Anonim

A regressão linear modela uma relação entre y dependente e variáveis ​​de dados estatísticos independentes x. Em outras palavras, eles destacam uma tendência entre duas colunas da tabela em uma planilha. Por exemplo, se você configurar uma tabela de planilha do Excel com uma coluna x mês e registrar um conjunto de dados para cada um dos meses na coluna y adjacente, a regressão linear destacará a tendência entre as variáveis ​​x e y adicionando linhas de tendência aos gráficos da tabela . É assim que você pode adicionar regressão linear aos gráficos do Excel.

Veja também o nosso artigo 30 Melhores filmes infantis no Netflix

Adicionando uma linha de tendência de regressão linear ao gráfico

Primeiro, abra uma planilha do Excel em branco, selecione a célula D3 e insira 'Month' como o cabeçalho da coluna, que será a variável x. Em seguida, clique na célula E3 e insira 'Y Value' como o cabeçalho da coluna da variável y. Esta é basicamente uma tabela com uma série de valores registrados para os meses de janeiro a maio. Portanto, insira os meses nas células D4 a D8 e os valores de dados para eles nas células E4 a E8, conforme mostrado no instantâneo diretamente abaixo.

Agora você pode configurar um gráfico de dispersão para essa tabela. Selecione todas as células da tabela com o cursor. Clique na guia Inserir e selecione Dispersão > Dispersão apenas com marcadores para adicionar o gráfico à planilha como abaixo. Como alternativa, você pode pressionar as teclas de atalho Alt + F1 para inserir um gráfico de barras. Em seguida, clique com o botão direito do mouse no gráfico e selecione Alterar tipo de gráfico > XY (Dispersão) > Dispersão apenas com marcadores .

Em seguida, selecione um dos pontos de dados no gráfico de dispersão e clique com o botão direito do mouse para abrir o menu de contexto, que inclui a opção Adicionar linha de tendência . Selecione Adicionar linha de tendência para abrir a janela mostrada no instantâneo diretamente abaixo. Essa janela possui cinco guias que incluem várias opções de formatação para linhas de tendência de regressão linear.

Primeiro, clique em Opções da linha de tendência e selecione um tipo de regressão a partir daí. Você pode selecionar as opções de tipo de regressão Exponencial , Linear , Logarítmica , Média Móvel , Potência e Polinomial a partir daí. Selecione Linear e clique em Fechar para adicionar essa linha de tendência ao gráfico, como mostrado diretamente abaixo.

A linha de tendência de regressão linear no gráfico acima destaca que há uma relação ascendente geral entre as variáveis ​​x e y, apesar de algumas quedas no gráfico. Observe que a linha de tendência da regressão linear não se sobrepõe a nenhum dos pontos de dados no gráfico; portanto, não é o mesmo que o gráfico de linhas médio que conecta cada ponto.

Formatando a linha de tendência de regressão linear

Para formatar a linha de tendência, clique com o botão direito do mouse e selecione Formatar linha de tendência . Isso abrirá a janela Formatar linha de tendência novamente, na qual você pode clicar em Cor da linha . Selecione Linha sólida e clique na caixa Cor para abrir uma paleta na qual você pode escolher uma cor alternativa para a linha de tendência.

Para personalizar o estilo da linha, clique na guia Estilo da linha. Em seguida, você pode ajustar a largura da seta e definir suas configurações. Pressione os botões de seta para adicionar setas à linha.

Adicione um efeito de brilho à linha de tendência clicando em Brilho e bordas suaves . Isso abrirá a guia abaixo na qual você pode adicionar brilho clicando no botão Predefinições . Em seguida, selecione uma variação de brilho para escolher um efeito. Clique em Cor para selecionar cores alternativas para o efeito, e você pode arrastar as barras Tamanho e Transparência para configurar ainda mais o brilho da linha de tendência.

Valores de previsão com regressão linear

Depois de formatar a linha de tendência, você também pode prever valores futuros com ela. Por exemplo, suponhamos que você precise prever um valor de dados três meses após maio para agosto, que não está incluído em nossa tabela. Em seguida, você pode clicar em Opções da linha de tendência e inserir '3' na caixa de texto Encaminhar. A linha de tendência da regressão linear destaca que o valor de agosto provavelmente estará logo acima de 3.500, como mostrado abaixo.

Cada linha de tendência de regressão linear possui sua própria equação e valor do quadrado r que você pode adicionar ao gráfico. Clique na caixa de seleção Exibir equação no gráfico para adicionar a equação ao gráfico. Essa equação inclui um valor de inclinação e interceptação.

Para adicionar o valor de r quadrado ao gráfico, clique na caixa de seleção Exibir valor ao quadrado R no gráfico . Isso adiciona r ao quadrado ao gráfico logo abaixo da equação, como no instantâneo abaixo. Você pode arrastar a caixa de equação e correlação para alterar sua posição no gráfico de dispersão.

As funções de regressão linear

O Excel também inclui funções de regressão linear com as quais você pode encontrar os valores de inclinação, interceptação e quadrado de r com matrizes de dados yeex. Selecione uma célula da planilha à qual adicionar uma dessas funções e pressione o botão Inserir Função . As funções de regressão linear são estatísticas, então selecione Estatística no menu suspenso da categoria. Em seguida, você pode selecionar RSQ, SLOPE ou INTERCEPT para abrir suas janelas de funções, conforme abaixo.

As janelas RSQ, SLOPE e INTERCEPT são praticamente as mesmas. Eles incluem as caixas Known_y e Known_x que você pode selecionar para adicionar os valores das variáveis ​​ye x da sua tabela. Observe que as células devem incluir apenas números; portanto, substitua os meses na tabela pelos números correspondentes, como 1 de janeiro, 2 de fevereiro, etc. Em seguida, clique em OK para fechar a janela e adicionar a função à planilha.

Agora você pode aprimorar seus gráficos de planilha do Excel com linhas de tendência de regressão linear. Eles destacarão as tendências gerais dos pontos de dados dos gráficos e, com as equações de regressão, também são ferramentas úteis de previsão.

Como adicionar regressão linear aos gráficos do Excel