Anonim

O Excel é um software de planilha e contabilidade. O aplicativo possui uma variedade de opções, ferramentas e funções para planilhas de conta. Muitos usuários do Excel configuram planilhas financeiras com o software. Um indicador financeiro que você pode encontrar no Excel é a taxa de crescimento anual comum, caso contrário a CAGR, de um investimento em vários períodos.

Consulte também o nosso artigo Como proteger com senha no Microsoft Excel

O que é o CAGR?

CAGR é um termo financeiro usado para medir o crescimento médio do capital em vários períodos de tempo. Por exemplo, se você tiver uma série de números de vendas em um período de cinco anos, poderá encontrar a taxa de crescimento anual. No entanto, esse não seria um número único, representando a taxa de crescimento geral durante todo o período.

Como tal, a taxa de crescimento anual comum é basicamente uma taxa média de retorno de um investimento, ou taxa de crescimento, durante vários períodos de tempo que leva em consideração o efeito da composição. O CAGR é principalmente um indicador que informa como um número cresceu em termos percentuais ao longo de vários anos. A fórmula básica para o CAGR é: = EV / BV ^ (1 / n) - 1 . Nesta fórmula, EV é o valor final, BV é o valor inicial do investimento en é a quantidade de períodos de tempo (geralmente anos, mas também podem ser trimestres, meses, etc.).

Adicionando a fórmula CAGR às planilhas do Excel

O Excel não tem uma função CAGR específica. No entanto, você ainda pode encontrar uma taxa de crescimento anual comum para uma série de valores com a fórmula CAGR descrita acima. Primeiro, abra uma planilha em branco do Excel; e insira 'Year' como um cabeçalho de coluna na célula A2. Digite 'Valor' na célula B2, conforme mostrado no instantâneo abaixo.

Agora insira os anos 2006-2010 nas células A3-A7 na coluna Ano. Digite os seguintes números na coluna Valor de B3-B7: '1234, ' 1789, '' 2565, '' 3232 'e' 3876. ' Então sua mesa deve coincidir com a mostrada na figura diretamente abaixo.

Agora podemos encontrar o CAGR para as figuras na tabela. Nesse caso, o valor final é 3.876 (B7) e o valor inicial é 1.234 (B3). O número de períodos incluídos na tabela é cinco. Assim, a fórmula CAGR para a tabela inserida é: = B7 / B3 ^ (1/5) -1 .

Selecione a célula D3 em sua planilha como aquela para incluir a fórmula CAGR. Em seguida, digite '= (B7 / B3) ^ (1/5) -1' na barra fx e pressione a tecla Return. D3 retornará o valor 0, 257227 como na foto diretamente abaixo.

Agora converta esse valor para um formato de porcentagem. Você pode fazer isso clicando com o botão direito do mouse em D3 e selecionando Formatar células no menu de contexto. Selecione a guia Número, clique em Porcentagem e digite '2' na caixa Casas decimais. Pressione OK para fechar a janela e o valor CAGR em D3 será de 25, 72%.

Cálculo do CAGR com a função TAXA

Como alternativa, os usuários do Excel podem encontrar o CAGR com a função TAXA. TAXA é uma função projetada para retornar a taxa de juros por período para um investimento. No entanto, podemos transformar essa função em uma fórmula CAGR inserindo os valores inicial e final nos argumentos Pv e Fv do RATE. A fórmula real é mais ou menos assim: = RATE (n,, - BV, EV) .

Retorne à planilha do Excel em que você adicionou a primeira fórmula CAGR. Agora selecione a célula D4, que incluirá a função TAXA. Clique no botão fx , selecione TAXA na janela Inserir Função e pressione OK para abrir a janela mostrada no instantâneo diretamente abaixo.

Primeiro, digite '5' na caixa de texto Nper como o número total de períodos. Em seguida, digite '-B3' na caixa de texto Pv como o valor inicial. Observe que o valor deve ser especificado como um número negativo para que a fórmula funcione. Digite 'B7' na caixa de texto Fv, caso contrário, o valor final, conforme mostrado no instantâneo diretamente abaixo. Você pode deixar os outros argumentos da função em branco.

Quando você pressiona OK , D4 pode retornar um valor comum de taxa de crescimento anual de 26% se a formatação da célula não estiver configurada com duas casas decimais. Se você ajustar o formato de porcentagem para exibir duas casas decimais na guia Número, D4 retornará o valor 25, 72%, que é exatamente o mesmo que a fórmula CAGR original inserida em D3.

Esses são dois métodos com os quais você pode encontrar a porcentagem comum da taxa de crescimento anual nas planilhas do Excel. Você também pode obter um valor CAGR com as funções POWER e XIRR. Para mais detalhes, confira esta página do YouTube que inclui um vídeo que demonstra como adicionar a fórmula CAGR às planilhas do Excel.

Como adicionar a fórmula cagr às planilhas do Excel