O Nova Launcher tem sido um dos nossos lançadores favoritos absolutos. Desde os dias Android 4.x, sempre foi uma ótima opção para qualquer usuário de smartphone que pretenda replicar a sensação do Android atual - com algumas opções de personalização adicionais, é claro. O único desenvolvedor do aplicativo, Kevin Barry, criou o aplicativo com sua empresa TeslaCoil e manteve o aplicativo atualizado por mais de três grandes iterações do Android, adicionando novos recursos regularmente e ajudando o Android a se sentir bem em qualquer smartphone.
Veja também o nosso artigo Os melhores lançadores Android
Em junho, Barry fez um anúncio importante de que os fãs de seu trabalho em Nova estavam esperando há anos: ele descobriu uma solução alternativa para adicionar a integração do Google Now à tela inicial de Nova. Por anos, Barry havia dito a seus seguidores que isso não aconteceria: para implementar o painel do Google Now dentro do Nova Launcher, o aplicativo teria que ser movido para a partição / system, uma tarefa impossível sem o acesso root de um dispositivo. Tudo isso mudou quando o Google anunciou uma API para o painel Google Now quando o Google Now Launcher foi retirado. Mais uma vez, os fãs esperavam que isso significasse a adição do Google Now ao Nova Launcher, mas como a API exigia que o aplicativo usando o Google Now fosse depurável - um estado no qual os aplicativos não podem ser carregados na Play Store -, Nova foi novamente deixada no frio.
Não mais. Barry anunciou em 14 de junho que havia criado uma solução alternativa para o problema de depuração: ao implementar o painel como um aplicativo separado baixado de um mercado de terceiros, a Nova poderia adicionar simultaneamente a integração do Google Now enquanto ainda permanecesse na Play Store para o público em geral. Assim, nasceu o "Nova Google Companion", um aplicativo projetado para, por meio de uma solução alternativa do aplicativo, adicionar um painel do Google Now ao Nova. Sem surpresa, os fãs se alegraram - mas instalar e implementar o aplicativo não é fácil para os iniciantes no Android. E é aí que entramos: criamos um guia para mostrar exatamente o que fazer para instalar o aplicativo complementar Nova em seus dispositivos. Vamos começar.
O que você precisará
Antes de instalarmos o aplicativo, vamos tirar algumas notas básicas. Primeiro, esta solução alternativa será aplicada apenas a telefones com Android 6.0 Marshmallow ou superior. Se você ainda está usando o Lollipop, ou mais velho, terá que pular esta solução alternativa por enquanto. A maioria dos telefones a partir de 2016 e além (assim como os flagships de 2015) está executando o Marshmallow ou superior, mas se você não tiver certeza, entre no menu Sobre das configurações do sistema 'para descobrir sua versão do software. Para fazer isso na maioria dos telefones, abra o menu de configurações, role até o final e toque em “Sobre o telefone”. Dentro desse menu, você encontrará o número da versão do seu software.
Em seguida, precisamos garantir que o Nova Launcher seja baixado e instalado no seu telefone. Isso não requer uma licença Nova Prime (pelo menos, não por enquanto), portanto, não é necessário gastar US $ 4, 99 na atualização Prime se você não estiver interessado - embora, como sempre, recomendamos o suporte a desenvolvedores como Kevin Barry. Seu trabalho duro e sua determinação em quebrar o painel do Google Now não devem passar despercebidos ou recompensados. O download do Nova Launcher, nesse caso, não é bom o suficiente - você precisará atualizar para o Nova versão 5.3-beta1 para usar o aplicativo complementar. Se você não tem experiência em usar versões beta de aplicativos no Android, é realmente muito fácil. Há duas maneiras de fazer isso:
- Acesse a página beta da TeslaCoil para o Nova Launcher e siga as instruções para ingressar na comunidade do Google+ e optar pela versão beta. Isso pode levar algum tempo, mas quando a versão beta chegar (por meio de uma atualização no Google Play), você estará pronto.
- Acesse o APKMirror, que atualmente hospeda uma versão segura e legal do Nova Launcher sem a espera do Google Play. Se você já tem o Nova Launcher instalado no seu telefone, isso funcionará como uma atualização para o seu aplicativo já existente - não é necessário desinstalar.
Por fim, você precisará de mais um download. O aplicativo Nova Google Companion não pode ser hospedado na Play Store porque, em nível técnico, o aplicativo é "depurado". Dito isso, é um download rápido e fácil do aplicativo no APKMirror, portanto, use este link de download no seu telefone (o site possui um gerador de código QR útil, se você precisar de um), ou faça o download do aplicativo no seu computador e transfira-o para o telefone da maneira antiga: através de um cabo USB. Depois de instalar o Nova beta (ou baixado, se você não tem certeza de como instalar APKs no telefone) e fazer o download do aplicativo complementar no APKMirror, passamos para a próxima seção: configuração tudo pronto.
Como adicionar o Google Now à Nova
Tanto a instalação do aplicativo beta através de um APK do APKMirror quanto a instalação do aplicativo complementar exigem que você conceda ao telefone as permissões necessárias para instalar aplicativos de fontes desconhecidas. Tenha certeza de que o APKMirror é um dos únicos mercados de APK de terceiros que não são apenas confiáveis - eles são completamente legítimos, não permitindo que APKs pagos ou rachados de aplicativos sejam hospedados em sua plataforma. Se você nunca ativou fontes desconhecidas no seu telefone, verifique se você está pronto para ir abaixo. Se você já ativou esse recurso - ou sabe o que está fazendo quando se trata de fontes desconhecidas - fique à vontade para pular para o próximo parágrafo abaixo.
- Comece indo para o menu de configurações, através da gaveta do aplicativo ou pressionando o atalho no canto superior direito da bandeja de notificações.
- Percorra as configurações até encontrar "Tela de bloqueio e segurança" ou algo semelhante.
- Dentro deste menu, encontre a configuração para “Fontes desconhecidas”. Ligue o interruptor e aceite qualquer tipo de aviso ou aviso que aparecer.
Com a configuração de fontes desconhecidas ativada, agora podemos voltar nossa atenção para a instalação dos APKs baixados acima. Se você ainda não instalou a versão beta, através da Play Store ou através de um APK separado, faça isso agora. Depois de começar a executar o Nova Launcher, você pode garantir que está funcionando na versão beta correta, entrando no menu Nova Settings (acessível na gaveta do aplicativo). Dentro de Nova Settings, role para baixo até a parte inferior do menu e procure a categoria "Nova". Na parte superior, você verá a versão do Nova atualmente em execução no seu telefone ou tablet.
Antes de instalarmos o aplicativo complementar, precisamos definir uma configuração desabilitada para que o aplicativo complementar funcione corretamente. Vá para a guia "Área de trabalho" e, em "Rolagem", encontre a guia "Rolagem infinita". Verifique se essa configuração está desativada. Se a rolagem infinita estiver ativada, o aplicativo complementar não funcionará corretamente.
Em seguida, vamos instalar o aplicativo Nova Google Companion real, que, caso você o tenha perdido, está listado acima. Abra o arquivo .apk no seu telefone e você será solicitado a instalar o aplicativo (que não requer permissões especiais). Toque no botão de instalação e, após alguns segundos, você será alertado de que o aplicativo foi instalado.
Clique em "Concluído" e volte ao seu menu inicial. Dê a Nova um slide da esquerda para a direita e teste o painel deslizante. Desde que você atenda a todos os requisitos descritos acima (Android 6.0 ou superior, Nova Launcher 5.3-beta1 e rolagem infinita desativada), você poderá abrir o painel do Google Now à esquerda da tela inicial, exatamente como o iniciador do Google Now funcionou antes da substituição do aplicativo pelo lançador de pixels mais recente. Não é necessário, mas alguns usuários relataram melhor desempenho do Google Now, acessando as configurações do Nova e reiniciando o iniciador após a instalação. A opção "Reiniciar" para o Nova pode ser encontrada na parte inferior do menu de configurações do Nova, no menu suspenso "Avançado". Depois de reiniciar o Nova, o aplicativo demorará alguns instantes quando ele for reaberto - talvez seja necessário apertar o botão home - e o desempenho do Google Now aumentará.
***
Não há maneira de contornar isso: isso já faz muito tempo, e a comunidade de entusiastas do Android deve uma enorme dívida de gratidão a Kevin Barry e a qualquer outra pessoa que o ajudou a trabalhar no desenvolvimento de seu novo aplicativo complementar. Em nossos testes, o painel Now funcionou exatamente como vimos em telefones executando o Google Now Launcher, mas com toda a personalização e recursos que fizeram com que muitos se apaixonassem pelo Nova Launcher ao longo dos anos. Se você gosta do trabalho de Barry, vá até a Play Store para comprar uma licença Prime para o Nova Launcher; não é necessário usar esse recurso, mas estamos super impressionados com o que ele conseguiu ao longo de anos de solução de problemas e soluções alternativas, e é exatamente o tipo de suporte que adoramos ver dos desenvolvedores do Android.
Nos comentários abaixo, informe-nos se você está entusiasmado com o Nova Launcher que finalmente adicionou o suporte ao Google Now - e se tiver alguma dúvida ou preocupação com o processo de instalação!