A Apple não vende mais nenhum Mac com uma unidade óptica embutida, mas muitos usuários ainda confiam em CDs, DVDs e discos Blu-ray para trabalho e entretenimento. E como a Apple também não coloca teclas de ejeção nos teclados, é útil que esses usuários tenham um ícone de ejeção na barra de menus do macOS.
O ícone de ejeção da barra de menus tem uma finalidade simples: enviar um comando de ejeção para uma unidade óptica compatível conectada. Isso é especialmente importante para aqueles que usam unidades ópticas que não possuem botões de ejeção físicos, como o Apple SuperDrive.
Agora, o que deve acontecer é que, se você conectar uma unidade óptica compatível ao seu Mac, o macOS detectará isso e adicionará automaticamente o ícone de ejeção à barra de menus. Infelizmente, muitos usuários (inclusive nós) acham que esse processo nem sempre funciona como deveria. Nesse caso, veja como você pode adicionar manualmente o ícone de ejeção à barra de menus, mesmo se você não tiver uma unidade óptica conectada.
Adicionar ícone de ejeção à barra de menus
- Na área de trabalho do macOS, verifique se o Finder é o aplicativo ativo e selecione Ir> Ir para pasta na barra de menus. Como alternativa, você pode usar o atalho de teclado Shift-Command-G
- Digite o seguinte local: / System / Library / CoreServices / Menu Extras /
- Encontre e clique duas vezes em Eject.menu
Remover ícone Ejetar da barra de menus
Se você deseja remover o ícone de ejeção mais tarde, ou se não souber como chegou lá em primeiro lugar, poderá reorganizá-lo ou removê-lo usando o mesmo método que qualquer outro ícone da barra de menus.
Simplesmente mantenha pressionada a tecla Command no teclado e clique e mantenha pressionado o ícone de ejeção. Você pode arrastá-lo para a esquerda ou direita para reposicioná-lo ou arrastá-lo para baixo e para fora da barra de menus até ver um pequeno ícone "x" aparecer. Nesse ponto, basta soltar o botão do mouse e ele removerá o ícone de ejeção da barra de menus.