Anonim

À medida que nossas bibliotecas digitais continuam a crescer, também tem a importância de gerenciar com eficiência nossos dados. Para esse fim, a Apple introduziu vários recursos no OS X para ajudar os usuários a agrupar suas fotos, documentos e outros arquivos, como metadados do Spotlight e Tags do Localizador. Às vezes, no entanto, nada supera um bom esquema de nomeação de arquivos. Uma estrutura consistente de nome de arquivo, incluindo informações como data, projeto e descrição, geralmente pode ser a melhor maneira de organizar e localizar adequadamente os dados digitais. Mas se você não aplicou uma estratégia de nomeação de arquivos desde o início, provavelmente se encontrará diante da difícil tarefa de renomear um grande número de arquivos existentes. Felizmente, a Apple recentemente introduziu um novo recurso no OS X que facilita muito esse processo.
Antes do OS X Yosemite, os usuários de Mac que desejavam renomear arquivos em lote no OS X Finder precisavam recorrer a ferramentas de terceiros. Renomear arquivos únicos era bastante simples, mas se você tivesse que renomear vários arquivos, precisaria de aplicativos como Renamer ou NameChanger.
Com o OS X Yosemite, no entanto, a Apple integrou recursos básicos de renomeação de lotes diretamente no Finder. Para usá-lo, simplesmente realce ou selecione vários arquivos em uma janela do Finder, clique com o botão direito do mouse (ou clique com a tecla Control pressionada) nos itens selecionados e escolha Renomear . Aqui está um exemplo para ilustrar esse processo.


Acima, temos uma pasta do Finder com 20 arquivos de imagem, todos nomeados com o esquema de nomeação da câmera original (IMG_4087, IMG_4088 etc.). Isso não ajuda muito, e gostaríamos de renomeá-los com um nome de arquivo que inclua a data em que foram filmados e uma breve descrição. Agora, podemos sempre mudar e renomear cada um individualmente, mas isso levaria um bom tempo, especialmente para listas de arquivos muito maiores que os 20 com os quais estamos lidando aqui.


Em vez disso, vamos tentar o novo recurso Renomear em Lote no OS X Yosemite. Primeiro, selecionaremos todos os arquivos que queremos renomear, que nesse caso são todos. Em seguida, clique com o botão direito do mouse (ou clique com a tecla Control pressionada) nos arquivos selecionados e escolha Renomear 20 itens (o número de itens no menu de contexto obviamente mudará dependendo de quantos arquivos você está trabalhando).


Uma nova janela aparecerá, oferecendo algumas opções básicas para renomear em lote seus arquivos. Aqui está uma breve explicação de cada opção.

Substituir texto : permite localizar e substituir apenas certas partes de um nome de arquivo existente. No nosso exemplo, digamos que queremos manter o esquema de numeração da câmera, mas substitua o prefixo “IMG” por uma descrição de onde as imagens foram capturadas. Portanto, inseriríamos “IMG” na caixa Localizar e “Praia” na caixa Substituir por .

Adicionar texto: permite adicionar texto ao início ou ao final do nome do arquivo existente. Voltando ao nosso exemplo, podemos manter o nome do arquivo da câmera existente, mas basta adicionar a data no final. Por isso, inseriríamos 20140710 no texto arquivado e selecionar o nome no menu suspenso.

Formato: é o que a maioria das pessoas imagina quando pensa em renomear arquivos em lote. Essa opção permite que você se livre totalmente do nome do arquivo original e substitua-o pelo seu. As opções incluem a criação de um nome personalizado com uma sequência numerada (Nome e Índice), um nome personalizado com um contador (Nome e Contador) e um nome personalizado com a data (Nome e Data). Em cada caso, você pode optar por colocar o contador, a sequência ou a data antes ou depois do nome personalizado.

No nosso caso, gostaríamos da data, mas não queremos o carimbo de data / hora que acompanha o aplicativo automático de data na opção Nome e Data. Por isso, escolheremos Nome e índice, o que nos permite inserir a data manualmente no formato exato desejado.


Isso significa que digitaremos “20140710-Beach-” na caixa Formato personalizado e solicitaremos ao Finder que acrescente o número do índice após o nome do arquivo. Observe que incluímos o traço extra após "Praia" em nosso nome personalizado, para que o número do índice seja separado da descrição. Sem ele, o número seria anexado diretamente após "Praia". Você também pode usar espaços da mesma maneira, simplesmente incluindo um espaço extra no final do seu nome personalizado. À medida que você brinca com seu esquema de nomenclatura, o Finder mostra uma amostra de como é a aparência dos arquivos na parte inferior da janela.
Quando você estiver pronto para renomear o lote desejado, clique em Renomear para aplicar as alterações. Agora você descobrirá que todos os seus arquivos têm o novo nome e sequência, economizando tempo e trabalho para renomeá-los um por um.


Usuários antigos de ferramentas de renomeação de lotes de terceiros reconhecerão que os novos recursos de renomeação de lotes no OS X Yosemite são relativamente básicos. As ferramentas de terceiros ainda oferecem mais recursos e recursos, e os usuários avançados provavelmente irão querer seguir as soluções de renomeação existentes oferecidas pelo Terminal e pelo Automator. Mas para todos os outros com necessidades básicas de renomeação, OS X Yosemite e Finder são tudo o que você precisa.

Como renomear vários arquivos em lote no os x yosemite