O Hotmail costumava ser um serviço de e-mail independente até se mesclar com o Outlook da Microsoft, anos atrás. Milhões de contas do Hotmail foram comprometidas ao longo dos anos. A maioria dos usuários foi bloqueada em suas contas e, se isso aconteceu com você, as implicações podem ser graves. Explicaremos o que fazer se você ficar bloqueado na sua conta do Hotmail e como recuperar o controle dos seus e-mails.
Consulte também o nosso artigo Como acessar o Hotmail no seu telefone
Mude sua senha
A maneira mais fácil de recuperar o controle de uma conta invadida do Hotmail é alterando a senha. No entanto, você deve fazer o login primeiro antes de poder fazer alterações. Os hackers geralmente deixam as credenciais como estão, para não serem detectados pelo usuário. Se você viu algumas atividades suspeitas no seu email, a primeira coisa que você deve fazer é alterar a senha. Veja como você pode fazer isso:
- Faça login na sua conta do Hotmail. Se você ainda conseguir fazer login, altere a senha imediatamente.
- Clique no ícone de roda dentada para acessar a página de configurações. Está localizado à direita do nome da sua conta.
- Selecione "Mais configurações de correio" nas opções disponíveis. Percorra as amostras de cores e você a verá.
- Selecione "Detalhes da conta" e acesse o menu de idiomas.
- Clique em "Alterar senha", localizado em "Informações de senha e segurança".
- Digite sua senha existente e sua nova senha nos campos de texto que aparecem. Clique em Salvar. A nova senha deve ser digitada duas vezes para garantir que não haja erros de digitação. O comprimento mínimo de caracteres de qualquer senha é de 8 caracteres. Verifique se sua nova senha possui algumas letras maiúsculas, números e símbolos para torná-la mais segura.
- Faça login novamente usando suas novas credenciais e verifique as alterações que você fez.
NOTA: A Microsoft está ciente dos problemas de segurança do Hotmail, e é por isso que você pode configurá-lo para solicitar que você altere sua senha a cada 72 dias. Isso poderia ajudar a impedir futuros ataques.
Como recuperar o acesso à sua conta
A Microsoft possui um recurso interno que bloqueia contas suspeitas automaticamente. Você pode não saber que alguém está usando seu email, mas se a Microsoft detectar algo incomum, sua conta será bloqueada temporariamente. Se isso acontecer com você, aqui está o que você deve fazer:
- Vá para a página de logon da conta da Microsoft.
- Selecione "Esqueci minha senha", localizado abaixo das caixas de texto de nome de usuário e senha.
- Quando as opções na página de recuperação de senha aparecerem, selecione aquela que diz: "Acho que outra pessoa está usando minha conta da Microsoft". Pressione "Avançar" e você acessará a página de recuperação de conta.
- Digite o endereço de e-mail que você suspeita ter sido invadido.
- Conclua o processo captcha inserindo os caracteres da imagem captcha no campo de texto para continuar.
- Selecione o método que você deseja usar para recuperar seu email e clique em “Avançar”. Você pode selecionar um email de backup ou o número de telefone que você vinculou anteriormente à sua conta. O serviço enviará um e-mail ou mensagem com um código que você deve inserir no formulário exibido. Redefina sua senha e pronto. Se você não tiver um backup configurado, selecione "Recuperar sua página da conta da Microsoft" e prossiga para a próxima etapa.
- Digite o endereço de email na página “Recupere sua conta da Microsoft” e clique em “Avançar”. Ele deve ser o seu endereço de email alternativo ativo. Novamente, você precisará digitar o código enviado pela Microsoft. Você pode criar uma nova conta se não tiver um email alternativo. Ao inserir o código, pressione "Verificar" e conclua o processo para provar que você é o proprietário original da conta.
- Digite informações precisas para concluir o processo e clique em "Enviar". O envio pode levar até 24 horas para ser concluído. Se você forneceu informações precisas, receberá um link para redefinir a senha da sua conta. Caso contrário, você receberá uma mensagem de erro informando que as informações fornecidas foram insuficientes ou inválidas.
Vá a milha extra e fique seguro
A segurança deve ser uma de suas prioridades ao enviar e receber e-mails. Isso vale duas vezes se você usar o correio em questão para realizar negócios ou fazer compras online. Se o seu email for invadido, você poderá ter sérios problemas com o número do seu cartão de crédito ou outras informações confidenciais.
Evite que isso aconteça com uma senha forte que inclua símbolos, números e letras maiúsculas. Certifique-se de inserir um endereço de e-mail alternativo que possa ser usado caso sua conta original seja invadida. Faça o que puder para garantir que suas informações permaneçam privadas.