O Planilhas Google é uma excelente alternativa ao Microsoft Excel e pode executar muitas tarefas de seu concorrente mais caro. Uma coisa que faz muito bem é permitir que você exiba dados em forma gráfica, ou seja, construa gráficos. Aqui está um tutorial rápido sobre como criar gráficos no Planilhas Google.
Consulte também nosso artigo Como combinar células nas planilhas do Google
Os gráficos são a graça salvadora das planilhas para mim. A maioria das pessoas gosta de um bom gráfico. Eles simplificam os dados de compreensão e rompem a monotonia dos dados numéricos com um pouco de cor e beleza gráfica. Se você usa muito o Planilhas, criar gráficos é algo que você deseja dominar.
Há uma seleção de tipos de gráficos e você pode escolher o mais adequado. Alguns funcionam melhor com certos tipos de dados, enquanto outros são mais flexíveis. Você pode escolher entre uma ampla variedade de tipos, de gráficos de dispersão a gráficos de pizza, gráficos de mapa a gráficos de linhas. Atualmente, existem 18 tipos de gráficos disponíveis para uso. Visite a página de tipo de gráfico do Planilhas Google para ver todos.
Construa o conjunto de dados
Antes de adicionar um gráfico ao Planilhas Google, é necessário ter todos os dados no local. Você pode adicionar ou modificar dados após a criação do gráfico, mas é mais fácil gerenciar as coisas, se tudo estiver no lugar primeiro.
- Abra sua planilha do Google.
- Adicione cabeçalhos a cada coluna ou linha. Eles atuarão como a legenda no gráfico.
- Adicione os dados à planilha na ordem que desejar.
Os dados devem ser ordenados para que todos os dados sejam uniformes. No exemplo, todos os nomes estão em uma coluna enquanto os resultados estão em uma coluna diferente. O gráfico precisa desse tipo de ordem para poder entender os dados.
Construindo um gráfico no Planilhas Google
Depois de ter os dados no lugar, a criação de um gráfico ou gráfico como o Google os chama é bastante direta.
- Arraste o cursor sobre todos os dados que você deseja ilustrar em um gráfico.
- Selecione Inserir no menu superior e, em seguida, Gráfico.
- Selecione o tipo de gráfico na caixa pop-up. Você pode usar a sugestão ou escolher a sua, ela é inteiramente sua.
- Formate o gráfico como desejar com a guia Personalização.
- Selecione Inserir para adicionar o gráfico à planilha.
Você observará na janela de criação do gráfico que nem todos os gráficos serão selecionáveis. Como mencionado acima, nem todos os tipos de gráficos funcionarão em todas as situações. Por exemplo, gráficos de barras e gráficos de linhas são úteis para medir valores ou contagens. Os gráficos de pizza são bons apenas para medir divisões de 100%, os gráficos de áreas escalonadas são puramente numéricos e assim por diante.
Personalizando um gráfico no Planilhas Google
Além de personalizar o gráfico durante a criação, você também pode personalizá-lo após o fato. Isso é útil se você obter novos dados repentinamente ou precisar alterar o estilo ou o tipo de gráfico.
- Destaque seu gráfico e clique com o botão direito do mouse em uma área vazia.
- Selecione Edição avançada no menu.
- Selecione a guia Personalização e faça suas alterações.
A edição avançada exibe a mesma janela de quando você estava criando seu gráfico e permite todas as mesmas funções. Aqui você pode alterar o tipo de gráfico, cores, fontes, plano de fundo e praticamente todos os elementos do gráfico.
Você não precisa usar a edição avançada para fazer alterações menores, se não quiser. O menu de contexto do botão direito do mouse permite alterar o tipo, a área, o título, a legenda, o eixo e a série do gráfico com um clique. Ainda acho mais fácil usar o menu de personalização. Sua milhagem pode variar, mas pelo menos você tem a opção.
Usando um gráfico no Google Docs
Depois de criar seu gráfico, pode ser necessário destacá-lo em uma apresentação ou documento. Felizmente, é bastante simples copiar o gráfico do Planilhas Google e importá-lo para o Documentos Google.
- Abra o Google Doc ao qual você deseja adicionar a planilha e selecione um espaço vazio.
- Selecione Inserir e Gráfico.
- Selecione Folhas, selecione o gráfico na nova janela e clique em Selecionar.
- Clique no gráfico e selecione Importar. Desmarque a caixa ao lado de Vincular à planilha se desejar que o gráfico seja independente.
O gráfico agora deve aparecer no seu documento e você pode mover, redimensionar ou o que for necessário.
Você pode fazer muito com gráficos no Planilhas Google. É uma das melhores maneiras de trabalhar com dados, no que me diz respeito.