Anonim

Perder as informações de login no seu roteador é comum e pode ocorrer por vários motivos. A primeira razão é que pode não haver necessariamente credenciais definidas por você, pois os roteadores geralmente vêm com nomes de usuário e senhas prefixados. Por exemplo, em uso doméstico, um nome de usuário geralmente é admin e uma senha também pode ser admin, ou simplesmente uma senha . Se o seu roteador é de um provedor de serviços de Internet (ISP), o nome de usuário geralmente é admin, mas possui uma senha prefixada que o ISP configura para todos os seus roteadores.

Outro cenário: você pode ter comprado um roteador usado de alguém, mas eles esqueceram de entregar as credenciais para entrar na configuração do roteador. Basta dizer que não ter essas informações em mãos é bastante comum e pode ser facilmente resolvido.

Se você seguir em frente, obteremos as credenciais do roteador de volta em suas mãos rapidamente.

Como acessar seu roteador

Links Rápidos

  • Como acessar seu roteador
  • Recuperando credenciais de login
      • Consulte o manual
      • Adesivos ou notas
      • Tente uma senha padrão
      • Consulte seu ISP
      • Procure on-line
  • Redefina seu roteador
  • Mude sua senha
  • Encaminhamento de porta
  • Encerramento

Obviamente, para entrar no seu roteador, você deve entender como acessá-lo primeiro. Você precisará ter um navegador no seu computador, como Mozilla Firefox, Google Chrome ou até a opção padrão Microsoft Edge ou Internet Explorer.

Depois de abrir o navegador de sua preferência, digite o IP do seu roteador na barra de endereço e pressione “Enter” no teclado. Isso levará você à página para fazer login no roteador. A maioria dos roteadores usará um endereço IP semelhante. Por exemplo, a maioria dos roteadores da Linksys usa 192.168.1.1, assim como outras marcas.

Se você não conseguir encontrar o endereço IP (às vezes, está no manual), se estiver conectado ao roteador, poderá encontrá-lo facilmente abrindo o Prompt de Comando no Windows e digitando ipconfig / all . Depois de mostrar os resultados, basta procurar a lista do Gateway padrão e isso mostrará o endereço IP. Você pode pegar esse endereço IP e inseri-lo no seu navegador.

Se você tiver algum problema de conexão, recomendamos conectar um cabo Ethernet ao PC ou laptop com o qual você está tentando fazer login no roteador. Essa é uma prática comum, pois reduz a possibilidade de uma queda de conexão durante as configurações do roteador. Não apenas isso, mas também garante que o seu roteador seja o roteador que você está acessando, pois você poderá acessar com facilidade o roteador de outra pessoa na área se eles tiverem um modelo, endereço IP e configuração de credenciais similares.

Feito isso, você será direcionado para uma página de login na qual podemos começar a tentar senhas diferentes, conforme descrito abaixo.

Recuperando credenciais de login

Se você souber que não alterou as informações para entrar no roteador, o nome de usuário e a senha podem (geralmente) ser facilmente encontrados.

Consulte o manual

Frequentemente, o manual que acompanha o roteador terá o nome de usuário e a senha padrão listados em algum lugar ou mesmo na parte de trás do manual. Se você não recebeu um manual com seu roteador, sempre pode procurar o número do modelo do roteador no Google. Geralmente, você pode obter uma versão gratuita em PDF do manual e pode encontrar a senha e o nome de usuário.

Adesivos ou notas

Às vezes, os fabricantes anexam adesivos na parte traseira do roteador, com informações como número de série, número do modelo etc. Às vezes, você encontra um adesivo na parte traseira do roteador contendo as credenciais de login, embora isso esteja se tornando menos comum nos esforços para fortalecer a segurança.

Tente uma senha padrão

Você também pode tentar também um nome de usuário e senha padrão. Geralmente, o nome de usuário será admin e a senha também. Outra configuração de credencial comum é admin como nome de usuário e senha como senha. Em casos mais raros, a senha ficará em branco; portanto, depois de digitar admin como nome de usuário, basta pressionar o botão “Enter” no teclado para fazer login sem preencher o campo de senha.

Consulte seu ISP

Se você pegou um roteador no seu ISP, obter um nome de usuário e senha pode ser tão simples quanto pegar o telefone e ligar para eles. Se as credenciais não forem uma opção padrão, como mencionamos acima, empresas como a Charter Communications terão uma senha predefinida, às vezes envolvendo o nome da empresa de alguma forma. Uma vez eu esqueci a senha do meu roteador doméstico e era tão simples quanto ligar para meu ISP. Ele me passou três senhas específicas do ISP e, finalmente, uma delas funcionou.

Procure on-line

Por fim, encontrar a senha do seu roteador pode ser tão simples quanto acessar www.routerpasswords.com. Você escolhe a marca do seu roteador e o site fornecerá uma lista dos números de modelo associados a essa marca. Depois de combinar o roteador com um dos números de modelo listados, é tão simples quanto usar as informações de login fornecidas.

Redefina seu roteador

Se nenhuma das opções acima funcionou, será necessário retornar o roteador às configurações de fábrica para entrar nele. Geralmente, é o mesmo processo de roteador para roteador. Todos eles terão um botão de reset que você pode pressionar. Pode ser um botão na parte externa do roteador ou um orifício (os orifícios são frequentemente usados ​​para que os roteadores não sejam redefinidos por acidente, com alguns confundindo com um botão liga / desliga), onde o botão pode ser pressionado com um clipe de papel.

Lembre-se de que redefinir o roteador redefine tudo para as configurações de fábrica. Se houver portas encaminhadas, configurações especiais de rede ou outras configurações personalizadas, tudo será apagado e retornado aos padrões de fábrica. Quando a redefinição estiver concluída, você precisará reconfigurar tudo novamente.

Para redefinir o roteador, é tão simples quanto manter pressionado o botão de redefinição por 10 segundos com a energia ligada. Depois de fazer isso, o roteador será redefinido e você poderá fazer login com o nome de usuário e senha padrão, conforme discutimos acima.

Mude sua senha

Quando você finalmente entrar no seu roteador, recomendamos definitivamente alterar a senha padrão. Se você mora em uma área congestionada e seu sinal de Wi-Fi é forte o suficiente, outras pessoas podem facilmente acessar a configuração do roteador e trocar as configurações. Afinal, como senhas como admin e senha são bastante comuns, não seria muito difícil entrar no roteador de alguém com configurações inalteradas. Dito isto, é imperativo que você mude.

Alterar a senha é diferente de roteador para roteador; no entanto, é um processo semelhante. Por exemplo, nos roteadores Netgear, dentro do painel do roteador, você teria Avançado> Administração> Definir senha para alterar a senha padrão. Alguns roteadores até oferecem suporte à Recuperação de senha, para que você possa recuperar uma senha perdida sem precisar redefinir todas as suas configurações. Se esta for uma opção, recomendamos ativá-la.

Para evitar problemas no futuro, guarde seu nome de usuário ou senha em algum lugar seguro, como em um banco de dados de senhas criptografadas. Leia nosso artigo sobre como manter suas senhas seguras em um banco de dados com o LastPass.

Encaminhamento de porta

Um dos motivos mais comuns para entrar em um roteador é o encaminhamento de portas para tornar a conexão com um jogo ou servidor possível ou mais eficiente. Se você não quiser passar pelo incômodo de redefinir seu roteador apenas para encaminhar portas, é possível que você possa fazer isso sem fazer login no roteador.

Atualmente, a maioria dos roteadores suporta algo chamado UPnP (Universal Plug and Play), que permite que programas e jogos, como Destiny 2, abram automaticamente as portas de que precisam. Mas, novamente, isso só pode acontecer se o UPnP já tiver sido ativado nas configurações do roteador. Não apenas isso, mas o programa ou jogo que você está usando também precisa suportar o UPnP.

Se você não tiver um programa compatível com UPnP, ainda poderá encaminhar portas sem precisar entrar no roteador (novamente, apenas se o UPnP estiver ativado no roteador). Você precisará usar um programa gratuito chamado UPnP PortMapper. Você também precisará fazer o download do Java, pois este é um programa baseado em Java. Também devemos avisá-lo para não digitar números aleatórios no PortMapper. Em vez disso, siga as instruções on-line para encaminhar portas - o programa que você está usando geralmente possui instruções para isso, às vezes em sua própria Base de Conhecimento. Por exemplo, o jogo Destiny 2 tem instruções detalhadas sobre quais portas você precisa encaminhar para o jogo.

Vale ressaltar que nem sempre é recomendável ter o UPnP ativado no seu roteador. É um ótimo recurso para fins de conveniência, mas não necessariamente ótimo para segurança. Malware, cavalos de Troia e outros vírus podem usar o UPnP da mesma forma que programas legítimos, e por isso, o malware pode ser facilmente espalhado por toda a rede local.

Encerramento

E é só isso! Se você perder a senha do seu roteador, como mostramos acima, é muito fácil recuperá-la, se você não se importa em gastar tempo redefinindo suas configurações.

Se precisar de ajuda adicional, deixe um comentário na seção de comentários abaixo. Adoraríamos ajudá-lo! Ou você pode postar qualquer problema nos fóruns da PCMech.

Como acessar a configuração do roteador sem senha