Anonim

No mundo dos computadores, você nunca sabe o que pode dar errado com seu hardware ou software. Falhas no sistema acontecem e podem causar alguns problemas infelizes de perda de dados e similares. É por isso que ter uma solução de backup no seu PC é tão importante. O Ubuntu tem algumas opções diferentes para isso, mas no que diz respeito a uma solução de backup da GUI - Déjà Dup é o caminho a percorrer.

O que é o Déjà Dup?

O Déjà Dup é uma solução de backup simples e fácil de usar. É simples, mas vem com vários recursos diferentes. Por exemplo, você obtém criptografia embutida, suporte à compactação de arquivos, a capacidade de agendar backups e ainda possui suporte para um local local, remoto ou na nuvem.

É uma ferramenta bem interessante e, com a facilidade de uso, todos devem usá-la para manter o backup do sistema.

Instalação

Em alguns casos, você não precisará instalar o Déjà Dup no Ubuntu, pois geralmente vem com a distribuição pré-instalada; no entanto, se não estiver lá, você sempre pode abrir o Software Center e procurar por "déja". Esse deve ser um dos primeiros resultados.

A maneira mais fácil de instalá-lo é usando o Terminal. Abra essa janela e digite sudo apt-get install deja-dup . Se você estiver no Fedora, o comando é dnf install deja-dup . Ou, se você estiver no OpenSUSE, poderá usar o zypper install deja-dup.

Depois de concluir o processo de instalação, você poderá encontrá-lo no menu da área de trabalho com bastante facilidade, geralmente com uma pesquisa simples, se essa não for uma das primeiras opções.

Configurando o Déjà Dup

Déjà Dup pode ser um pouco diferente em cada distribuição Linux. Funciona da mesma forma, mas algumas coisas podem ter nomes diferentes

Para o primeiro passo, você obviamente desejará abrir o Déjà Dup. O programa é aberto com os backups automáticos desativados. Para habilitá-lo, há um controle deslizante no canto superior direito do programa. Clique nele e isso deve "ativar" os backups automáticos, o que é altamente recomendável, embora possa ser bom esperar até chegarmos à guia Agendamento para garantir que todas as configurações estejam como você deseja.

No Ubuntu, você está indo direto para o painel Visão geral. Aqui você tem opções para fazer backup ou restaurar manualmente um backup.

Você pode selecionar o local onde deseja que seu backup seja salvo. Isso está na guia Armazenamento no painel de navegação esquerdo. Você tem uma quantidade razoável de opções para onde seu backup é salvo. Você pode optar por salvá-lo em suas contas Ubuntu One, via FTP, SSH ou, se desejar salvar em uma unidade local, pode simplesmente clicar na opção "Pasta Local". Também existem outras opções, como Windows Share, WebDAV ou um local personalizado.

Feito isso, você pode começar a escolher o que deseja fazer backup. No painel de navegação esquerdo, clique em Pastas para salvar . Sua pasta Home aparece aqui e, selecionando-a, você pode fazer um backup completo do sistema; no entanto, se houver apenas algumas pastas que você deseja fazer backup, geralmente você pode clicar duas vezes na pasta Home para ver seus arquivos nessa pasta.

Se houver apenas as pastas selecionadas que você deseja fazer backup, remova a pasta Home da lista Pastas para fazer backup e adicione as pastas específicas que você deseja fazer backup nela. Da mesma forma, você pode escolher as pastas que deseja que o Déjà Dup ignore colocando-as na lista Pastas a serem ignoradas .

Você pode adicionar uma pasta a ser copiada, selecionando-a e pressionando o botão “+”. Da mesma forma, você pode remover pastas pressionando o botão “-”.

Com toda essa configuração, podemos finalmente agendar nossos backups. Vá para a guia Agenda no painel de navegação. Aqui, você pode escolher com que frequência deseja fazer backup e por quanto tempo deseja manter os backups - escolher para sempre os manterá para sempre. Mas, se você escolher algo como "pelo menos uma semana", o Déjà Dup excluirá automaticamente os backups mais antigos.

Fazendo backup do seu sistema

Agora que fizemos todo o trabalho de perna, é muito fácil fazer backup do seu sistema com o Déjà Dup. Você precisará voltar ao painel Visão geral . Aqui, você pode optar por ativar seus backups automáticos movendo o controle deslizante para a posição ligado ou desligado.

Se você deseja fazer backup do sistema manualmente, é tão simples quanto pressionar o botão Fazer backup agora . Depois de pressioná-lo, aguarde um pouco, pois esse processo pode levar algum tempo, dependendo de quantos arquivos você possui no sistema.

A primeira vez que você fizer backup será a mais lenta. O Déjà Dup é construído com o rsync, uma ferramenta de cópia de arquivos extremamente versátil e eficiente. Dito isto, quaisquer backups posteriores a este primeiro serão bem rápidos, pois o Déjà Dup e o rsync só copiarão as alterações desde o último backup.

Outra coisa interessante é que você pode proteger com senha seus backups. Déjà Dup solicitará que você faça isso. Ele fornece um bom nível de criptografia, mantendo olhares indiscretos. Isso é especialmente importante se você estiver salvando on-line em algum lugar.

Restaurando

Restaurar seu backup também é fácil! No painel Visão geral, você clica no botão Restaurar… . Depois de clicar nele, o assistente Déjà Dup é aberto para restaurar um backup. Você não precisará selecionar seu backup aqui, o Déjà Dup seleciona automaticamente a pasta na qual você fez o último backup.

No entanto, ao executar o Assistente de restauração, você precisará selecionar uma data para a qual restaurar e para onde deseja restaurar. O Déjà Dup seleciona automaticamente os locais de arquivos originais para isso.

Finalmente, você precisará adicionar sua senha de criptografia, pressionar “Restaurar” e o Déjà Dup começará, bem, restaurando seu sistema!

Encerramento

E é só isso! Como já dissemos, isso funcionará para muitas distribuições diferentes do Linux; no entanto, a GUI pode parecer um pouco diferente de distribuição para distribuição. Mas, funciona da mesma maneira, então não há preocupações lá.

Seguindo as etapas acima, você garante que, se o seu sistema encontrar algum problema, você tenha uma maneira infalível de retornar as coisas ao normal.

Como fazer backup e restaurar sua distribuição linux com o déjà dup