Anonim

O Firefox pode estar um pouco atrás do Chrome e do Edge em termos de recursos e segurança, mas ainda é o meu navegador preferido. Como o único navegador dos três a não coletar e vender meus dados, também é o navegador preferido por muitos profissionais de segurança que conheço. Tudo isso à parte, o Firefox oferece muito controle sobre a navegação, com um recurso interessante: a capacidade de bloquear um site.

Consulte também o nosso artigo Como usar os controles dos pais para bloquear programas no Netflix

Se você quiser aprender a bloquear um site no Firefox, continue a ler!

Por que você deseja bloquear um site?

A internet é liberdade, certo? A liberdade de ir aonde você quiser, dizer o que quiser e acessar informações da maneira que escolher, certo? Sim e não. Se você é adulto, usando seu próprio computador, a Internet deve ser aberta e gratuita. Mas e as crianças? E no trabalho, na escola ou na faculdade? E se você quiser garantir a segurança?

A maioria das pessoas sabe o suficiente sobre a Internet para ter cuidado aonde vai e o que faz o download. A maioria dos adultos sabe que existem lugares onde você simplesmente não fica on-line. O mesmo não pode ser dito para todos e, se você tem pessoas para proteger ou produtividade para manter, bloquear sites é uma maneira legítima de fazer isso.

Então esse é o porquê, agora para o como.

Bloquear um site no Firefox

Na maioria das situações, existem três maneiras de bloquear um site no Firefox. Você pode usar o controle dos pais do Windows, bloquear manualmente sites no seu arquivo host ou usar um complemento do Firefox. Cada um realiza o trabalho, mas varia em sua facilidade de uso. Os complementos funcionam mais rápido, mas envolvem o download e a execução de um complemento. Os controles dos pais vêm a seguir, mas não são infalíveis. O arquivo hosts é o mais envolvido, mas é menos óbvio para alguém que deseja contornar suas restrições.

Bloquear um site no Firefox usando o controle dos pais do Windows

Infelizmente, o Firefox não vem com o controle dos pais embutido, então precisamos usar o Windows. Para fazer isso funcionar, você precisará configurar uma conta filha no Windows 10. Embora seja referida aqui como uma conta filha, você pode usá-la por qualquer motivo que desejar.

  1. Navegue para Configurações e contas no Windows 10.
  2. Selecione Família e outros usuários e, em seguida, Adicionar um membro da família.
  3. Selecione Adicionar um filho, digite o endereço de e-mail e clique em Avançar. Todas as contas filho precisam ter contas da Microsoft por algum motivo. Se você precisar criar um, siga o assistente que aparece.
  4. Selecione Família e outros usuários novamente e clique no link Gerenciar configurações da família online. Isso abrirá o Edge e o levará à página de configurações da família.
  5. Selecione o novo usuário e selecione Configurações ao lado de Navegação na Web.
  6. Selecione Bloquear sites inadequados para ativar o SafeSearch.
  7. Você também pode permitir ou bloquear sites específicos, como achar melhor, adicionando o URL deles.

Essas configurações funcionam inerentemente com o Edge, mas o Firefox verifica as configurações sempre que é carregado e cumpre as configurações do SafeSearch.

Bloquear um site no Firefox usando complementos

O Firefox possui uma ampla variedade de complementos que você pode usar para bloquear sites específicos. Eles podem ser mais adequados para situações que não sejam proteger crianças, mas podem ser contornados se o usuário souber o que está fazendo.

  1. Visite o site de complementos do Firefox usando o navegador e pesquise Controle dos Pais.
  2. Selecione um complemento adequado e instale-o. Siga as instruções de configuração, pois cada uma difere de acordo com o produto. Certifique-se de definir uma senha difícil para manter o complemento seguro.
  3. Reinicie seu navegador, se necessário, e teste.

Existem dezenas de complementos que fazem várias coisas, além de bloquear um site no Firefox. Cada um deles difere exatamente o que faz e como o faz, portanto verifique as revisões antes de tentar.

Bloquear um site no Firefox usando o arquivo hosts

A maneira final de bloquear um site no Firefox é editar o arquivo de hosts. Um arquivo host mapeia endereços IP com nomes de domínio e é verificado pelo Windows antes de visitar um site específico. É uma boa maneira de bloquear sites específicos sem usar controles ou complementos dos pais. A desvantagem é que você precisará alterar a entrada se quiser acessar um site específico, pois os bloqueia permanentemente para todos os usuários.

  1. Navegue para C: \ Windows \ System32 \ drivers \ etc.
  2. Clique com o botão direito do mouse no arquivo hosts e selecione copiar. Em seguida, cole-o na pasta para obter uma cópia limpa.
  3. Clique com o botão direito do mouse em hosts e selecione editar.
  4. Digite ou cole '127.0.0.1 www.sitename.com' e '127.0.0.1 sitename.com' em linhas separadas. Onde você vê o nome do site, adicione o URL do site que você deseja bloquear. Nós cobrimos ambos www. e nome do site como sites tendem a usar os dois.
  5. Repita o procedimento para quantos sites você deseja bloquear.
  6. Salve o arquivo hosts e reinicie o computador.

Agora, toda vez que você tentar acessar um dos sites listados, você verá a página incapaz de se conectar no Firefox. Ao direcionar uma URL para 127.0.0.1, você a envia para o endereço de loopback do seu computador. Isso significa que o navegador nunca acessará o site em questão.

A desvantagem de usar o arquivo hosts é que você precisa bloquear manualmente cada site. A vantagem é que a maioria dos usuários não sabe como você fez isso.

Como bloquear um site no firefox