Um recurso solicitado pela iOS App Store por desenvolvedores e usuários é a capacidade de configurar "demos" para aplicativos pagos. O conceito de software de demonstração ou de avaliação existe há anos, desde praticamente o surgimento do software comercial, mas no novo ecossistema de aplicativos móveis da Apple, não há maneira oficial de experimentar um aplicativo pago antes de comprá-lo.
Alguns desenvolvedores contornaram essa limitação oferecendo versões "lite" de seus aplicativos gratuitamente, com a expectativa de que o usuário vá para a versão paga completa, se quiser. Outros desenvolvedores aproveitaram as compras no aplicativo, oferecendo gratuitamente o aplicativo principal e oferecendo conteúdo pago adicional à la carte.
Mas nenhuma dessas abordagens é universal entre os desenvolvedores, nem funciona para todos os tipos de aplicativos. Um verdadeiro sistema de demonstração, que concede acesso a aplicativos por um determinado período, ajudaria bastante a melhorar a experiência na App Store.
O Google Play, por exemplo, a versão Android do iOS App Store, oferece aos desenvolvedores a opção de oferecer aos usuários um período de retorno de 15 minutos. Após o download de um aplicativo pago, o usuário pode acessar um procedimento automatizado de devolução e reembolso diretamente no dispositivo Android, com o aplicativo desinstalado automaticamente e o preço da compra reembolsado em sua conta.
15 minutos podem não parecer muito experimentais, mas geralmente é tempo suficiente para, primeiro, garantir que o aplicativo tenha um bom desempenho no dispositivo e, segundo, determinar pelo menos até certo ponto se os recursos e recursos do aplicativo atendem às expectativas.
E assim, quando o CEO da Apple, Tim Cook, destacou rapidamente novos recursos para a iOS App Store durante o discurso de abertura da Segunda Guerra Mundial na WWDC, a multidão de fãs e desenvolvedores da Apple explodiu em aplausos quando um slide chamado "App Previews" apareceu na tela. Infelizmente, a Apple tinha algo diferente em mente para o termo "pré-visualização do aplicativo", e a reação prematura da multidão e os esclarecimentos subsequentes do Sr. Cook criaram um momento engraçado e desagradável.
Naquela época, o Sr. Cook estava trabalhando, lançando ótimos novos recursos para a App Store, como os editores do Editor's Choice e os App Bundles. Mas vieram as visualizações de aplicativos: "Além disso, estamos apresentando as visualizações de aplicativos", começou Cook, com a multidão aplaudindo e gritando louvores ao executivo da Apple. Mas, como ele continuou, a sala ficou em silêncio e a reação estrondosa caiu rapidamente para um aplauso educado: “para que os desenvolvedores possam fazer vídeos curtos de alguns ótimos recursos, e o usuário possa ter certeza de que é um aplicativo que eles gostariam. "
Essa foi uma pequena surpresa em uma apresentação interessante, mas enfatiza o desejo de desenvolvedores e usuários de ver a Apple implementar sua própria versão da política de devolução de aplicativos do Google. Por que continuar a entupir a App Store com inúmeras versões de aplicativos "lite" e "grátis"? Já é difícil o suficiente encontrar um bom conteúdo, não há necessidade de aumentar o número de aplicativos com essas demos limitadas quando um período de avaliação ou reembolso bem projetado pode ser introduzido.
Não se engane, os vídeos para aplicativos são uma boa ideia, mas eles não vão longe o suficiente. E com o iOS pronto para ganhar uma nova variedade de aplicativos baseados em desenvolvimentos inovadores como Metal e Swift, os usuários e desenvolvedores do iOS merecem um mercado de aplicativos completo, que inclui algum componente de teste de aplicativos ou reembolsos fáceis.