Quando você compra um filme na iTunes Store, ele é exibido na sua biblioteca do iTunes com ilustrações oficiais, resumo do enredo, informações sobre elenco e equipe e outros metadados relevantes.
Quando você importa seus próprios DVDs e Blu-rays rasgados, no entanto, obtém uma experiência bem diferente. Por padrão, os filmes importados manualmente para o iTunes são exibidos na categoria "Filmes caseiros" e não possuem todos os metadados e ilustrações.
Os usuários podem editar manualmente alguns metadados de filmes importados, como título, ano e arte, mas determinadas informações - incluindo resumos de enredo, elenco e equipe e classificação MPAA - não podem ser editadas pelo usuário com a interface padrão do iTunes. Felizmente, os usuários de Mac podem adicionar metadados completos aos seus filmes copiados com a ajuda de um utilitário de terceiros chamado Subler . Aqui está como isso funciona.
Para esta dica, usaremos um arquivo .m4v extraído do DVD Star Trek Into Darkness .
Primeiro, faça o download do Subler no site do projeto. A versão usada e exibida nas capturas de tela desta dica é 1.0.9. Descompacte o arquivo baixado para revelar o aplicativo Subler e clique duas vezes para iniciá-lo. Diferentemente da maioria dos aplicativos, o Subler simplesmente aparecerá no seu Dock e não exibirá nenhuma janela ou interface até que seja fornecido um arquivo para processamento, então vamos para a próxima etapa.
Localize o arquivo de filme ao qual você deseja adicionar os metadados. Ele deve ser um arquivo compatível com o iTunes - por exemplo, um filme copiado com uma das predefinições da Apple TV ou iPad no Handbrake - e não pode ser protegido com DRM. Em outras palavras, você não pode usar o Subler para modificar os metadados dos seus filmes comprados na iTunes Store; só pode ser usado com arquivos que você mesmo codificou ou obteve de fontes sem DRM.
Se o filme que você deseja modificar já estiver na sua biblioteca do iTunes, exclua-o da sua biblioteca, selecionando-o e pressionando Excluir no teclado. Certifique-se de salvar o arquivo original, no entanto, escolhendo Manter arquivo na caixa de confirmação. O motivo dessa etapa de remoção é que o iTunes não processará ou reconhecerá automaticamente as alterações que fazemos nos metadados de um arquivo, se ele já estiver na sua biblioteca, portanto, precisamos remover o arquivo da biblioteca, fazer nossas alterações e depois voltar a adicione-o.
Com seu arquivo de filme copiado pronto no Finder, clique, arraste e solte o arquivo no ícone Subler no Dock. Uma nova janela aparecerá mostrando as propriedades básicas de vídeo e áudio do arquivo.
Se desejar, agora você pode adicionar manualmente praticamente qualquer categoria de metadados ao arquivo, clicando no ícone de adição no canto inferior esquerdo da janela, mas os desenvolvedores do Subler adicionaram um recurso de pesquisa útil que permite obter instantaneamente todas as informações relevantes e arte para um arquivo pesquisando seu nome.
Para associar o filme copiado a um filme existente no banco de dados do iTunes, clique no ícone da lupa no canto superior direito da janela do Subler. O Subler realiza automaticamente uma pesquisa com base no nome do arquivo, mas você pode substituir manualmente essa entrada e executar uma pesquisa personalizada para qualquer título de filme. Para garantir a melhor compatibilidade com o iTunes, selecione iTunes Store no menu suspenso de fontes e todos os filmes que correspondem ao seu arquivo copiado aparecerão na lista abaixo. Selecione a entrada correta e clique em Adicionar .
Você retornará à janela principal do Subler e verá que todos os metadados relevantes agora são exibidos para o arquivo. Você pode deixar os dados como estão e obter a mesma experiência que a compra oficial do iTunes, ou pode editar e ajustar as informações para se adequar às suas preferências. Verifique também as guias Arte e outras configurações, se desejar usar uma imagem personalizada de pôster de filme, modificar a categoria "tipo de mídia" ou definir sinalizadores de HD quando necessário (embora isso deva ser definido automaticamente com base na resolução do arquivo) .
Quando você tiver feito todas as edições, use o atalho de teclado Command-S para salvar os metadados no próprio arquivo original (esta é uma etapa crucial; se você sair do Subler sem salvar os metadados, nenhuma das alterações será preservada) . Como alternativa, você pode usar a função “Salvar como” ( Shift-Command-S ) para criar uma nova cópia do arquivo com os metadados adicionados, preservando o arquivo original inalterado.
Depois que seu arquivo de filme copiado for salvo, arraste-o para o iTunes para adicioná-lo à sua biblioteca. Diferentemente de antes, o arquivo agora deve aparecer na seção "Meus filmes" e exibir ilustrações e todos os mesmos metadados de uma compra oficial do iTunes. Essas alterações no arquivo também serão transferidas para os seus iDevices quando você sincronizar o filme e para a Apple TV se você usar o Compartilhamento Familiar para acessar o conteúdo do iTunes no seu Mac.
A Apple ainda coloca barreiras entre o conteúdo do iTunes realmente comprado e os seus próprios filmes copiados pessoalmente, mas o uso do Subler pode dar uma agradável recuperação à sua coleção de filmes pessoais e tornar a navegação na sua biblioteca do iTunes um processo muito mais estético e informativo.
Uma nota final: você pode ter notado a presença de uma guia "Episódio de TV" nas capturas de tela do Subler. As etapas descritas acima também podem ser usadas para adicionar metadados detalhados aos seus programas de TV rasgados pessoalmente. Basta selecionar a guia Episódio de TV ao pesquisar os metadados do arquivo, digite o nome do programa e insira os números de temporada e episódio. Subler fará o resto!