Um mapa do site é como um mapa de ruas para o seu blog. É um arquivo XML que informa ao mecanismo de pesquisa quais páginas estão no site, como são chamadas e como navegar até elas. É um elemento essencial do SEO do site e todo site ou blog deve ter um, se quiser ser indexado pelos mecanismos de pesquisa. Então, como você pode adicionar um sitemap.xml do Blogger aos mecanismos de pesquisa?
O Blogger é um site de hospedagem gratuito para blogs básicos. É uma excelente introdução ao mundo dos blogs e é legal porque exige todo o trabalho de criação e hospedagem de seu próprio blog e ajuda você a se concentrar nas coisas boas, na redação e na publicação. É gratuito e oferece muitas das ferramentas básicas necessárias para colocar um blog em funcionamento no menor tempo possível com o mínimo esforço.
Uma coisa que não funciona tão bem é o SEO no local. Ele tem opções básicas de otimização para você começar, mas quando o blog crescer, você precisará movê-lo para outro lugar. Uma limitação está no sitemap.xml. Ele tem um, mas você deve enviá-lo aos mecanismos de pesquisa e, às vezes, não lista todas as suas páginas ou postagens.
Sitemap.xml
Um sitemap não é nada para se olhar. É uma página de marcação XML que informa ao Google, Bing ou outros mecanismos de pesquisa como seu blog está configurado, quais opções de menu existem e quais páginas são publicadas nele. Como os mecanismos realmente não entendem a linguagem e não entendem as imagens, é uma maneira simples de informar ao mecanismo de pesquisa sobre o que é o seu blog.
O Blogger publica um mapa do site básico, mas não é abrangente. Ele é limitado às postagens mais recentes, portanto, se você administra um blog maior ou já o faz há algum tempo e tem mais páginas, elas podem não ser incluídas. Isso não é ideal se você colocar seu coração e alma em seu blog.
Há pouco tempo, era necessário criar um feed RSS para 'incentivar' o Google a criar um mapa do site para o seu blog. Agora, o Google faz isso automaticamente. Você pode conferir o seu em http://yourblog.blogspot.com/sitemap.xml. Altere 'yourblog' para o URL do blog e uma página XML como a imagem acima deve ser exibida.
Adicione um sitemap.xml do Blogger aos mecanismos de pesquisa
Um sitemap é um aspecto muito menor do SEO no local e tem um efeito insignificante nos rankings dos seus mecanismos de pesquisa. No entanto, o SEO é uma indústria de ganhos marginais, de modo que tudo ajuda. Considerando que leva apenas alguns minutos, vale a pena fazer. Vou abordar o Google e o Bing, pois eles são os principais mecanismos de pesquisa agora, mas você pode incluir outros, se desejar, pois os princípios serão basicamente os mesmos.
Adicione um sitemap.xml do Blogger ao Google
Se o seu blog estiver cheio de conteúdo de boa qualidade, o Google deve rastrear seu blog eventualmente, sem que você precise fazer nada. Se você deseja garantir que o mecanismo de pesquisa conheça seu blog, pode ajudá-lo um pouco. Não há evidências de que o envio de seu próprio sitemap.xml ao Google acelere as coisas ou aumente a probabilidade de rastrear seu site, mas você não tem nada a perder e tudo a ganhar potencialmente.
Supondo que você tenha uma conta do Gmail, faça o seguinte:
- Faça login no Google Search Console.
- Selecione Sitemaps no menu esquerdo.
- Adicione um novo mapa do site para o seu blog no centro usando o formato de URL acima.
- Selecione Enviar.
O formato correto é 'http://yourblog.blogspot.com/sitemap.xml'. O Search Console informará se ele pode alcançar e entender o mapa do site depois que você clicar em Enviar.
Adicione um sitemap.xml do Blogger ao Bing
Assim como o Google, o Bing deve adquirir seu blog eventualmente, mas você pode ajudá-lo um pouco, se quiser. Novamente, adicionar um mapa do site ao Bing não garante que ele rastreie seu blog, mas você precisa estar nele para conquistá-lo.
- Faça login nas Ferramentas do Google para webmasters.
- Selecione Adicionar um site e insira o URL.
- Selecione Adicionar um Sitemap e digite o URL do sitemap.
- Selecione Adicionar.
- Selecione um método de verificação na próxima tela.
- Execute a etapa de verificação e selecione Verificar.
A maneira mais fácil de verificar a propriedade é o método de código HTML. Copie o HTML do Bing e adicione-o apenas dentro do
na página inicial do seu blog. Salve as alterações e clique em Verificar nas Ferramentas do Google para webmasters.Um sitemap tem um impacto menor no seu SEO e no ranking dos mecanismos de pesquisa, mas tem um impacto. Isso significa que vale a pena usar, considerando que leva apenas alguns minutos para fazer. Agora, o Google cria automaticamente o mapa do site para você, não há desculpa para não enviá-lo!