 tem velocidades de clock muito mais rápidas que seus antecessores. Ryzen tira proveito disso. Na verdade, os benchmarks mostram que a velocidade da RAM faz uma enorme diferença no desempenho dos jogos com o Ryzen.
Embora a velocidade do clock de 2133MHz seja a menor velocidade disponível no DDR4, é altamente recomendável usar RAM de 3000MHz ou superior com o Ryzen, especialmente se você estiver jogando. Se 3000 MHz estiver fora do seu orçamento, vá o mais alto que puder. Faz uma diferença notável.
Discos rígidos
Discos rígidos são discos rígidos. Eles não mudaram muito há muito tempo. Obviamente, as unidades de estado sólido são muito mais rápidas que as unidades baseadas em disco e quase todas as unidades serão conectadas através de SATA.
Dito isto, qualquer unidade moderna funcionará em sua compilação. Se puder, escolha uma unidade de estado sólido para o seu sistema operacional.
M.2 Para velocidade adicionada
M.2 é uma maneira relativamente nova de conectar unidades de estado sólido a uma placa-mãe. Ele fornece um soquete direto na placa-mãe ao qual você pode conectar um SSD M.2 e obter velocidades de transferência muito mais rápidas que o SATA.
Muitas placas-mãe Ryzen vêm com portas M.2. Vale a pena considerar o uso de uma unidade M.2 para o seu sistema operacional.
Placas Gráficas
As placas gráficas não são realmente dependentes da plataforma. Qualquer placa de vídeo lançada nos últimos anos funcionará com qualquer compilação no mesmo período. Existem algumas recomendações simples, no entanto.
A NVIDIA vence com potência pura no momento. Para quem procura as placas gráficas mais poderosas para jogos profissionais de ponta ou aplicações profissionais, confira as principais ofertas da NVIDIA. Estes seriam os GTX 1080Ti, GTX 1080 e GTX 1070.
Se você é um jogador que não precisa de resolução de 4K ou a capacidade de executar absolutamente tudo em configurações ultra, existem ótimas placas de médio alcance que não custam uma fortuna. Qualquer uma dessas placas reproduz seus jogos em um monitor 1080p padrão na faixa mais alta de configurações.
Os fãs da NVIDIA podem conferir o GTX 1060. É um ótimo cartão com o qual qualquer jogador ficaria feliz. Os fãs da AMD podem dar uma olhada no RX 580 e RX 570. Você também pode ver o RX 480 e o RX 470. Eles são basicamente os mesmos cartões. O RX 580/480 é muito semelhante em desempenho ao GTX 1060.
Qualquer placa de extremidade inferior funcionará, mas você perderá algum desempenho. Se o orçamento é uma preocupação ou você é um jogador mais casual, o RX 460 ou o GTX 1050 seria ótimo. Você também pode analisar qualquer coisa abaixo disso, mas saiba que o desempenho continuará a sofrer à medida que você diminuir.
Suprimentos de energia
Fontes de alimentação são importantes. É sempre uma boa ideia investir em um PSU confiável. Eles podem afetar a estabilidade geral do sistema, evitar danos elétricos e até ajudar a habilitar o potencial de overclock.
Primeiro, não compre muito PSU. Não tem um impacto negativo no seu sistema, mas desperdiça dinheiro. Verifique se a fonte de alimentação atende aos requisitos de potência do seu sistema. Você pode calcular a voltagem recomendada do seu sistema com a calculadora da Outer Vision.
Existem classificações de eficiência para fontes de alimentação. Eles são os seguintes: bronze, prata, ouro, platina, titânio. O bronze é menos eficiente e o titânio é o mais. É uma boa ideia escolher uma fonte de alimentação com classificação de ouro ou platina, se puder.
É difícil recomendar PSUs específicas, mas algumas marcas geralmente se destacam. Tente escolher uma fonte de alimentação Corsair, EVGA ou SeaSonic. Eles tendem a ser bem feitos e confiáveis. Obviamente, verifique os comentários em qualquer PSU antes de comprar. Essa é a melhor maneira de obter uma idéia precisa, se for a jogada certa.
Encontrando um Caso
Isso é realmente uma questão de preferência. Quase qualquer caso funcionará. Você precisa garantir que seus componentes se encaixem.
Verifique sua placa-mãe. Será uma placa-mãe ATX ou mATX. O mATX é menor. Seu caso deve suportar o tamanho que você escolher. Ainda não existem placas-mãe ITX para a Ryzen. Quando eles vierem, eles abrirão uma variedade de casos muito menores.
Embrulhar
Até agora, você tem uma idéia decente de como criar seu próprio PC AMD Ryzen. Lembre-se de olhar em volta e encontrar as melhores opções para atender às suas necessidades individuais.
Se precisar de ajuda, não deixe de visitar os Fóruns da PCMech para perguntar. Nossa comunidade ficaria feliz em lhe fornecer seus conhecimentos e idéias.