Anonim

Se você deseja redimensionar uma única imagem no Windows, abra-a em um aplicativo como o Paint ou o Photos e faça as alterações manualmente. Mas se você precisar redimensionar várias imagens, este método manual é incrivelmente demorado e ineficiente.Embora não exista uma maneira simples de redimensionar várias imagens usando as ferramentas internas do Windows 10, existem várias opções gratuitas. utilitários de terceiros que podem fazer isso por você. Um dos nossos favoritos é o Image Resizer for Windows, um aplicativo bacana que se integra diretamente ao menu do botão direito do mouse e oferece várias opções poderosas para redimensionamento de imagem e alterações de formato. Veja como usá-lo para que você também nunca precise redimensionar várias imagens manualmente.

Redimensionar várias imagens com o Image Resizer for Windows

Para começar, acesse o site Image Resizer for Windows para baixar e instalar o aplicativo. Uma vez instalado, você verá suas opções no menu de contexto ao clicar com o botão direito do mouse nos arquivos de imagem.


Vamos mostrar como isso funciona com um exemplo. Na captura de tela acima, tenho uma pasta com seis imagens JPEG de vários tamanhos. Gostaria de redimensionar todos eles para que a dimensão mais longa não seja maior que 1600 pixels. Com o Image Resizer para Windows instalado, posso selecionar todos os arquivos, clicar com o botão direito do mouse e selecionar Redimensionar Imagens .


Isso exibirá a janela de opções do utilitário. Existem quatro opções de tamanho predefinido - pequeno, médio, grande e telefone - e uma opção personalizada na qual você pode inserir qualquer dimensão.

No exemplo acima, escolhi a opção personalizada e insiro 1600 x 1600 pixels. Com a opção Ajustar ativada, isso redimensionou as imagens para que sua maior dimensão não fosse maior que 1600 pixels, mantendo a proporção original da imagem. Você também pode escolher Preenchimento, que garantirá que a menor dimensão das imagens atinja o tamanho de pixel desejado, mantendo a proporção original; ou Alongar, que descartará a proporção original e alongará a imagem para que ela seja exatamente a proporção de pixels definida. Se estiver trabalhando com fotos, geralmente é melhor evitar a opção Alongar , pois distorcerá a imagem se a proporção de pixels inserida não corresponder à da imagem original.

Além de definir o tamanho de pixel desejado, você também pode optar por tornar as imagens menores, mas não maiores, o que evita ampliar imagens pequenas e degradar sua qualidade de imagem. Por padrão, o utilitário cria novas cópias das imagens para redimensionar, preservando os originais, mas você pode optar por substituí-los, se tiver certeza de que não precisará delas mais tarde.

De volta ao exemplo acima, defino o tamanho do pixel como 1600 x 1600, com a opção Ajustar selecionada para que meus arquivos mantenham a proporção original. Também habilitei a opção para evitar o redimensionamento de imagens menores que o tamanho máximo desejado. Com tudo pronto, basta clicar em Redimensionar e você terá suas novas imagens redimensionadas em lote esperando por você.

Como você pode ver na captura de tela acima, com base na coluna Dimensões no File Explorer, o utilitário redimensionou minhas imagens para que a maior dimensão não exceda 1600 pixels. No caso do arquivo 3, no entanto, não redimensionou a imagem porque suas dimensões originais já eram menores que 1600 pixels. Agora, minhas imagens têm o tamanho desejado e também economizei bastante espaço com a maioria das imagens com uma redução maior que 10x no tamanho do arquivo.

Opções avançadas do Image Resizer

As opções padrão no Image Resizer para Windows são adequadas para a maioria das situações, mas se você precisar de mais controle sobre o redimensionamento de imagens em lote e as conversões de formato, poderá clicar no botão Opções avançadas na interface do utilitário.

Na nova janela Opções avançadas exibida, você pode modificar as predefinições pequenas, médias, grandes e de telefone ou criar uma nova predefinição completamente. Você também pode alterar o formato do arquivo de suas conversões. JPEG é o padrão, mas também pode optar por BMP, PNG, GIF ou TIFF.


Por fim, você pode alterar o nome do arquivo padrão para os arquivos convertidos. O padrão é usar o nome do arquivo original seguido pelo nome predefinido de redimensionamento entre parênteses, mas você pode optar por incluir as novas dimensões, dimensões originais ou criar um nome de arquivo totalmente novo.

A capacidade de redimensionar em lote várias imagens no Windows parece que deve ser algo que o próprio sistema operacional ou suas ferramentas internas possam oferecer de uma maneira amigável. Até que isso aconteça, o Image Resizer para Windows é uma excelente opção que se integra perfeitamente à interface do File Explorer e oferece aos usuários uma poderosa funcionalidade de redimensionamento e conversão para suas imagens.

Como redimensionar em lote várias imagens no Windows 10