A primeira pergunta que as pessoas costumam fazer é: “Se eu posso simplesmente clicar com o botão direito e arquivar uma pasta de perfil, por que eu me incomodaria em fazê-lo na linha de comando?” A resposta é que, se você usar um agendador, como o Agendador de Tarefas do Windows 7, não é possível instruir esse programa para clicar com o botão direito do mouse ou clicar em qualquer lugar para esse assunto. Você deve oferecer uma maneira sem mouse de fazer o que deseja e, para isso, você precisará usar os comandos do console.
O WinRAR (pago) e o 7-Zip (gratuito) possuem versões de console que acompanham o software, e você pode usá-lo para fazer backup de uma pasta de perfil em outro local. Com o WinRAR, existem rar.exe e unrar.exe. Com 7-Zip, é um programa, 7z.exe.
Para este exemplo, será feito backup de um perfil do Firefox.
Observe antes de continuar: sempre que o backup de um perfil for importante, o aplicativo que usa o perfil será fechado, caso contrário, os arquivos serão perdidos porque estão em uso pelo aplicativo.
Usando variáveis de ambiente do Windows para locais de caminho
Nós os usamos porque é muito menos para digitar. ????
Usando o bem da variável de ambiente, o caminho para os perfis e extensões do Firefox é:
% APPDATA% MozillaFirefox
O caminho para o WinRAR é:
% PROGRAMFILES% WinRARrar.exe
O caminho para o 7-Zip é:
% PROGRAMFILES% 7-Zip7z.exe
E o caminho para a sua área de trabalho é:
% USERPROFILE% Desktop
Voltaremos a isso em um momento.
Mergulhando no prompt de comando
Depois de aprender a usar o 7-Zip ou o WinRAR no prompt de comando, será muito mais fácil configurar para uso no aplicativo Agendador de tarefas de sua escolha.
Abra uma janela do prompt de comando clicando no logotipo do Windows, digitando comando e selecionando prompt de comando .
(Nota lateral pequena: "Permissões elevadas" não são necessárias. Você pode executar um Prompt de Comando "simples"; tudo bem.)
Para um teste, criaremos um arquivo da pasta de perfil do Firefox na área de trabalho para garantir que funcione. Certifique-se de fechar o Firefox primeiro, para que a pasta do perfil seja liberada para backup.
Usando o WinRAR:
"% PROGRAMFILES% WinRARrar.exe" u -r -m0 "% USERPROFILE% Desktopfirefox-backup.rar" "% APPDATA% MozillaFirefox"
… Que se parece com isso na linha de comando:
Usando o 7-Zip:
"% PROGRAMFILES% 7-Zip7z.exe" u -r -mx = 0 -t7z "% USERPROFILE% Desktopfirefox-backup.7z" "% APPDATA% MozillaFirefox"
… Que se parece com isso na linha de comando:
Um detalhamento detalhado de cada um:
WinRAR: "% PROGRAMFILES% WinRARrar.exe"
7-Zip: "% PROGRAMFILES% 7-Zip7z.exe"
Inicia o programa de arquivamento.
WinRAR: u
7-Zip: u
Atualizar arquivo. Provavelmente, é verdade que você executará esse mesmo comando para fazer backup de sua pasta de perfil rotineiramente, portanto, em vez de criar um novo arquivo com "a", "u" será usado. Se nenhum arquivo estiver presente durante a execução (que será o caso quando você o executar pela primeira vez), um novo será criado.
WinRAR: -r
7-Zip: -r
Recursar subpastas. Isso significa que o arquivo criado incluirá a pasta e todas as subpastas / arquivos nela.
WinRAR: -m0
7-Zip: -mx = 0
Nível de compressão. Você tem a opção de 0 (zero) a 5. 0 não é compactação e é mais rápido. 5 é compactação 'ultra' e mais lenta.
7-Zip (apenas): -t7z
Isso significa que "o tipo de arquivo é o formato 7z".
WinRAR: "% USERPROFILE% Desktopfirefox-backup.rar"
7-Zip: "% USERPROFILE% Desktopfirefox-backup.7z"
O arquivo de destino que você deseja criar. Deve estar entre aspas.
WinRAR: "% APPDATA% MozillaFirefox"
7-Zip: "% APPDATA% MozillaFirefox"
A pasta que você deseja fazer backup. Deve estar entre aspas.
Sucesso?
Se tudo correu bem, você tem um arquivo chamado firefox-backup.rar ou firefox-backup.7z na área de trabalho, dependendo de você ter usado o WinRAR ou o 7-Zip. Clique duas vezes para procurar dentro do arquivo morto e garantir que ele fez backup de tudo. Se funcionou, funcionou.
Agora você pode modificar a linha para entregar o arquivo de destino em qualquer lugar que desejar, porque provavelmente é verdade que você não o deseja na área de trabalho.
Coisas que você pode fazer quando estiver satisfeito com a linha
Uma vez que a linha de comando que você executa arquiva o que você quer e coloca onde quiser, você pode…
Criar como um atalho rápido
Clique com o botão direito na área de trabalho, crie um novo atalho e cole a linha inteira como o local. Não é necessário ter essa linha em um arquivo em lotes e funcionará como está. Se você faz backup rotineiramente de um local muito específico, como uma pasta de perfil, é realmente mais rápido ter um atalho pronto para fazer o trabalho, porque isso exige apenas um clique duplo.
Use a linha no seu agendador de tarefas de sua escolha
Qualquer programa de agendamento de tarefas, da Microsoft ou não, reconhecerá sua linha e executará facilmente nos intervalos de tempo que você escolher.
Anotações importantes
Para o backup adequado de uma pasta de perfil, o aplicativo que a utiliza não deve estar em execução enquanto o backup está ocorrendo. Se o aplicativo estiver em execução, isso não será um problema, mas o arquivo terá arquivos ausentes porque o aplicativo tem prioridade sobre sua própria pasta de perfil.
Se você optar por usá-lo no Windows Vista e no Agendador de tarefas do 7, precisará executar a tarefa com as permissões "mais altas" para que funcione corretamente. Na primeira vez em que você executar a tarefa, ela será executada normalmente, mas na segunda falha, a menos que você a configure para executar com as permissões mais altas porque o programa de arquivamento precisa atualizar um arquivo existente.