A área de trabalho do Windows 10 é um lugar imensamente configurável, e a quantidade de maneiras pelas quais você pode mudar a aparência e transformá-la em sua casa digital é impressionante. Você pode alterar a cor, transparência, papel de parede, cor da pasta, tamanho, forma, aparência, som e toque. E essas mudanças não precisam ser apenas estéticas. Eles também podem ser práticos, pois você também pode adicionar ícones da área de trabalho do Windows 10, como atalhos de programas que você instalou ou de pacotes de ícones que substituem todos os seus ícones padrão pelos personalizados. Este tutorial orientará você na adição de ícones da área de trabalho do Windows 10, além de substituí-los por novos.
Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Windows 10 - O melhor guia
O que há em um ícone?
Os ícones são nossa janela para o Windows e fornecem acesso rápido aos nossos programas e recursos mais usados. Existe um equilíbrio que precisa ser atingido. Muitos atalhos fazem com que a área de trabalho pareça desarrumada e obriga a procurar o atalho necessário e, nesse momento, não é justo chamá-lo de atalho. Muito poucos e são um tanto inúteis, pois você provavelmente ainda gastará bastante tempo procurando os programas de que precisa.
Adicionar ícones da área de trabalho do Windows 10 dos programas instalados
Você tem várias opções se desejar adicionar ícones da área de trabalho do Windows 10 aos programas que você já instalou. Você pode:
- Arraste e solte o executável diretamente da pasta em que está instalado.
- Clique com o botão direito e selecione Enviar para, Área de Trabalho (criar atalho).
- Arraste o ícone no menu Iniciar do Windows
- Arraste o ícone da barra de tarefas do Windows
Normalmente, os programas instalam um ícone automaticamente, mas esse nem sempre é o caso. Mesmo assim, como você pode ver, não é um processo difícil.
Adicionar um atalho da área de trabalho do Windows 10 durante a instalação
Quando você instala aplicativos e programas no seu computador, uma das últimas opções que você escolhe é geralmente 'Adicionar atalho à área de trabalho'. A opção geralmente é acompanhada por uma opção da caixa de seleção, que você pode deixar marcada para adicionar o ícone ou desmarcar se não quiser desordenar a área de trabalho.
Costumo deixar a caixa de seleção marcada em aplicativos que sei que vou usar muito e desmarcada para os programas que não usarei tanto. Ele encontra um meio termo entre fácil acessibilidade e uma área de trabalho utilizável. Sempre posso usar a Cortana ou o menu Iniciar do Windows para acessar um programa sem um atalho.
Alterar o ícone padrão no Windows 10
Você pode alterar manualmente o ícone padrão de qualquer recurso do Windows ou programa de terceiros. Se você não gosta da aparência do esquema que possui, vá em frente e altere-o. É simples.
- Clique com o botão direito do mouse no ícone que você deseja alterar e selecione Propriedades.
- Selecione Alterar ícone na próxima janela.
- Selecione um ícone na lista apresentada ou selecione Procurar para encontrar outros.
- Clique em OK duas vezes para aplicar a alteração.
O ícone agora será permanentemente alterado para o que você selecionou. Se você não gostar das opções apresentadas, poderá baixar ícones da Internet para dar uma aparência verdadeiramente pessoal à sua área de trabalho.
Remova a seta de atalho dos ícones da área de trabalho do Windows 10
Outro truque interessante para tornar sua área de trabalho mais atraente é remover a pequena seta que indica um atalho. Realmente não sei por que o Windows ainda usa a pequena seta, pois a maioria dos usuários não se importa se eles usam um atalho ou o executável diretamente, e o resultado final é o mesmo. No entanto, é fácil de remover.
A alteração requer a modificação de uma entrada do Registro, portanto, pode ser uma boa ideia criar primeiro um ponto de restauração do Windows. É melhor ser excessivamente cauteloso, em vez de não ser cauteloso o suficiente. Então:
- Pressione a tecla Windows + R, digite 'regedit' e pressione Enter.
- Navegue para 'HKEY_LOCAL_MACHINE \ SOFTWARE \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Explorer'
- Clique com o botão direito na pasta Explorer e selecione Novo, Chave e chame-o de 'Ícones do Shell'.
- Clique com o botão direito do mouse na nova chave 'Shell Icons' e selecione New e String Value. Chame de '29 '.
- Clique com o botão direito do mouse em 29 e selecione Modificar.
- Cole '% windir% \ System32 \ shell32.dll, -50' na caixa Dados do valor e clique em OK para salvar a alteração.
- Reinicie o computador para que as alterações tenham efeito.
Quando o Windows reiniciar, a área de trabalho ficará muito melhor sem essas flechas em todos os lugares!
Criar um ícone na área de trabalho para uma função do Windows
Você também pode criar seu próprio ícone da área de trabalho do Windows 10. Você pode vinculá-lo a uma função do Windows que possa ser usada com frequência, como iniciar a tela de bloqueio ou entrar no modo Avião. Esse tipo de atalho personalizado pode ser muito útil se você tiver uma configuração usada com frequência.
- Clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio na área de trabalho do Windows.
- Selecione Novo e Atalho.
- Digite um código de configuração na caixa de entrada desta lista de códigos disponíveis.
- Clique em Avançar, nomeie seu atalho e clique em Concluir.
Nos exemplos acima, para iniciar uma tela de bloqueio, cole 'ms-settings: lockscreen' na caixa de entrada. Você colaria 'ms-settings: network-airplanemode' na caixa para iniciar o modo Avião. Você entendeu a ideia. Depois, basta clicar duas vezes no ícone para executar o comando. Fácil!
Os ícones são incrivelmente importantes para os usuários do Windows, e a capacidade de movê-los, adicioná-los ou alterá-los pode fazer uma grande diferença na aparência e na sensação do Windows e, portanto, em como estamos confortáveis com o sistema operacional. Agora, pelo menos, você sabe como personalizar os ícones da área de trabalho do Windows 10. Confira os outros tutoriais do Windows 10 do TechJunkie para obter mais guias de personalização!