Em muitos sistemas operacionais, incluindo Linux, Windows e Mac, um prompt de comando é onde você insere comandos em um aplicativo interpretador de linha de comando. Nos termos do leigo, você insere comandos no prompt de comando e, em seguida, o prompt de comando do intérprete executa esses comandos.
Consulte também o nosso artigo Como instalar o Kodi no seu Chromebook
Os comandos que você pode digitar executam toda a gama, automatizando tarefas, funções administrativas, solução de problemas, depuração e além. Para aqueles familiarizados com o prompt de comando, é mais fácil e rápido executar tarefas com comandos do que com interfaces de usuário que podem ser complicadas. Depois de aprender a usar o prompt de comando para o sistema operacional de sua escolha, você descobrirá que pode executar a maioria das tarefas muito mais rapidamente.
O "prompt de comando" assume uma forma diferente, dependendo do sistema operacional. Considerando que não é imediatamente aparente como acessá-lo em um Chromebook ou outros dispositivos executando o Chrome OS, não é incomum as pessoas suporem que ele simplesmente não está lá.
O prompt de comando existe em um Chromebook, mas não no sentido de existir como algo que você faz em um aplicativo separado, como em um computador Windows ou Mac, onde é conhecido como terminal. Porém, não é preciso muito para acessar um prompt de comando em um Chromebook.
Mostraremos como você pode acessar o prompt de comando no Chromebook, o que pode facilitar muito a execução de tarefas no seu computador quando você pegar o jeito. Você pode ser novo no Chromebooks ou no sistema operacional Chrome, mas quando se acostumar a ter a opção de usar o prompt de comando, não se preocupe. Nós te protegemos.
Prompt de comando - Shell do Chrome (crosh)
O prompt de comando em um Chromebook pode ser acessado no navegador Google Chrome, que vem pré-instalado. Ok, então você provavelmente está pensando 'bem, como eu chego lá?' Na verdade, é bastante simples: você emitirá comandos usando o shell crosh. Um "shell" é uma interface para o sistema operacional que permite inserir comandos, executar aplicativos e assim por diante.
Acessando o shell crosh
Basta pressionar ctrl + alt + T para acessar o que é chamado de shell crosh (prompt de comando ou terminal) em um Chromebook. O shell crosh agora será iniciado em uma guia separada do navegador Chrome. Após o lançamento do shell crosh, você digitará “shell” para acessar o shell raiz do Linux no navegador Chrome.
Para usar o shell, você precisará estar no modo "desenvolvedor" ; também recomendamos que você saiba o que está fazendo, para que as coisas não corram demais e você não quebre o Chromebook. Ou, no mínimo, encontre um guia no qual você possa confiar bastante.
Esta página de documentação do Chromium OS é bastante amigável para iniciantes e fácil de entender; portanto, você não precisará percorrer oito páginas de conversibilidade tecnológica impenetrável apenas para entender seu próprio Chromebook.
Para ver os comandos básicos do shell crosh disponíveis no Chromebook, digite "help" após o prompt de comando crosh. Quando você precisar de comandos mais avançados, digite "help_advanced". Os comandos avançados são usados para fins de depuração.
O comando crosh Help
Por que você deseja usar o prompt de comando ou o crosh shell no seu Chromebook? Bem, se você está apenas curioso e quer bisbilhotar no seu dispositivo Chromebook, existem vários comandos que você pode executar para verificar as coisas. Como o quê? Na parte básica da ajuda do crosh, você pode usar o comando ping ou o comando top.
O comando "top" mostra as informações do sistema e todos os processos em execução durante a sessão atual. É assim que digitamos quando digitamos o comando "ajuda" em detalhes no nosso Chromebook;
Comando Help_advanced
Para dar uma olhada mais avançada, sim, é verdade que você precisará digitar o comando help_advanced e escolher um dos comandos listados no seu Chromebook para verificar essas especificações.
Mesmo se você não é desenvolvedor e não planeja depurar o sistema, o crosh é útil para obter uma atualização de status no seu Chromebook.
Alguns dos comandos que você pode executar estão verificando as informações da bateria do seu Chromebook. Você pode garantir que o firmware da bateria esteja atualizado e acionar uma atualização do crosh, se desejar.
Você também pode testar sua bateria para garantir que ela não tenha problemas de saúde e que esteja funcionando corretamente. Você está tendo problemas de conectividade? Com help_advanced, você encontrará o comando para permitir que você possa ver qual é o status de conectividade do seu Chromebook e trabalhar para colocar as coisas em funcionamento novamente.
Existem alguns comandos úteis de depuração, como os listados acima, mas a maioria dos comandos crosh destina-se principalmente a desenvolvedores, mas também pode ser útil para usuários avançados do Chromebook.
Comandos crosh de exemplo
Os comandos crosh são geralmente bastante intuitivos. Aqui estão alguns exemplos para você começar, mas certifique-se de executar help e help_advanced.
- help - Como mencionado acima, emita este comando para obter ajuda usando o crosh.
- help_advanced - E, novamente, como mencionado acima, este é o comando de ajuda avançado.
- conectividade - mostra seu status de conectividade, o que pode ser útil se você estiver com problemas de rede local ou de conectividade com a Internet.
- battery_test
- Este comando mostra a taxa de descarga da bateria por um número de segundos que você especificar. Por exemplo, você pode configurá-lo para testar a bateria por 600 segundos: battery_test 600 - memory_test - testa a memória livre no seu Chromebook.
- top - Mostra quais plug-ins, extensões, guias e etc. do Chrome estão usando recursos.
- ping - o comando ping padrão que é útil para solucionar problemas de rede.
- som - este comando grava o áudio usando o microfone do Chromebook e, em seguida, reproduz o som para você, e você pode salvar o áudio como um arquivo.
- ssh - Se você precisar ssh no servidor da Web ou algo assim, faça isso no Chromebook usando o comando ssh.
Esta postagem aborda os conceitos básicos do prompt de comando crosh do Chromebook e os comandos que podem ser usados para verificar as informações básicas. Qualquer usuário do Chromebook pode querer descobrir o básico e aprender a usar o shell de comando dos Chromebooks apenas por curiosidade ou apenas porque pode.
Além disso, construir uma compreensão mais profunda da tecnologia que você usa diariamente provavelmente não será algo ruim. Só não se deixe enganar com isso; os outros comandos mais avançados devem ser utilizados por aqueles que sabem muito bem o que estão fazendo ou como planejado pelos desenvolvedores.
Se você gostou deste artigo, também poderá gostar de Como instalar o Kali Linux no Chromebook.
Você usa o crosh no seu Chromebook? Se sim, como você o usa? Por favor, conte-nos nos comentários abaixo!