A maioria dos programas e aplicativos depende de uma conexão com a Internet, mas às vezes podemos impedi-los de acessar o mundo inteiro. Se isso acontecer, precisamos bloqueá-los manualmente com um firewall para impedi-los de ligar para casa ou se conectar completamente. Se você estiver usando o Windows, veja como bloquear programas no Windows Defender Firewall.
Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Windows 10 - O melhor guia
O Windows Defender Firewall está embutido no Windows 10 e agora é um firewall competente para proteger seu computador. Ainda não é tão bom quanto muitos firewalls de terceiros, mas está melhorando gradualmente. Se você é o usuário doméstico médio que usa um roteador com NAT, deve ter proteção suficiente. Se o seu roteador também possui um firewall embutido, isso é ainda mais proteção.
Se você se conectar a pontos de acesso móveis ou trabalhar na estrada, precisará fazer sua própria proteção. É aí que entra o Windows Defender Firewall. Ele está embutido no Windows 10, é ativado por padrão e funciona de maneira credível para proteger seu computador. Eu ainda sugeriria um firewall de terceiros sobre a versão incorporada, mas se isso é tudo o que você quer ou o que tem, tudo bem também.
Bloqueio de programa com o Windows Defender Firewall
A interface principal do Windows Defender Firewall não possui todas as ferramentas avançadas necessárias para bloquear programas. Em vez disso, digite 'firewall' na Caixa de Pesquisa do Windows e abra a versão do Painel de Controle. Selecione Configurações avançadas à esquerda e você verá uma janela pop-up chamada Windows Defender Firewall with Advanced Security. É daqui que bloqueamos os programas.
Bloquear o tráfego de saída com o Windows Defender Firewall
Para bloquear programas que chegam do seu computador, criamos uma regra de saída no Windows Defender Firewall. Aqui está como:
- Abra o Windows Defender Firewall com Segurança Avançada, como acima.
- Selecione Regras de saída no painel esquerdo.
- Selecione Nova regra no painel à direita.
- Selecione Programa e Este Caminho do Programa.
- Selecione Procurar e selecione o executável do programa que você deseja bloquear.
- Altere se você vir% USERPROFILE% para o caminho absoluto do executável e selecione Avançar.
- Selecione Bloquear a conexão e marque os perfis de rede pública e privada que se aplicam e pressione Concluir.
Sua regra agora está em vigor e deve bloquear o tráfego desse programa a partir de agora.
Na etapa 6, o Windows geralmente preenche o caminho do executável com variáveis ambientais. Dependendo do programa, você poderá ver o patch mudar de C: \ PROGRAM para% USERPROFILE% \ Program. Você precisará alterar isso novamente para C: \ PROGRAM para que a regra funcione corretamente.
Também certifique-se de escolher o executável correto. Alguns programas usam vários arquivos para acessar a Internet ou usam o executável de 32 e 64 bits. Certifique-se de bloquear todos eles usando uma regra separada para cada um.
Bloquear o tráfego de entrada do programa com o Windows Defender Firewall
Para bloquear o tráfego de entrada em um programa, criamos uma regra de entrada no Windows Defender Firewall. O processo é muito semelhante ao bloqueio do tráfego de saída.
- Abra o Windows Defender Firewall com Segurança Avançada.
- Selecione Regras de entrada à esquerda.
- Selecione Nova regra no painel à direita.
- Selecione Programa e Este Caminho do Programa.
- Selecione Procurar e selecione o executável do programa ou digite o caminho absoluto.
- Selecione Bloquear a conexão e verifique todos os perfis de rede que se aplicam e pressione Concluir.
Como nas regras de saída, altere onde você vê% USERPROFILE% para o caminho absoluto do executável, se necessário.
Perfis de rede
Os programas de bloqueio no Firewall do Windows Defender exigem que você especifique perfis de rede. Você verá Domínio, Privado e Público, mas o que eles significam? Domínio é para computadores que fazem parte de um domínio que usa o Active Directory. Isso será trabalho ou faculdade, pois não há muitos usuários domésticos, ambos com domínios.
As redes privadas são para residências onde sua rede é segura e você confia em outros computadores. As redes públicas são para hotspots, cafés e outros lugares onde você não sabe o que mais poderia estar na rede.
Se você usar o computador apenas em casa, será possível selecionar apenas Rede privada para o perfil. Se você levar o computador para a escola, faculdade, cafeteria ou na estrada, a seleção de Público é essencial. Se você usar o computador nas duas situações, basta selecionar os dois perfis. Selecione Domínio apenas se você se conectar a uma rede da empresa.
É relativamente simples bloquear programas no Windows Defender Firewall. Embora ainda não seja tão bom quanto outros programas, ele faz o trabalho. Conhece outras maneiras de fazer isso sem instalar um firewall de terceiros? Conte-nos sobre isso abaixo, se você o fizer!