O formato GPX é um tipo de arquivo que contém dados do mapa, incluindo coordenadas no GPS (Global Positioning System). Infelizmente, não existe um padrão universal e o GPX é apenas um dos muitos formatos de dados de mapas. Como o GPX é um padrão aberto, um número crescente de fabricantes o utiliza como formato nativo em seus dispositivos.
Consulte também o nosso artigo Como exibir (e excluir) seu histórico de localização do Google Maps
O Google Maps usa o formato KML para seus dados de mapa, mas eles oferecem suporte a muitos formatos, incluindo GPX. O Google alega que eles suportam todos os dados do mapa base, mas certos formatos serão mais fáceis de importar do que outros. O GPX não é um desses formatos fáceis; portanto, você verá como converter um arquivo GPX em um formato preferido.
Qual é o problema do GPX?
O GPS Exchange Format existe desde 2002 e muitos dispositivos via satélite usam-no para armazenar seus dados de mapa. Mesmo dispositivos satnav que não produzem arquivos GPX nativamente têm opções para importá-los. Não faz sentido fazer uma dissertação aprofundada sobre esse formato de arquivo; pense nisso como JPG, um padrão aberto usado quase universalmente.
Por ser um padrão aberto, o GPX é muito popular para criar mapas que podem ser usados em uma ampla variedade de plataformas. Se você quiser compartilhar uma trilha GPS, tente converter seu arquivo em GPX. Isso garantirá que quem estiver recebendo possa visualizá-lo no dispositivo de sua escolha.
Se você deseja obter boas idéias sobre pontos de interesse, tente pesquisar por mapas GPX para várias finalidades. Por exemplo, pesquise no Google por “rotas de corrida em trilhas gpx”. A popularidade do formato faz dele uma boa opção para quem deseja compartilhar boas descobertas. Ou então, que tal “viagem panorâmica por estrada gpx?” Seja criativo, você ficará surpreso com o que descobrirá.
Importando GPX para o Google
Se você possui um arquivo GPX e deseja apenas inseri-lo no Google Maps, o processo não é muito complicado. Este não é um cenário ideal, porque o Google Maps precisará converter o arquivo, mas definitivamente funcionará.
Primeiro, faça login no Meus Mapas e siga as etapas descritas abaixo:
- Clique no botão Criar um novo mapa no canto superior esquerdo.
- Clique em Adicionar camada no menu à esquerda e, abaixo da camada, clique em Importar.
- Você terá a opção de enviar um arquivo do seu computador ou simplesmente arrastar e soltar na área de recebimento. Faça o upload do seu arquivo GPX e os waypoints do mapa serão adicionados automaticamente.
É simples assim. No entanto, isso pode não importar todos os dados do arquivo GPX. Se você deseja garantir que os recursos do mapa sejam importados, primeiro converta o arquivo de mapa no formato KML.
Convertendo um arquivo GPX em KML
Para garantir que todos os dados do seu arquivo sejam enviados corretamente ao Google, primeiro converta-os para o formato preferido, KML. Você pode converter GPX para KML usando uma variedade de software, mas a maneira mais conveniente é usar um conversor online. O GPS Visualizer é um conversor muito leve e gratuito. Tudo o que você precisa fazer é enviar o arquivo GPX e selecionar Google Maps como formato de saída. Em segundos, você terá um arquivo KML disponível.
Depois que seu arquivo for convertido, faça o download e siga as etapas para enviar um arquivo para o Google Maps, conforme detalhado acima. Esta etapa extra garantirá que nada seja perdido no upload para o Google. Depois que o arquivo for carregado no Google Maps, você poderá compartilhá-lo e executar as ações que normalmente faria no Google Maps.
Por trás de todo grande mapa está um ótimo GPX
Visualizar e usar seus arquivos GPX no Google Maps não é realmente muito complicado. Basta fazer o upload do arquivo no Meus Mapas e os recursos do mapa serão preenchidos automaticamente. Um grande benefício adicional é que você também pode exportar arquivos no formato GPX do Meus Mapas. Portanto, se você quiser enviar a alguém os dados do mapa que o satélite do carro possa ler, use o formato GPX.
Como você obtém seus arquivos GPX? Você os recebe de alguém ou possui um dispositivo que os produz? O formato do arquivo de mapa é importante para você e por quê? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo.