Anonim

Você se lembra da pasta de inicialização? Era uma parte importante das versões do Windows desde o Windows 95. A pasta de inicialização era uma pasta especial que residia no menu Iniciar e todos os programas localizados na pasta de inicialização eram executados sempre que o computador era ligado ou reinicializado. . Essa foi uma transição de uma maneira mais antiga de iniciar programas.

A ascensão e queda do Autoexec.bat

Nos dias do MS-DOS e do Windows 3.1 (sim - os dias dos homens das cavernas, quando lutamos com dinossauros e 640K de RAM eram muito), toda vez que o computador era iniciado, ele procurava e executava um script em lote chamado “autoexec. bastão". Usuários avançados, aqueles que realmente sabiam usar todos os 640K de RAM, usariam um editor de texto para modificar o autoexec.bat e adicionar nossos programas favoritos pessoais ao script, para que eles já estivessem carregados quando o computador chiasse e bufando, eventualmente, para a vida.

O Autoexec.bat continuou sendo uma maneira de iniciar programas (e mais comumente, definir variáveis ​​de sistema e ambiente) durante os anos do Windows NT. No entanto, a Microsoft estava tentando afastar os usuários de um ambiente de linha de comando com script e incentivar o uso do modelo de interface gráfica com janelas, arquivos e pastas; portanto, as versões subsequentes de seus sistemas operacionais não exigiam o autoexec.bat, e acabou com isso completamente.

Mudando para um mundo gráfico

Se você não usou um computador de mesa no século XX, pode não ter uma ideia de como eram os sistemas operacionais revolucionários como o Windows 95 e o Macintosh OS no lado da Apple. Embora o Windows 95, em particular, estivesse cheio de falhas do ponto de vista moderno, na época e para os usuários finais, foi uma mudança fundamental na maneira como as pessoas usavam os computadores para fazer o trabalho. Antes do Windows 95, scripts em lote e interfaces de linha de comando sempre eram a principal e, geralmente, a única maneira de fazer com que seu computador fizesse qualquer coisa. Se você queria executar o Word, não procurou um ícone para clicar; você abriu um intérprete de linha de comando e digitou "winword.exe".

O Windows 95 mudou tudo isso. Embora você ainda possa executar quase todas as tarefas importantes usando uma linha de comando (e de fato os intérpretes de linha de comando são significativamente mais poderosos e com recursos completos agora do que eram na época), o Windows 95 tornou mais fácil fazê-lo graficamente. Você clicaria na imagem de uma pasta marcada com “Arquivos de Programas” e localizaria o ícone do MS Word, além de clicar nesse ícone e iniciar o programa. Sim, é assim que fazemos agora - mas o Windows 95 é quando começamos a fazer tudo dessa maneira.

Digite a pasta de inicialização

Essa nova maneira de organizar a área de trabalho e iniciar programas, juntamente com a invenção da "multitarefa" (costumava ser um grande negócio para um computador ser capaz de fazer duas coisas ao mesmo tempo), significava que a Microsoft precisava repensar o maneira que os usuários podem definir programas para iniciar automaticamente quando o computador é iniciado. Uma das principais inovações do Windows 95 foi a criação do menu Iniciar, o pequeno menu desdobrável que apareceu quando você clicou no botão “Iniciar” no canto inferior esquerdo da tela. O menu Iniciar ainda está disponível, embora tenha sido modificado algumas vezes pelos clãs concorrentes dos designers de interface do usuário da Microsoft. Se você possui o Windows 10, é o logotipo do Windows naquele canto. Pressione a tecla Windows no teclado ou clique no logotipo do Windows e aparece … o menu Iniciar, versão do Windows 10.

O menu Iniciar, versão do Windows 95

O menu Iniciar do Windows 95 tinha muita semelhança com a versão de hoje, na verdade. Como você pode ver, havia seções para desligar a máquina, executar um comando em um intérprete de linha de comando, acessar a ajuda do sistema, procurar itens, acessar as configurações / Painel de Controle, carregar sua pasta de documentos, e, claro, a pasta Programas. E dentro da pasta Programas, chegamos finalmente à pasta Inicialização.

Os usuários podem arrastar manualmente os atalhos do aplicativo para a Pasta de Inicialização (por exemplo, seu navegador da Web, processador de texto ou media player favorito) e esses aplicativos são iniciados automaticamente e ficam prontos para uso assim que o usuário efetua login (e após o carregamento do programa, o que pode demorar um pouco). Muitos aplicativos de software colocariam automaticamente seus ícones de inicialização na pasta Inicialização.

Desde então, a Pasta de Inicialização era a principal maneira de um usuário personalizar e automatizar sua rotina de inicialização. A pasta de inicialização ainda está em uso no Windows 10, embora alguns detalhes operacionais tenham sido alterados., Mostrarei como acessar e usar a pasta de inicialização.

A partir de 2012, com o lançamento do Windows 8, a Microsoft fez uma jogada controversa e eliminou o Menu Iniciar. Toda a funcionalidade ainda estava presente no sistema operacional, apenas dificultava o alcance de tudo. Mesmo para uma família de sistemas operacionais cuja história está repleta de movimentos burros conduzidos por profissionais de marketing, esse movimento se destacou. A Microsoft queria que as pessoas mudassem para diferentes maneiras de agendar programas para execução automática, mas houve uma reação da comunidade de usuários que o Menu Iniciar foi discretamente trazido de volta com o Windows 10.

A pasta de inicialização familiar do Windows 7.

Embora o Menu Iniciar tenha retornado no Windows 10, a Pasta de inicialização não aparece mais nela automaticamente. No entanto, ele ainda funciona, mesmo que não exista um método claro e fácil de acessar a pasta no menu Iniciar.

Um conto de duas pastas

Uma coisa importante a entender é que agora existem dois locais de Pasta de Inicialização no Windows 10. Há uma pasta que opera no nível do sistema e é compartilhada entre todas as contas de usuário. Depois, há outra pasta que opera no nível do usuário e é exclusivo para cada usuário no sistema. Ou seja, se você tiver um PC com Windows 10 com várias contas, haverá uma pasta de inicialização exclusiva para cada uma dessas contas, além da pasta de inicialização universal que se aplica a todos.

Por exemplo, considere um PC com duas contas de usuário: uma conta para Jane e uma conta para John. Um atalho para o Microsoft Edge é colocado, de maneira um tanto implausível, na Pasta de Inicialização de Todos os Usuários e um atalho para o Bloco de Notas é colocado na Pasta de Inicialização da conta de usuário Jane . Quando Jane fizer login no Windows, o Microsoft Edge e o Bloco de Notas serão iniciados automaticamente, mas quando John fizer login em sua conta, apenas o Edge será iniciado.

A distinção entre Todos os usuários e Pastas de inicialização do usuário atual pode parecer trivial, mas é importante lembrar se você está solucionando problemas por que um determinado aplicativo não está abrindo ou quando está trabalhando com certos aplicativos que apresentam restrições de acesso ou licenciamento com base no usuário. Em caso de dúvida, verifique se os dois locais da Pasta de Inicialização estão configurados corretamente.

Caminho direto para a pasta de inicialização do Windows 10

Você pode navegar diretamente para as pastas Todos os usuários e Inicialização do usuário atual no Windows 10 usando os seguintes caminhos. Observe que você pode navegar para esses caminhos via File Explorer ou copiar e colar o caminho relevante na caixa Executar, que pode ser acessada pressionando a tecla Windows + R no teclado. Se você optar por usar o File Explorer, observe que precisará habilitar a opção "Mostrar arquivos ocultos" para ver determinadas pastas no caminho.

A pasta de inicialização de todos os usuários está localizada no seguinte caminho:

C: \ ProgramData \ Microsoft \ Windows \ Menu Iniciar \ Programas \ StartUp

A pasta de inicialização do usuário atual está localizada aqui:

C: \ Usuários \\ AppData \ Roaming \ Microsoft \ Windows \ Menu Iniciar \ Programas \ Inicialização

Com um dos locais abertos no File Explorer, você pode arrastar e soltar atalhos de aplicativos para configurá-los para iniciar quando o usuário atual ou todos os usuários fizerem login. Você não precisa de permissões específicas para arrastar atalhos de aplicativos para sua própria inicialização no nível do usuário Pasta, mas você precisará de direitos de administrador e receberá um prompt do UAC ao adicionar itens à Pasta de Inicialização de Todos os Usuários .

Atalho para a pasta de inicialização do Windows 10

Em vez de navegar para o caminho de cada Pasta de Inicialização no Explorador de Arquivos (e potencialmente ter que ativar a opção “Mostrar Arquivos Ocultos”), você pode pular diretamente para cada pasta com um comando Executar.
Para acessar rapidamente a pasta de inicialização de todos os usuários no Windows 10, abra a caixa de diálogo Executar ( tecla Windows + R ), digite shell: inicialização comum e clique em OK. Uma nova janela do File Explorer será aberta, exibindo a pasta de inicialização Todos os usuários.

Para a pasta de inicialização do usuário atual , abra a caixa de diálogo Executar e digite shell: startup .

Isso o levará diretamente para a pasta de inicialização do usuário atual.

Ordem de inicialização da pasta de inicialização do Windows 10

Como observação final, é importante mencionar que os itens que você coloca em Todos os usuários ou Pastas de inicialização do usuário atual não serão iniciados imediatamente após o login na sua conta do Windows 10. O Windows primeiro carrega os processos necessários do sistema e quaisquer itens na guia Inicialização do Gerenciador de Tarefas e, em seguida, inicia os itens da Pasta de Inicialização. Para a maioria dos usuários, essas etapas iniciais não levarão muito tempo e você verá os aplicativos da Pasta de Inicialização designados serem iniciados dentro de um ou dois segundos após acessar a área de trabalho do Windows 10. Mas se você já tiver muitos aplicativos e serviços de terceiros e de terceiros configurados para iniciar na inicialização, pode levar alguns instantes para que os itens da Pasta de Inicialização apareçam.

Deseja saber mais dicas e truques do Windows 10? Confira esses recursos.

Se você estiver trabalhando com seu disco rígido, deve aprender a usar o CHKDSK para verificar e reparar os discos rígidos do Windows 10.

Aqui está o nosso guia para minimizar uma janela para a bandeja no Windows 10.

Temos um tutorial sólido sobre como corrigir problemas na pesquisa do Windows 10.

Se você usa sua máquina Windows 10 para jogos, leia nosso passo a passo sobre como otimizar o Windows 10 para jogos.

O desempenho é sempre importante - veja como obter o máximo desempenho da sua máquina Windows 10.

Como acessar a pasta de inicialização do Windows 10