Anonim

As planilhas são ferramentas incrivelmente poderosas para criar, armazenar, manipular e analisar informações numéricas. No entanto, nem todos podem olhar para uma coluna de números e obter informações sobre o processo ou as informações subjacentes das quais esses números são abstraídos. Por esse motivo, os programas de planilhas, incluindo o Google Sheets, incluíram funções de gráficos quase desde suas primeiras versões nos dias 1-2 e 3 do Lotus, mesmo que tecnicamente os gráficos tenham pouco a ver com a funcionalidade principal de uma planilha de analisar informações.

Consulte também o nosso artigo Como obter contagem de palavras no Planilhas Google

O Google Sheets, a solução gratuita de planilhas baseada em nuvem do Google, também inclui componentes de gráficos simples de usar, mas bastante poderosos. Neste artigo, mostrarei como adicionar gráficos ao seu Planilhas Google, como editar a legenda que o Planilhas Google atribui aos seus gráficos e como editar alguns outros recursos do gráfico.

Trabalhar com gráficos é relativamente simples. Você só precisa ter um conjunto de dados para se referir, criar um gráfico na ferramenta de gráficos interna do Sheets, definir a legenda para que seja facilmente compreensível e inseri-la na planilha. Você pode criar seus próprios dados para seguir este tutorial ou criar uma nova planilha e usar os dados que utilizo para meus exemplos. Para o gráfico de exemplo, usaremos uma pequena folha simples com uma lista da categoria de despesas de uma família e o orçamento mensal para cada despesa. Crie uma planilha com dois títulos, "Despesas" e "Mensal", e adicione as seguintes informações à planilha:

Adicionando um gráfico ao Planilhas Google

Para criar um gráfico, primeiro precisamos especificar um conjunto de dados para o gráfico ser baseado. Começamos selecionando um intervalo de dados e trabalhando a partir daí. No exemplo nas imagens, o intervalo de dados é A1 a B7 ou 'A1: B7' na notação de planilha.

  1. Abra a planilha na qual você deseja criar um gráfico.
  2. Identifique o intervalo de dados que você deseja usar e destaque-o na folha.
  3. Selecione Inserir no menu superior e Gráfico. O editor de gráficos será aberto no lado direito da tela e o gráfico aparecerá na planilha.
  4. A primeira linha do editor de gráficos é intitulada "Tipo de gráfico". Selecione um tipo de gráfico no menu suspenso. O Planilhas irá sugerir alguns tipos de gráficos adequados ao tipo de dados que você forneceu, mas você pode escolher o tipo que desejar.
  5. Você pode personalizar os elementos de dados usados ​​no gráfico; esses controles aparecem abaixo da seleção do tipo de gráfico.
  6. Selecione a guia Personalizar no editor de gráficos para ver os controles de formatação. Jogue com eles para aprender como modificar seu gráfico. O gráfico mudará conforme você faz alterações na caixa de diálogo.
  7. Quando você terminar de modificar o gráfico, clique no X no canto superior direito do editor de gráficos para controlá-lo.
  8. Arraste o gráfico para o local desejado na sua planilha.

Decidindo que tipo de gráfico usar

Diferentes tipos de gráficos se prestam bem à exibição de diferentes tipos de dados. Nem todos os tipos de gráficos funcionarão com todos os dados; portanto, pode ser um caso de experimentação à medida que você avança. O editor de gráficos possui uma seção de sugestões que indica o tipo de gráfico que o software considera adequado e você pode começar a partir daí, se realmente não souber que tipo de gráfico implantar.

Cada tipo de gráfico padrão possui um tipo de informação associado que é mais adequado para exibição, dependendo do objetivo da visualização. Por exemplo, no caso de nossas despesas mensais com a família, um gráfico de setores circulares é uma maneira muito poderosa de demonstrar que nosso pagamento de hipoteca está dominando nossas despesas mensais porque torna esse elemento visual muito grande na planilha.

Edite a legenda do gráfico no Planilhas Google

Depois de criar um gráfico, é provável que você queira alterar a legenda. A legenda do gráfico é a caixa colorida e o texto que informa ao leitor o que cada cor no gráfico representa. No gráfico atual, ele é rotulado como "Mensal". O Planilhas Google faz o possível para descobrir um rótulo por padrão, mas muitas vezes acaba sendo útil como "Mensal" - tecnicamente preciso, mas não muito esclarecedor para quem vê o gráfico.

A edição da legenda do gráfico no Planilhas Google é feita na janela de criação do gráfico ou na planilha. Depois de criar seu gráfico, é possível recuperar o editor de gráficos clicando com o botão direito do mouse em qualquer lugar do gráfico e selecionando qualquer item de menu; isso abrirá o editor de gráficos e o levará à área de edição específica. Você pode editar a legenda de várias maneiras. Você pode alterar se é exibido (em muitos gráficos simplesmente não é necessário) ou especificar sua posição no gráfico. Você também pode alterar a fonte, tamanho da fonte, formatação e cor do texto da legenda.

  1. Clique com o botão direito do mouse no gráfico e selecione 'Legenda'.
  2. Modifique o lado em que é exibido, o tipo de fonte, tamanho e cor, como achar melhor.
  3. O gráfico será atualizado à medida que você faz alterações no editor.

Alterando o texto da legenda no Planilhas Google

Um recurso que muitos usuários desejam ter é a capacidade de alterar o texto exibido para a legenda. Em nossa planilha de exemplo, por exemplo, a legenda "Mensal" não é realmente tão útil ou descritiva. A única maneira de alterar o texto da legenda é renomear a coluna de dados e a legenda também será alterada. Por exemplo, poderíamos substituir o texto "Mensal" na coluna A2 por "Junho de 2018" ou "Valor mensal estimado" e, em seguida, nosso gráfico mostraria esse texto, o que seria mais útil. Portanto, isso funciona, e a única vez que é problemático é se você deseja que a linha ou coluna da planilha tenha um rótulo diferente do exibido no gráfico.

Editando outros elementos do gráfico

Existem muitos elementos do gráfico que você pode editar no Planilhas Google. A maneira mais fácil de acessar as configurações do gráfico é clicar com o botão direito do mouse no gráfico para abrir o menu de contexto de edição do gráfico.

Em "Área do gráfico", você pode escolher entre redimensionar a área do gráfico (o que permite aumentar ou diminuir o tamanho da exibição do gráfico dentro do quadro do gráfico) ou ajustar a área do gráfico ao quadro do gráfico disponível. (Você pode alterar o quadro do gráfico clicando em qualquer lugar dentro do gráfico e clicando e arrastando o quadro de redimensionamento.)

A maioria dos elementos no menu de contexto apenas o leva à seção apropriada do Editor de gráficos, mas é um atalho muito útil para as tarefas comumente selecionadas. Usando o menu de contexto, é possível alterar o estilo do gráfico, alterar os títulos e legendas do gráfico e do eixo, escolher quais séries de dados o gráfico exibe, alterar a legenda, alterar os rótulos nos eixos X e Y, definir as linhas de grade ou redefinir o intervalo de dados do qual o gráfico se baseia.

Você também pode estar interessado em conferir este artigo do TechJunkie sobre como criar gráficos no Planilhas Google.

Você tem dicas de gráficos do Planilhas Google que gostaria de compartilhar? Conte-nos sobre eles abaixo!

Como adicionar um gráfico e editar a legenda nas folhas do Google