Para acompanhar o Microsoft PowerPoint e o Apple Keynote, o Google Slides adicionou um recurso de áudio para ajudá-lo a criar apresentações mais interativas. Você pode adicionar áudio de vídeos do YouTube, serviços de streaming como o SoundCloud ou seu próprio arquivo. Para seus próprios arquivos, o Slides suporta formatos diferentes, portanto, não há necessidade de converter os arquivos antes de inseri-los na apresentação.
Consulte também o nosso artigo Como reproduzir áudio automaticamente nos slides do Google
Qualquer que seja a fonte de áudio que você preferir, este artigo fornecerá um guia abrangente para cada método. No entanto, existe uma palavra de cautela, se você deseja usar o SoundCloud ou o áudio do YouTube. Algumas das faixas são protegidas por direitos autorais, portanto, é melhor procurar um áudio que se enquadre na categoria Creative Commons ou seja de domínio público.
Nota: As explicações a seguir assumem que você já tem uma apresentação. Usamos o modelo de proposta de consultoria como exemplo.
Adicionando seu próprio áudio
Links Rápidos
- Adicionando seu próprio áudio
- Passo 1
- Passo 2
- etapa 3
- Passo 4
- Adicionando áudio do YouTube
- Passo 1
- Passo 2
- Você pode ocultar o ícone de áudio?
- Usando serviços de streaming
- Faça seus slides falarem por si mesmos
Passo 1
Conforme indicado, não há necessidade de converter o áudio em MP3 ou outros formatos, o que era necessário antes da atualização mais recente do Google Productivity Suite. Basta adicionar o arquivo ao seu Google Drive e identificá-lo para facilitar a navegação, mas ele deve aparecer em Recente de qualquer maneira.
Passo 2
Para adicionar um arquivo, clique em Inserir na barra de menus Slides e selecione Áudio. Isso leva você imediatamente a todos os arquivos de áudio disponíveis na sua unidade. Role a lista, selecione a que você deseja usar e clique em Selecionar na parte inferior esquerda para confirmar.
etapa 3
Por padrão, o ícone de áudio aparece no canto superior esquerdo, mas essa pode não ser a posição perfeita para todos. Para reposicionar o ícone, arraste e solte-o no destino desejado em um slide.
Há também uma opção para aumentar ou diminuir o ícone, arrastando para dentro e para fora um dos pequenos quadrados azuis ao seu redor. Conforme você reposiciona o ícone, uma grade de navegação aparece para facilitar a determinação de onde o ícone fica em relação a outros elementos do slide.
Passo 4
O Apresentações Google permite alterar as configurações de reprodução que são clicadas por padrão. Selecione o ícone de áudio, clique em Formatar (na barra de menus) e escolha Opções de formato. Abra a seção Reprodução de áudio e selecione Automático, mova o controle deslizante para diminuir / aumentar o volume e verifique se “Parar na alteração do slide” está marcado.
Dica: Para verificar se tudo funciona bem, abra esse slide no modo Presente.
Adicionando áudio do YouTube
Passo 1
Para que isso funcione, você precisa converter o vídeo do YouTube em formato de áudio. Pegue o link do vídeo do YouTube clicando em Compartilhar, depois em Copiar e cole-o em um conversor online. Para os fins deste artigo, usamos https://ytmp3.cc/, mas qualquer outro conversor deve funcionar bem.
Nota: algumas pessoas desejam cortar esta etapa e adicionar o vídeo do YouTube em vez de áudio. Mas o vídeo é reproduzido em uma pequena miniatura no slide, o que pode desviar a atenção do espectador da apresentação.
Passo 2
Esta etapa é a mesma descrita anteriormente. Adicione o arquivo de áudio ao Google Drive, acesse Inserir, selecione Áudio e escolha o MP3 que contém apenas o áudio do YouTube. E, novamente, as mesmas regras de formatação se aplicam - arraste e solte o ícone para reposicioná-lo e use as Opções de formato para ajustar a reprodução.
Você pode ocultar o ícone de áudio?
Claro que você pode, e isso pode ser útil, especialmente com a opção de reprodução automática ativada. Selecione o ícone, escolha Organizar na barra de menus e clique em Ordem.
Selecione "Enviar para trás" ou "Enviar para trás" para ocultar o ícone atrás de outro elemento. Em geral, é melhor ocultá-lo atrás do logotipo ou imagem / elemento da empresa, em vez de texto.
Usando serviços de streaming
Existem duas maneiras de adicionar áudio ao Apresentações Google a partir de serviços de streaming. Você pode pegar um link clicando na opção Compartilhar em uma música ou podcast e adicionar o áudio como um link. Mas isso requer uma conexão com a Internet enquanto você faz a apresentação, e você precisa sair da apresentação para reproduzir o áudio.
Escusado será dizer que é melhor baixar o áudio e incorporá-lo em um slide como descrito anteriormente. Apenas um lembrete rápido: faça o upload para o Drive, clique em Inserir, selecione Áudio e escolha sua música. Mas lembre-se de que algumas músicas estão protegidas por direitos autorais ou talvez você precise pagar para fazer o download, portanto, tenha cuidado com o que decidir usar.
Faça seus slides falarem por si mesmos
A adição de áudio aos slides pode ter muitos propósitos. Pode ser usado como uma referência direta a uma pessoa / palestra que você pode citar ou apenas para adicionar uma música de fundo para um efeito dramático.
Você gosta de usar áudio em suas apresentações? Se sim, o que você mais usa? Compartilhe suas dicas e truques com o resto da comunidade na seção de comentários abaixo.