Anonim

A podridão de bits é algo real que acontece com os arquivos ao longo do tempo, onde eles, literalmente, começam a se desgastar. Provavelmente, você já experimentou arquivos ou mídia de armazenamento que foram 'apodrecidos' antes. Aqui estão alguns exemplos comuns para usuários de computadores domésticos:

  • Você usa um cliente de email e alguns emails mais antigos têm anexos que simplesmente não podem ser visualizados e travam o cliente toda vez que você tenta acessá-los.
  • Um CD ou DVD que você gravou 5 anos atrás não é mais utilizável devido à deterioração natural - que normalmente não é vista pelo olho humano, mas acontece.
  • Uma imagem de foto mais antiga que você tenta carregar mostra apenas uma parte dela, enquanto o restante tem cores ilegíveis. Esse arquivo de imagem está apodrecido em bits.

Evitar a podridão por bits é relativamente simples:

Hardware

Evite usar discos ópticos em unidades ópticas antigas

Se você tiver um DVD de dados que julgue importante, use-o apenas em unidades ópticas mais recentes. Os mais velhos podem danificar involuntariamente o disco. Observe que isso se aplica aos dados e não ao vídeo. No que diz respeito aos filmes em DVD tradicionais, a idade do console do console ou da unidade óptica do computador não é um problema, a menos que ele realmente faça barulho - e você obviamente não colocaria um disco em nenhum deles.

Sempre desconecte a mídia baseada em Flash corretamente

Todos conhecemos a 'desconexão segura' no Windows, Mac e Linux sempre que remover um pendrive. Pratique isso rotineiramente. Sim, é irritante, mas necessário para evitar dados corrompidos e / ou apodrecidos.

Se for realmente importante, guarde-o em uma mídia acessível localmente

Os arquivos transferidos pela rede correm o risco de deteriorar toda vez que são transferidos. Se os dados forem importantes para você, coloque-os na mídia local para backup.

Programas

Evite deixar os arquivos abertos por longos períodos de tempo

Um exemplo simples disso é trabalhar com documentos. Quando o documento é aberto, o processador de texto salva automaticamente o arquivo periodicamente. Se você se afastar do computador e deixar o documento aberto, isso causará a gravação desnecessária de arquivos repetidas vezes. Quando você precisar sair do computador, salve o documento e abra-o mais tarde.

Salve periodicamente os arquivos como novos se os antigos foram gravados várias vezes

Os arquivos antigos são notórios por exibirem podridão por bits; portanto, se você puder, abra o arquivo e salve como novo. Os dados são gravados em um novo arquivo que não possui apodrecimento de bits.

Use arquivos como um 'escudo'

Por si só, um arquivo danificado por podridão de bits e / ou corrupção geralmente não pode ser recuperado, mas um arquivo pode. Seja ZIP, 7z, RAR ou qualquer outro formato de arquivo usado, todos eles podem ser testados regularmente quanto a erros e, se houver algum, pode ser corrigido com apenas alguns cliques do mouse.

Isso significa que você deve colocar todos os seus arquivos em arquivos? Não, porque isso seria impraticável. Você deve colocar seus arquivos antigos em arquivos, como aqueles que você precisa, mas não acessa com muita frequência. Imagens fotográficas são um bom exemplo disso. Deixados sozinhos, eles podem exibir apodrecimento ao longo do tempo e, quando você descobre isso, é tarde demais para fazer algo a respeito. No entanto, em um arquivo morto, se o arquivo estiver danificado devido à idade, ele poderá ser reparado sem a necessidade de utilitários especiais. Normalmente, tudo o que é necessário para testar um arquivo é clicar com o botão direito do mouse / Arquivo de Teste.

Em uma observação final referente a arquivos compactados, usar uma compactação sólida é uma péssima idéia, pois se o arquivo estiver danificado, o bloco de compactação sólida geralmente será destruído sem reparo. Para vários arquivos em um único arquivo, não sólido é o melhor caminho a percorrer. Se você perguntar "Como sei qual estou usando?", O fato de você estar fazendo a pergunta significa que não está usando compactação sólida, porque você especificamente precisa marcar uma caixa para habilitá-la no arquivador de arquivos de sua escolha. .

Como evitar a podridão dos bits