Você tem vários títulos de arquivo que precisam editar ou renomear? Nesse caso, um programa de terceiros não é essencial para renomear um lote de arquivos. De fato, você pode renomear em lote vários arquivos com o File Explorer e o Powershell. Até o prompt de comando tem alguns comandos úteis para editar várias extensões de arquivo. É assim que você pode renomear em lote um grupo de arquivos com o File Explorer e o PowerShell.
Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Windows 10 - O melhor guia
Renomear arquivos em lote no Explorador de Arquivos
O File Explorer inclui uma opção Renomear na guia Início. Assim, você pode renomear um ou mais arquivos selecionando essa opção. Como alternativa, você pode selecionar Renomear no menu de contexto de um arquivo.
Primeiro, pressione o botão File Explorer, que está na barra de tarefas do Windows 10. Navegue até a pasta que inclui um grupo de arquivos que você precisa renomear. Mantenha pressionada a tecla Ctrl e selecione todos os títulos de arquivo a serem renomeados com o cursor, como na imagem abaixo. Como alternativa, pressione as teclas de atalho Ctrl + A para selecionar todos os arquivos na pasta aberta.
Agora pressione o botão Renomear na guia Página inicial. Como alternativa, pressione a tecla F2. Depois, você pode inserir um novo título para os arquivos selecionados. Isso renomeará todos os títulos de arquivos selecionados quando você pressionar Enter. Como o File Explorer não pode ter títulos de arquivo duplicados na mesma pasta, cada arquivo renomeado incluirá um número, conforme mostrado na captura instantânea abaixo.
Renomear arquivos com ContextReplace
Você também pode renomear vários arquivos no menu de contexto do File Explorer com o software ContextReplace. Este é um programa freeware que adiciona uma opção Substituir ao menu de contexto. Em seguida, clique com o botão direito do mouse em uma pasta e selecione a opção Substituir para renomear um lote de arquivos com títulos correspondentes no diretório.
Para adicionar ContextReplace ao Windows, abra esta página da Softpedia e pressione Download . Clique no ContextReplace.exe para instalar o programa. Em seguida, clique em Replace.exe na pasta do programa para executar o software.
Em seguida, abra o File Explorer e clique com o botão direito do mouse em uma pasta que inclui os arquivos que você precisa renomear. Selecione a opção Substituir no menu de contexto. Isso abrirá a janela mostrada diretamente abaixo.
Marque a opção Substituir nos nomes dos arquivos nessa janela e desmarque todas as outras configurações da caixa de seleção. Em seguida, insira o título do arquivo que você precisa alterar, mas não inclua sua extensão. Insira o novo título do arquivo na caixa de texto direita e pressione o botão Substituir . Isso renomeia todos os arquivos na pasta que correspondem ao título digitado na caixa de texto esquerda.
Renomear arquivos em lote com o PowerShell
O PowerShell é um dos dois intérpretes de linha de comando incluídos no Windows. O outro é o prompt de comando, mas o PowerShell é mais flexível quando se trata de renomear vários arquivos. Você pode renomear e editar vários arquivos com o PowerShell.
Primeiro, abra a pasta que inclui os arquivos a serem renomeados. Em seguida, clique em Arquivo para abrir um menu com mais opções. Selecione Abrir o Windows PowerShell e clique em Abrir o Windows PowerShell como administrador . Isso abrirá a janela abaixo no diretório aberto no File Explorer.
Em seguida, digite o seguinte comando do PowerShell: Get-ChildItem -Filter “* file title *” -Recurse | Renomeie o item -Nome novo {$ _. Name -replace 'file title', 'new file title'} . Lá você precisará substituir 'title title' pelo nome do arquivo a ser modificado. Exclua 'novo título do arquivo' e insira um título para renomear os arquivos.
Pressione a tecla Return para iniciar a operação do arquivo em lote. Isso renomeará todos os arquivos com a primeira sequência de texto especificada para o título do arquivo inserido no final do comando. Assim, você pode renomear uma infinidade de arquivos com a mesma sequência de texto.
Você pode editar um lote de arquivos com o PowerShell digitando: dir | renomear-item -Nome novo {$ _. name -replace ”“, ”_”} . Isso substituirá os espaços dos títulos dos arquivos por um sublinhado para todos os arquivos incluídos em uma pasta.
Você pode ajustar esse comando substituindo o sublinhado por outra coisa. Por exemplo, o commandlet poderia ser: dir | renomeie o item -Nome novo {$ _. name -replace ”“, ”-“} . Isso substituirá todos os espaços duplos nos títulos de arquivo por um hífen.
É assim que você pode renomear e editar rapidamente um lote de títulos de arquivo com o File Explorer e o PowerShell. O PowerShell certamente será útil se você precisar renomear vários títulos de arquivos com a mesma sequência de texto. Para mais detalhes sobre como renomear arquivos com o PowerShell, confira este vídeo do YouTube.