Anonim

Quando você clica duas vezes em um ícone na área de trabalho, o Windows normalmente abre o programa correto. Faz isso por causa de associações de tipo de arquivo. Muitos programas podem abrir muitos tipos de arquivos e você pode escolher qual deles o Windows abrirá. Veja como associar tipos de arquivos a programas no Windows 10.

Consulte também o nosso artigo Como usar um laptop como desktop

Por exemplo, digamos que você clique duas vezes em um arquivo .jpg e tenha o Paint.net, Photoshop, Paintshop Pro e Paint instalados no seu computador. Com qual programa você deseja abrir o arquivo? Você tem duas opções, pode definir um programa padrão ou usar o menu de contexto correto.

A maioria dos programas perguntará no ponto de instalação se você deseja que ele seja o manipulador padrão para determinados tipos de arquivo, mas você pode alterá-lo posteriormente também. Você pode usar o Painel de Controle ou o menu de configurações do Windows 10 para definir o padrão. Você também pode selecionar em tempo real com um clique direito.

Como identificar o tipo de arquivo

Antes de começarmos a alterar o programa padrão para abrir um tipo específico de arquivo, precisamos identificar esse arquivo.

  1. Clique com o botão direito do mouse no arquivo e selecione Propriedades.
  2. Veja o tipo de arquivo na nova janela. Isso lhe dirá o que é e fornecerá o sufixo para ele.
  3. Veja Abre com abaixo para identificar o programa padrão atual para esse tipo de arquivo.

Se você deseja sempre ver o tipo de arquivo, pode configurar o Windows Explorer para exibi-lo.

  1. Abra o Windows Explorer.
  2. Selecione a vista.
  3. Marque a caixa ao lado de Extensões de nome de arquivo.

Isso exibirá os tipos de arquivo no Explorer para que você possa identificar rapidamente o que é cada arquivo.

Associar tipos de arquivo usando o Painel de Controle

O Painel de Controle ainda é a principal maneira de controlar o que acontece no seu computador. Nosso primeiro método o utiliza para associar rapidamente tipos de arquivos a programas.

  1. Abra o Painel de Controle e navegue para Programas.
  2. Selecione Programas padrão e associe um tipo de arquivo ou protocolo a um programa específico.
  3. Encontre o tipo de arquivo que você deseja alterar à esquerda e realce-o.
  4. Selecione Alterar programa no canto superior direito.
  5. Selecione o programa na nova janela que aparece e clique em OK.

Dependendo do tipo de arquivo, você pode ter apenas uma opção para selecionar. Se você não vir o programa que deseja usar, selecione Mais aplicativos na janela de seleção. Nem todos os aplicativos que aparecem nessa lista poderão abrir o arquivo, mas você pode selecioná-los de qualquer maneira.

Associar tipos de arquivo usando o menu de configuração

Se você estiver mais confortável trabalhando no menu de configurações do Windows 10, tudo bem.

  1. Abra o menu de configurações e navegue para Sistema.
  2. Selecione Aplicativos padrão.
  3. Faça sua seleção na lista principal à direita. Clique no programa atual e uma lista suspensa será exibida. Selecione seu programa e ele se tornará o padrão.
  4. Role para baixo até Escolha aplicativos padrão por tipo de arquivo ou Escolha aplicativos padrão por protocolo para obter mais opções de associação.

Como o método do Painel de Controle, isso permite definir rapidamente o programa padrão para diferentes tipos de arquivos. Estes não são gravados em pedra e podem ser alterados a qualquer momento. Repita as etapas acima se desejar alterar o aplicativo padrão.

Abrir com no Windows 10

Se você possui um tipo de arquivo que ocasionalmente deseja abrir com um programa específico, mas não deseja defini-lo como padrão, também pode fazê-lo. Isso é útil para testar um programa antes de defini-lo como seu aplicativo principal.

  1. Selecione um arquivo com o mouse e clique com o botão direito.
  2. Selecione Abrir com… e escolha uma opção no menu slide que aparece.
  3. Selecione Escolha outro aplicativo se o que você deseja não estiver no menu de slides. Escolha-o na nova janela que aparece.

Isso funciona apenas com arquivos e não com pastas, unidades ou executáveis, mas pode ser útil se você deseja aplicar um efeito especial a uma imagem ou testar algo em um programa diferente sem alterar o programa que você costuma usar para trabalhar com esse arquivo.

Você pode ver alguns tipos de arquivos que não têm alternativas. Isso é normal, pois muitos desenvolvedores de programas também criam tipos de arquivos proprietários que só podem ser abertos com esse programa. Esses são relativamente poucos, porém, sempre que um tipo de arquivo proprietário é exibido, um aplicativo de terceiros é configurado para permitir acesso gratuito.

Como associar tipos de arquivos a programas no Windows 10