Para a maioria dos proprietários de Mac e milhões de usuários de Windows, o iTunes serve como um hub central para músicas, filmes, aplicativos e livros, muitos dos quais são restritos à tecnologia de gerenciamento de direitos digitais (DRM) para impedir o compartilhamento sem licença. Embora a Apple tenha eliminado o DRM da música há vários anos, muitos recursos do iTunes - como o iTunes Match, o iTunes Radio, os programas de TV e o aluguel de filmes - ainda exigem que os usuários autorizem cada computador com seu ID Apple vinculado ao iTunes. Isso não é um problema para aqueles com apenas um único PC ou Mac, mas usuários pesados com vários computadores encontrarão rapidamente um problema, pois os usuários só podem autorizar o iTunes em cinco computadores ao mesmo tempo. Felizmente, existem alguns truques e práticas recomendadas que podem ajudá-lo a navegar nessa limitação. Veja como gerenciar autorizações do iTunes no seu PC ou Mac.
Como autorizar e desautorizar o iTunes
Se você estiver usando um computador novo ou instalou o iTunes pela primeira vez, o processo para autorizar o iTunes é simples. Assim que você tentar fazer algo que exija autorização do iTunes, como ativar o iTunes Match, uma caixa será exibida solicitando que você faça isso. Basta digitar o ID da Apple e a senha associados ao conteúdo que você está tentando acessar, e a Apple autorizará automaticamente o iTunes no seu PC ou Mac.
Se você deseja autorizar o iTunes manualmente, basta ir ao menu Loja na barra de menus do OS X e selecione Autorizar este computador . Para usuários do Windows, a falta de uma barra de menus significa que você encontrará esse menu clicando no pequeno ícone na parte superior esquerda da janela do iTunes, ilustrado na seguinte captura de tela.
O que fazer quando você atinge o limite de autorização do iTunes
Você pode autorizar e desautorizar o iTunes em vários PCs e Macs quantas vezes desejar, desde que não autorize mais de cinco computadores ao mesmo tempo. Ao tentar autorizar o iTunes em um sexto PC ou Mac, você receberá uma mensagem de erro informando que atingiu seu limite.
Em muitos casos, a resposta é simplesmente localizar um de seus computadores que não está mais em uso regular e desautorizá-lo. Infelizmente, muitos usuários avançados substituem ou atualizam seus PCs e Macs com relativa frequência, e o iTunes vê os dois eventos como alterações que exigem uma nova autorização. Se você esqueceu de desautorizar um computador antigo antes de se livrar dele, e se não estiver disposto a desautorizar outros computadores, pode parecer que está preso.
Felizmente, a Apple fornece uma solução que permite aos usuários desautorizar o iTunes em todos os seus computadores ao mesmo tempo, fornecendo efetivamente uma lista limpa a partir da qual um usuário pode autorizar novamente manualmente apenas os PCs ou Macs atualmente em uso. No iTunes, clique no seu nome na barra de ferramentas e selecione Informações da conta .
Aqui, você verá uma lista detalhada dos itens importantes relacionados à sua conta do iTunes, como informações de pagamento, endereço de cobrança, histórico de compras anteriores e assinaturas ativas. Encontre o item chamado Autorizações de Computador . Isso controla o número de PCs ou Macs nos quais o iTunes está autorizado atualmente.
Ao lado dessa entrada, há um botão chamado Desautorizar tudo . Como você pode imaginar, essa opção permite desautorizar instantaneamente o iTunes em todos os seus PCs ou Macs, mesmo nos computadores aos quais você não tem mais acesso. Basta clicar no botão e verificar sua decisão. Agora você terá zero computadores autorizados e poderá acessar cada um que ainda estiver em uso e autorizar o iTunes manualmente.
Porém, existe apenas uma grande ressalva: a Apple permite que você use a função Desautorizar tudo uma vez a cada 12 meses. Isso significa que se você seguir estas etapas hoje - 17 de janeiro de 2015 - não poderá usar esta função novamente até 17 de janeiro de 2016 .
Mas espere! Nem tudo está perdido! Os usuários que atingem frequentemente o limite de cinco computadores são frequentemente os clientes mais fiéis da Apple; aqueles que compraram ou usam frequentemente vários Macs e instalam o iTunes em todos os seus PCs com Windows. Seria injusto que a Apple impedisse que seus melhores clientes acessassem o conteúdo comprado apenas porque atingiam o limite de cinco computadores mais de uma vez por ano. Portanto, a empresa oferece aos usuários uma exceção não escrita à regra de 'Desautorizar tudo' de 12 meses.
Basta entrar em contato com a equipe de suporte do iTunes da Apple, explicar que você precisa desautorizar o iTunes em todos os seus computadores, e a equipe amigável da empresa cuidará disso em breve. Aqui no TekRevue , nosso trabalho de revisão e teste de hardware e software significa que geralmente atingimos o limite de cinco computadores várias vezes por ano, e nossos pedidos para o Suporte Apple sempre são atendidos com facilidade dentro de um dia útil e, às vezes, apenas algumas horas. Não é tão conveniente quanto clicar em um botão, mas é bom saber que a opção ainda existe para acessar o conteúdo do iTunes quando você esquece de desautorizar o iTunes em PCs e Macs antigos (como costumamos fazer).
Sumário
Não há solução perfeita para o limite de autorização do iTunes; Os contratos da Apple com várias empresas de mídia e detentores de direitos autorais exigem que a empresa mantenha algum nível de proteção contra o compartilhamento não licenciado do conteúdo adquirido. Ao seguir esses pontos-chave, no entanto, a grande maioria dos clientes da Apple deve poder gerenciar as autorizações do iTunes sem muito aborrecimento. Então, em resumo:
- Você pode autorizar e desautorizar manualmente um número ilimitado de PCs e Macs, desde que não mais que cinco sejam autorizados ao mesmo tempo.
- Lembre-se de desautorizar o iTunes em todos os seus PCs antigos antes de reciclá-los ou entregá-los.
- Você pode usar a opção Deauthorize All automática uma vez por ano.
- Se você precisar desautorizar todos os seus computadores mais de uma vez por ano, basta ligar ou enviar um email para a Equipe de Suporte do iTunes.