Anonim

A mistura de duas ou mais imagens juntas é uma forma de manipulação de imagens que é muito difícil de fazer manualmente. Alguns softwares de edição de imagens têm a capacidade de executar essa funcionalidade, no entanto. Com esses programas, você pode mesclar duas ou mais imagens. Isso geralmente é feito com as opções de camadas que permitem combinar várias fotos com vários modos de mesclagem e ferramentas de gradiente. Apresentarei um breve e básico tutorial sobre como mesclar imagens usando o software de edição de imagens freeware, Paint.NET.

Consulte também o nosso artigo Paint.net: Como se livrar do fundo e torná-lo transparente

Se você não possui o Paint.NET, pode instalá-lo em sua máquina Windows (Windows 7 ou posterior) visitando esta página e baixando o arquivo .zip. Abra o arquivo zip no Windows 10 10, abrindo sua pasta no File Explorer e selecionando Extrair tudo . Execute o instalador e abra o Paint.NET.

Misture imagens com os modos de mesclagem do Paint.NET

Clique em Arquivo > Abrir e selecione uma imagem para abrir. Em seguida, clique em Camadas > Importar do arquivo e selecione outra imagem para abrir em uma segunda camada. A primeira imagem aberta será a camada de fundo.

Agora abra a janela Camadas, como no instantâneo diretamente abaixo, clicando no botão Camadas no canto superior direito da janela. Como alternativa, pressione a tecla de atalho F7 para abri-la. Isso mostra todas as camadas que você configurou.

A imagem na parte inferior da janela é a camada de fundo. No entanto, você sempre pode alternar as camadas selecionando a miniatura da imagem de fundo e pressionando o botão Mover camada para cima . Isso troca as duas camadas para que o plano de fundo anterior se torne a camada de primeiro plano.

Clique nas caixas de seleção ao lado das duas imagens, se ainda não estiverem selecionadas. Em seguida, selecione a miniatura da imagem na parte superior da janela Camadas com o cursor, como na imagem acima. Clique no botão Propriedades no canto inferior direito da janela para abrir Propriedades da camada, como no instantâneo abaixo.

Essa janela inclui uma barra de opacidade . A barra tem um valor padrão 255, para que não haja transparência da camada. Agora você pode mudar isso arrastando a barra para a esquerda, como mostra a figura abaixo.

Arrastar o controle deslizante para o meio da barra, como acima, combina efetivamente as duas imagens. Quanto mais você arrastar o controle deslizante da barra, mais transparente a camada se tornará. Se você arrastar a barra para a extrema esquerda, a imagem de fundo substituirá a imagem em primeiro plano.

O Paint.NET inclui até 14 modos de mesclagem alternativos para camadas. Você pode selecionar um desses modos clicando no menu suspenso Modo. O software adiciona o efeito de mesclagem a toda a camada.

Agora você pode experimentar esses modos de mesclagem selecionando-os no menu. Por exemplo, você pode selecionar Multiplicar no menu suspenso Modo. Esse é essencialmente um modo de mesclagem mais escuro que a configuração padrão.

Como alternativa, você pode selecionar modos de mesclagem mais claros. A tela é mais um modo de mesclagem oposto ao Multiply , pois clareia a mesclagem. O modo Clarear combina as camadas com os pixels mais claros.

Alguns dos modos de mesclagem alteram consideravelmente os esquemas de cores das camadas. Diferença e Negação são dois modos que escurecem e iluminam as cores. Na foto abaixo, selecionei a configuração Diferença para escurecer as cores da camada.

Misturando imagens com a ferramenta Gradient

Os modos de mesclagem na janela Propriedades da camada não são direcionados para uma área da imagem. Eles aplicam a mistura a toda a camada. Se você estiver procurando uma maneira de aplicar a mesclagem em uma área menor da camada, confira a ferramenta Gradiente .

Você pode aplicar algumas edições de gradiente a algumas camadas. Quando você configurar duas camadas para editar, conforme descrito acima, clique em Ferramenta e Gradiente . Isso abrirá uma nova barra de ferramentas com várias opções, como abaixo.

A barra de ferramentas inclui vários modos de mesclagem alternativos. Selecione a opção Linear , que é boa para aplicar a mistura em meia camada. Em seguida, clique no botão Modo de cor , circulado em vermelho no instantâneo diretamente acima e mude para o Modo de transparência . Observe que você também precisa selecionar a imagem na parte superior da janela Camadas para que essas opções funcionem.

Em seguida, mova o cursor para a extrema esquerda da imagem e clique com o botão esquerdo do mouse. A camada de fundo ficará visível e você verá um pequeno círculo à esquerda da imagem. Passe o cursor sobre esse círculo, mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado e arraste o segundo pequeno círculo em direção ao centro da imagem. Isso deve gerar um efeito de mesclagem semelhante ao mostrado abaixo. Pressione o botão Concluir na barra de ferramentas para aplicar a edição.

Isso aplicou efetivamente a mistura na metade esquerda da camada. Você pode aplicar a mistura a toda a camada, arrastando o segundo círculo no centro até a borda direita. Ou você pode misturar a metade direita da camada movendo o círculo à esquerda da imagem para a borda oposta. Mova o círculo à esquerda da imagem para as bordas superior ou inferior para mesclar a metade superior e inferior da camada.

Se você arrastar os dois círculos para o centro da imagem, terá um efeito semelhante ao diretamente abaixo. Isso mescla as imagens com pouca transparência. Assim, quanto mais você arrasta os círculos, maior a transparência.

O diamante é uma opção alternativa de mesclagem na barra de ferramentas. Isso permite misturar uma área da imagem em primeiro plano com a camada de fundo em uma forma de diamante. Selecione Diamante na barra de ferramentas e clique com o botão esquerdo do mouse em uma área da imagem em primeiro plano para combinar com a camada de fundo.

Então você verá a camada de fundo e poderá arrastar um segundo círculo do ponto selecionado para expandir o diamante como abaixo. A transparência também aumenta à medida que você arrasta o segundo círculo para longe do ponto selecionado. Assim, você ainda pode misturar muitas das camadas com esta opção.

A opção Radial é semelhante ao diamante , exceto que aplica um círculo transparente à imagem de plano de fundo. Assim, você pode incluir parte da camada de primeiro plano dentro do círculo. A opção funciona exatamente da mesma forma que o diamante que você aplica, selecionando um ponto para o primeiro círculo pequeno e, em seguida, arrastando o segundo para longe dele para expandir e aumentar a transparência.

Portanto, agora você sabe como mesclar ou mesclar várias imagens com os modos de mesclagem na janela Layers Properties do Paint.NET ou na ferramenta Gradient do software. Se você selecionar imagens que possam se sobrepor efetivamente e ter esquemas de cores semelhantes, a mistura de imagens poderá ser um ótimo efeito de edição.

Como misturar imagens no paint.net