Adicionar um segundo roteador à sua rede sem fio pode melhorar o alcance do seu Wi-Fi. Você já conhece as áreas de blecaute Wi-Fi em sua casa. A colocação do segundo roteador nessas áreas deve fornecer a cobertura total.
Consulte também o nosso artigo Como acessar a configuração do roteador sem uma senha
Na maioria das vezes, não é tão difícil adicionar o segundo roteador ao seu Wi-Fi, mas ainda há algumas coisas que você precisa saber. Este artigo explica cada método em detalhes e oferece algumas dicas sobre qual equipamento funciona melhor.
Antes que você comece
Links Rápidos
- Antes que você comece
- Configurando o segundo roteador
- Passo 1
- Passo 2
- etapa 3
- Passo 4
- Conecte os dois roteadores
- Benefícios e desvantagens
- Amplie o alcance
O alcance do roteador Wi-Fi depende do padrão suportado. Por exemplo, os roteadores Wireless N (802.11n) oferecem melhor alcance em comparação aos roteadores Wireless-G.
É melhor usar dois roteadores 802.11n, mas um Wireless-G como o segundo roteador também pode funcionar bem. Certifique-se de conhecer a senha e o SSID de cada roteador se você configurar uma conexão sem fio.
A posição do segundo roteador também é importante. Você pode mantê-lo próximo ao computador para configuração e depois movê-lo para a área de blecaute em sua casa.
Configurando o segundo roteador
Para aumentar o alcance do seu sinal Wi-Fi, você pode usar o segundo roteador como repetidor. Todo o procedimento não leva muito tempo e existem apenas algumas etapas.
Passo 1
Você precisa determinar a máscara de sub-rede e o endereço IP do seu roteador principal. Inicie o prompt de comando no Windows e digite "ipconfig / all". O valor que você está procurando está em Gateway Padrão. Os usuários de Mac devem iniciar o aplicativo Terminal e digitar “ifconfig | grep inet”.
Copie e cole seu endereço IP em uma barra de endereços do navegador. Se você estiver usando o Internet Explorer, adicione http: // na frente do endereço para evitar mensagens de erro. Agora você precisa digitar o nome de usuário e a senha para acessar as configurações.
Passo 2
Selecione Configurações sem fio e anote o canal, o modo sem fio e o SSID. Certifique-se de anotar suas senhas e modo de segurança (WPA2, WPA ou WEP). Neste ponto, você pode prosseguir para configurar o segundo roteador.
Redefina as configurações de fábrica do segundo roteador e conecte-o ao roteador principal via cabo Ethernet. Obviamente, o roteador precisa estar ligado.
etapa 3
Inicie o navegador e digite 192.168.1.1, que geralmente é o endereço IP padrão. Os roteadores D-Link e Netgear têm 192.168.0.1 como o endereço IP padrão.
Uma vez dentro das configurações, altere todos os valores para corresponder ao seu roteador principal. Isso inclui o canal, o modo sem fio e o modo de segurança. O SSID pode ser diferente, portanto, é mais fácil distinguir entre os dois roteadores.
Passo 4
Navegue para o roteamento avançado em instalação e alterne para o modo roteador. Alguns roteadores podem ter o modo rotulado como NAT, e você deve desativá-lo nesse caso. Você também precisa desativar o servidor DHCP porque o roteador principal atribui endereços IP aos dispositivos conectados.
Depois, você precisa alterar o endereço IP do segundo roteador para qualquer endereço livre. Por exemplo, se o endereço IP no seu roteador principal for 192.168.30.1, atribua 192.168.30.2 ao segundo roteador.
Não esqueça que os roteadores precisam ter a mesma máscara de sub-rede. Quando terminar, clique em Salvar e saia do navegador.
Conecte os dois roteadores
Com a configuração fora do caminho, é hora de conectar os roteadores via cabo Ethernet ou Cat-5. O roteador principal geralmente possui 5 portas e a porta WAN deve ser conectada a um modem IPS.
Escolha uma das portas LAN disponíveis em cada roteador, faça a conexão e pronto.
Benefícios e desvantagens
Como dito, o segundo roteador aumenta o alcance sem fio e você pode conectar em cadeia alguns roteadores usando o mesmo método. Mas você deve saber que a velocidade da sua internet pode sofrer, especialmente se você tiver apenas uma conexão de saída.
Ao mesmo tempo, dois roteadores na mesma rede permitem acessar todos os seus arquivos compartilhados em toda a rede. Você pode mover, copiar e colar arquivos ou reproduzir músicas, filmes e fotos em qualquer computador ou dispositivo móvel conectado.
No entanto, o compartilhamento de arquivos vem com algumas preocupações de segurança. Qualquer pessoa que tenha acesso à sua rede sem fio também pode acessar os arquivos. Mais dispositivos conectados se traduzem em mais riscos à segurança, e é por isso que é importante instalar um software antivírus.
Amplie o alcance
Você não precisa ter muita experiência em tecnologia para adicionar um segundo roteador à sua rede sem fio. Além disso, se você tiver um roteador antigo, sempre poderá adaptá-lo novamente para obter um melhor acesso Wi-Fi.
Mas lembre-se de que isso afeta a força do seu sinal Wi-Fi. Porém, isso não deve ser muito problemático, a menos que você esteja usando serviços de streaming e outros aplicativos que usam Wi-Fi.