Anonim

Apenas alguns dias após a AOL anunciar que estava matando o Winamp Media Player, negligenciado, mas historicamente significativo, o TechCrunch relata que a Microsoft está negociando a compra do software, juntamente com o serviço de rádio na Internet da AOL, SHOUTcast.

Quase todos os usuários da Internet de uma certa idade estão familiarizados com o Winamp. Lançado em 1997, o software cresceu ao lado da popularidade do disruptivo formato de áudio MP3 e tornou-se o media player de fato de milhões de usuários com bibliotecas de música legais e piratas. No auge de sua popularidade, a empresa-mãe do Winamp, Nullsoft, foi comprada pela AOL por US $ 80 milhões. Quando as opções legais para música digital, como o iTunes da Apple, começaram a aparecer, a influência do Winamp desapareceu lentamente, embora uma base de fãs dedicada ainda use o aplicativo até hoje.

Mas com uma base de usuários cada vez menor e o aumento contínuo de softwares e serviços concorrentes, a AOL decidiu que era hora de fechar a porta do Winamp e postou uma mensagem na quarta-feira informando que o serviço não estaria mais disponível após 20 de dezembro de 2013. Segundo para o TechCrunch , no entanto, o Winamp pode sobreviver juntando-se à família em Redmond. Fontes indicam que a Microsoft ainda está em negociações com a AOL para adquirir o Winamp e o SHOUTcast, embora tenha sido enfatizado que um acordo está longe de ser finalizado.

Talvez o mais intrigante seja o desejo da Microsoft por qualquer serviço. Embora não seja tão popular quanto o rival iTunes, a iniciativa Xbox Music da Microsoft começou bem, com integração em PCs e dispositivos Windows 8, dispositivos Windows Phone e o console Xbox One recém-lançado. O Xbox Music opera como um serviço de assinatura, permitindo que os usuários transmitam um número ilimitado de músicas sob demanda por um preço mensal definido. Não está claro como o Winamp ou o SHOUTcast poderiam aprimorar os serviços que a Microsoft já possui.

Sem surpresa, nem a Microsoft nem a AOL ofereceram comentários públicos sobre a situação; portanto, teremos que esperar e ver como ela se desenrola. Como muitos de vocês, não usamos o Winamp há anos, mas é uma parte tão importante da história digital que esperamos que tenha a chance de viver de alguma maneira.

Hold the llama, microsoft supostamente em negociações com aol para comprar winamp